x

Marketing na profissão do Contabilista

Um breve relato sobre a agregação no perfil do novo Contabilista Brasileiro.

29/08/2012 10:53

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Marketing na profissão do Contabilista

A Contabilidade, ao longo dos anos, vem passando por várias mudanças no que tange a legislação referente às três esferas governamentais, quais sejam, a Federal, a Estadual e a Municipal. Isso levou o profissional da Contabilidade a investir cada vez mais na atualização dos seus conhecimentos, porém, somente isso não foi, o bastante para quem procura diferenciais na profissão ou manter uma carteira de clientes fidelizada e satisfeita. O novo perfil do Contador deve estar preenchido além do conhecimento técnico dos seus serviços, de uma boa aparência e possuir uma boa estrutura (ambiente).

Durante muitos anos o profissional de Contabilidade foi visto como um sujeito que ficava em uma sala pequena abarrotada de papel fazendo uso de uma calculadora, com lápis atrás da orelha e cara de maluco, recebendo o pseudônimo de “guarda-livros”.

No entanto essa imagem ficou no passado, e hoje pode-se dizer que o Contador é visto como um profissional antenado com a tecnologia, e a sua maior arma não são os papeis e sim a informação (HERNANDES 2010, p. 29). Com tanta mudança o Contador está a cada dia precisando investir na sua imagem, transmitir segurança e conhecimento cuja principal arma caracteriza-se em conquistar clientes.

Nos cursos de graduação existentes no Brasil pouco ou quase nada estudamos sobre Marketing, que hoje é um conhecimento essencial para se manter no mercado e aumentar a carteira de clientes. Quando é aberto um novo escritório surgem varias vertentes pelas quais o profissional ou grupo de profissionais são levados a abrirem tal negocio, e uma das primeiras é a experiência técnica e conhecimentos adquirida durante certo tempo atuado no mercado, aliando o Marketing a tal experiência no ramo o profissional passar por um processo de alto analise, revendo seus pontos fortes e fracos.

Dessa forma, percebe-se que a falta de um conhecimento em Marketing atrasa o desenvolvimento de novos e antigos profissionais, portanto, a presente pesquisa alicerça a necessidade de se aprofundar a importância que não é dada à Ciência .

Este Artigo faz parte do projeto de pesquisa, desenvolvido para a conclusão do curso de pós-graduação em Auditoria e Controladoria, realizada pelo autor, não autorizado para copia em outros trabalhos científicos, para fins de conhecimento a reprodução é autorizada.


Weldson G. Silva (fundador do portal http://www.contabilistasassociados.com.br/)

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.