x

CONTABILIDADE trechos de sua historia

Pelos fatos históricos não dá para precisar o surgimento da Contabilidade em alguns estudos fala-se em aproximadamente 6.000 anos a.C.

24/08/2012 17:55

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
CONTABILIDADE trechos de sua historia

Nesses estudos há evidencias que a contabilidade era feita através de marcas em paredes de cavernas e em pedaços de argila em virtudes dos processos de barganha (principalmente de rebanhos). Naqueles tempos não tinha, parâmetros monetários (moeda), a contabilidade era somente a respeito das quantidades.

A importância da contabilidade deu inicio na historia, quando o Homem deixou de ser nômade e passou a fixar-se em moradias em pequenos terrenos. Essa mudança para outros territórios possibilitou ao Homem a plantação e a criação de rebanhos, com essas mudanças ele tinha a necessidade de controlar seus ganhos. É nesse tempo que aparece o termo PATRIMÔNIO (objeto da Contabilidade), o uso desse termo ocorria também porque quando faleciam, os pais deixavam seus bens para os filhos.

Com a mudança dos tempos, o Homem fazia seu patrimônio aumentar, e posteriormente aumentar a necessidade de fiscalização. Na medida em que o patrimônio ia crescendo maior era a dificuldade de memorizar (ou marcar em argila) as “mutações” sofridas.

Em algumas passagens bíblicas, há fatos e evidências da presença da contabilidade nos tempos:

“E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.” (Jó 1, versículo 3).

“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?” (Lucas 14, versículo 28).

Dos tempos antigos aos tempos modernos a definição de contabilidade foi bastante discutida. Dentre outras definições podemos citar:

  • “Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica”. (Conceito oficial formulado no Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, realizado no Rio de Janeiro, de17 a 27 de agosto de 1924).
  • “Ciência que estuda e interpreta os registros dos fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade (empresa, instituição pública, pessoa física, instituição não lucrativa, etc.).” (Dic. Aurélio – Século XXI).

Diante dos fatos históricos e definições, podemos concluir que a contabilidade foi no passado (e é no presente) um instrumento de grande importância para manutenção e crescimento do patrimônio, visto que, Esta fornece informações de grande relevância durante as atividades empresariais.

É possível, através da contabilidade regular, demonstrar fatos ocorridos no patrimônio da entidade podendo usar tais dados como base para prever o futuro.

 

* Esse texto foi baseado em pesquisas e trabalhos acadêmicos de Aldenir Staford¹.

¹Aldenir Staford é contador graduado pela Universidade Federal do Rio Grande em 2008 e Técnico em Contabilidade formado pelo Colégio Técnico Getúlio Vargas em 1999. Nascido na cidade de Rio Grande - RS em 1982, filho de mãe agricultora, morou no interior do município, na localidade do Taim, onde cursou o Ensino Básico e Fundamental, vindo para a Cidade em 1997 em busca de novos conhecimentos. Em 1998 ingressou no ramo da contabilidade como Auxiliar, em 2002, começou a atuar como Técnico, atualmente atua como Contador.

 

Caso exista conteúdo protegido por lei de direito autoral favor entrar em contato para que seja feita a remoção do conteúdo.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.