x

O cenário atual é de oportunidades ou riscos para as assessorias contábeis?

Em quase 30 anos atuando como empresário contábil e participando de nossas entidades de classe, posso afirmar que o atual momento provoca profunda reflexão sobre a atividade de assessoria contábil.

01/08/2012 11:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O cenário atual é de oportunidades ou riscos para as assessorias contábeis?

Em quase 30 anos atuando como empresário contábil e participando de nossas entidades de classe, posso afirmar que o atual momento provoca profunda reflexão sobre a atividade de assessoria contábil direcionada, especialmente ao pequeno e médio empresário.

Durante muitos anos nossa atividade se restringiu a auxiliar empresas no cumprimento de suas inúmeras obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, além de direcionar a elaboração da contabilidade, na grande maioria das vezes, exclusivamente para atendimento da demanda fiscal.

Neste modelo de prestação de serviços, a assessoria contábil não tem grande valor agregado ao empresariado, que vê como uma mera obrigação a contratação desta assessoria.

Este quadro vem mudando nos últimos anos, pois com a introdução de novas ferramentas tributárias implantadas pelos órgãos fiscalizadores, especialmente pela Receita Federal do Brasil, com a massificação da Nota fiscal eletrônica e a introdução do SPED, exigi-se maior qualificação do empresariado e de seu staff administrativo e comercial. Também não se mede esforços para qualificar o aparelhamento tecnológico e de informática (hardware e software) destas empresas.

Com isso, a atividade de assessoria contábil ganha amplitude, porque é ela que está capacitada a auxiliar o pequeno e médio empresário nestas questões. Ela pode fornecer bem mais que guias e folhas de pagamento, e, o empresário contábil, se estiver bem preparado, fornecerá pacote com soluções e serviços que só agreguem benefícios aos seus clientes, por exemplo:

  • Auxilio no projeto de informatização da empresa.
  • Soluções e parametrização dos sistemas de informática.
  • Soluções de auditoria em arquivos fiscais.
  • Treinamento aos empresários e seu staff nas questões fiscais.
  • Aproximação dos processos administrativos, onde a contabilidade funcionaria como real ferramenta de gestão.
  • Assessorias específicas, tais como: formação de preços, gerenciamento de custos, demonstrativos gerenciais.
  • Soluções ligadas à área de Recursos Humanos, tais como: processos de seleção, descrição de cargos, estruturação de plano de carreira, implantação de ferramentas, tais como: Avaliação de Desempenho, Pesquisa de Clima Organizacional.
  • Orientações para Plano de Negócios.

Obviamente, os profissionais da contabilidade precisam preparar suas equipes para este verdadeiro desafio. Por isso, precisam reformular seus processos de trabalho, se aproximar e entender melhor as necessidades de seus clientes.

Com os pontos absorvidos e executados de maneira eficaz, o trabalho será efetivamente reconhecido e remunerado adequadamente. Existem inúmeras pesquisas que indicam total carência do empresário quando o foco é são soluções que tenham por objetivo maximizar os resultados do seu negócio. Sem dúvida, a fórmula para isso acontecer é buscar parceria com uma Assessoria Contábil atualizada.

Edmilson de Ataide é sócio-diretor da assessoria contábil Contek e integrante do conselho consultivo do INAPEM (www.inapem.com.br), especializado em treinamento empresarial, além de ocupar cargo na diretoria da AESCONAPI (Associação das Empresas Contábeis do Grande ABC).

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.