A Contabilidade, ao longo dos anos, vem passando por várias mudanças no que tange a legislação referente às três esferas governamentais, quais sejam, a Federal, a Estadual e a Municipal. Isso levou o profissional da Contabilidade a investir cada vez mais na atualização dos seus conhecimentos, porém, somente isso não foi, o bastante para quem procura diferenciais na profissão ou manter uma carteira de clientes fidelizada e satisfeita. O novo perfil do Contador deve estar preenchido além do conhecimento técnico dos seus serviços, de uma boa aparência e possuir uma boa estrutura (ambiente).
Durante muitos anos o profissional de Contabilidade foi visto como um sujeito que ficava em uma sala pequena abarrotada de papel fazendo uso de uma calculadora, com lápis atrás da orelha e cara de maluco, recebendo o pseudônimo de “guarda-livros”.
No entanto essa imagem ficou no passado, e hoje pode-se dizer que o Contador é visto como um profissional antenado com a tecnologia, e a sua maior arma não são os papeis e sim a informação (HERNANDES 2010, p. 29). Com tanta mudança o Contador está a cada dia precisando investir na sua imagem, transmitir segurança e conhecimento cuja principal arma caracteriza-se em conquistar clientes.
Nos cursos de graduação existentes no Brasil pouco ou quase nada estudamos sobre Marketing, que hoje é um conhecimento essencial para se manter no mercado e aumentar a carteira de clientes. Quando é aberto um novo escritório surgem varias vertentes pelas quais o profissional ou grupo de profissionais são levados a abrirem tal negocio, e uma das primeiras é a experiência técnica e conhecimentos adquirida durante certo tempo atuado no mercado, aliando o Marketing a tal experiência no ramo o profissional passar por um processo de alto analise, revendo seus pontos fortes e fracos.
Dessa forma, percebe-se que a falta de um conhecimento em Marketing atrasa o desenvolvimento de novos e antigos profissionais, portanto, a presente pesquisa alicerça a necessidade de se aprofundar a importância que não é dada à Ciência .
Este Artigo faz parte do projeto de pesquisa, desenvolvido para a conclusão do curso de pós-graduação em Auditoria e Controladoria, realizada pelo autor, não autorizado para copia em outros trabalhos científicos, para fins de conhecimento a reprodução é autorizada.
Weldson G. Silva (fundador do portal http://www.contabilistasassociados.com.br/)