x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 1

acessos 361

Posicionamento sobre Multas GEFIP

SILVIO FERNANDES

Silvio Fernandes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 8 dezembro 2015 | 13:00

Posicionamento sobre multas GFIP

Data de Publicação: 23/11/2015 às 00:30:00

Posicionamento sobre multas GFIP

Prezados(as) Profissionais da Contabilidade,

A Federação dos Contabilistas de Minas Gerais (Fecon/MG) e todos os Sincont’s filiados, estão cientes e preocupados com a situação gravíssima vivida por todas as empresas do Brasil, principalmente as micro e pequenas empresas, que passaram a receber multas altíssimas pela falta de entrega ou entrega em atraso da GFIP. Por isso, a Fecon/MG tomou algumas medidas a fim de amenizar e solucionar essa questão, afinal, nossa missão é representar e defender os profissionais contábeis junto às autoridades administrativas, legislativas e judiciais.

Enviamos uma comitiva para a Fecomércio-MG, com objetivo de apresentar as possíveis soluções, fortalecer a parceria e agregar, além de esclarecer que as ações judiciais relacionadas a essa questão deveriam partir da Fecomércio-MG, visto que esse é o órgão detentor da representatividade das empresas, que são diretamente afetadas pelas multas.

Na reunião foi apontado e alinhado que, inicialmente, as ações judiciais ficariam prejudicadas já que a Lei garante a exigência da multa. O que está ao nosso alcance é lutar para que o Projeto de Lei 7.512/2014 seja aprovado na íntegra.O entendimento unânime é de que a questão é política, então devemos lutar politicamente contra o nefasto ato das multas.

A comitiva apontou também o Instituto da Denúncia Espontânea (artigo 138 do CTN e Art. 472 da IN RFB nº 971/2009), o que pode nos ajudar.

Portanto, após a reunião foram definidas as seguintes providências:

01 – Entrar com recurso administrativo nas Delegacias Regionais. Todos os presentes na reunião tem ciência de que os recursos que serão rejeitados, mas essa ação servirá de base para o próximo passo. Além disso, pretendemos abarrotar a Receita Federal do Brasil de recursos;

02 – Entrar com recurso administrativo no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF. Lembrando que o CARF está totalmente estagnado devido às ações delituosas cometidas por alguns conselheiros, a mudança não ocorreu e dificilmente serão liberados.

02 A - Neste passo ganharíamos tempo para conseguir aprovação do Projeto de Lei 7.512/2014;

02 B – As empresas não teriam problemas com a CND, pois sairia como “Certidão Positiva com efeitos de Negativa”;

03 – Para servir de base para AÇÃO JUDICIAL CONJUNTA, solicitar de todos os contadores que tiveram problemas com a GFIP devem enviar para os Sindcont de sua base até dia 30/11/2015, os seguintes dados:

03 A – Regime tributário da empresa;

03 B – Faturamento anual da empresa;

03 C – Período autuado e valor total da multa;

04 – Entrar com Ação Judicial conjunta promovida pela Fecomércio- MG e Fecon-MG.

05 – Conseguir o máximo de assinaturas possíveis na Petição Pública acessando o link (http://www.peticaopublica.com.br/confirm.aspx?id=78897%2C172%2C398466) para conseguirmos aprovação do Projeto de Lei 7.512/2014.

Enfim, vamos “comprar” a briga da Receita Federal do Brasil que penaliza milhares de empresas e também milhares de escritórios de contabilidade de nosso país.

A luta é de todas as empresas e de todos os profissionais da área contábil.

A luta é nossa!!!

Atenciosamente,

Federação dos Contabilistas de MG e Sindcont’s Filiados.
Autor: SINDCON

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 8 dezembro 2015 | 17:55

Prezado(a) Usuário,

De acordo com o previsto em nossas Regras (https://www.contabeis.com.br/regras) gostaríamos de enfatizar e instruí-lo na utilização da Ferramenta de Pesquisa:

Em mensagem postada no Fórum em Terça-Feira, 8 de dezembro de 2015 às 13:00:48, com o assunto: Posicionamento sobre Multas GEFIP já existe(m) questionamento(s) semelhante(s) encontrado(s) no Fórum Contábeis. Confira:

www.contabeis.com.br

Aproveitamos para esclarecer o modo de buscar no Fórum, utilizando como exemplo o tópico criado por você: Clique no link a seguir para ser direcionado a página de BUSCA, com mais resultados sobre o tema proposto:

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=Multas+GEFIP" target="_blank">www.contabeis.com.br

Agradecemos pela compreensão e contamos com sua cooperação, pesquisando sempre antes da criação de novos tópicos.

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.