x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 1

acessos 569

IRPF 2016 - Como declarar trabalho formal e informal

Raphael

Raphael

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Rede
há 8 anos Sábado | 5 março 2016 | 23:10

Pessoal,

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês. Trabalho em 4 empresas, sendo que tenho formalização somente em duas delas (carteira assinada). Nas outras duas eu não tenho vínculo trabalhista nenhum, mas tenho uma renda de valor fixo mensal de cada. Somando apenas as rendas dos trabalhos formais, sou isento de declaração (mas declaro anualmente por possuir bens materiais e investimentos), mas somando as 4 rendas, ultrapasso o limite de isenção.

Minha dúvida é: No dia de receber, somente assino um recibo gerado pelo RH das empresas de vínculo informal e recebo a renda. Não emito nota, nem qualquer outro documento para elas. Como declarar esses ganhos? Penso que preciso somar manualmente todos os recebimentos mês a mês até dezembro/2015 e lançar o montante no mesmo lugar onde declaro as rendas formais. Estou certo? Ou posso pedir ao RH de cada empresa um informe de rendimentos, mesmo eu não tendo vínculo empregatício e não ter emitido nenhum tipo de recibo ou nota para elas?

Obrigado!

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 7 março 2016 | 09:10

Prezado(a) Usuário,

De acordo com o previsto em nossas Regras (https://www.contabeis.com.br/regras) gostaríamos de enfatizar e instruí-lo na utilização da Ferramenta de Pesquisa:

Em mensagem postada no Fórum em Sábado, 5 de março de 2016 às 23:10:11, com o assunto: IRPF 2016 - Como declarar trabalho formal e informal já existe(m) questionamento(s) semelhante(s) encontrado(s) no Fórum Contábeis. Confira:

https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/204235/irpf-2016/

Aproveitamos para esclarecer o modo de buscar no Fórum, utilizando como exemplo o tópico criado por você: Clique no link a seguir para ser direcionado a página de BUSCA, com mais resultados sobre o tema proposto:

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=IRPF+2016+Como+declarar+trabalho+formal+e+informal" target="_blank">www.contabeis.com.br

Agradecemos pela compreensão e contamos com sua cooperação, pesquisando sempre antes da criação de novos tópicos.

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.