x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 1

acessos 797

IRPF - dedução de IPTU e Condominio do aluguel

Thais

Thais

Bronze DIVISÃO 1, Arquiteto(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 março 2016 | 16:03

Prezados,
Tenho um imóvel que foi alugado em Julho/2015 por PF.
Recebo o valor do Aluguel (R$ 1600,00) + Condominio (R$ 700,00) e IPTU (115,00).
Veja que condominio e IPTU são de responsabilidade do Locatário, mas o valor é repassado a mim e sou eu quem efetuo o pagamento.

Minha duvidas são as seguintes:

1- Posso descontar do valor recebido o IPTU de Janeiro a Junho, ou seja, antes do imóvel ser alugado? Caso positivo, com faço essa dedução?

A legislação diz o seguinte:

"Podem ser excluídos do valor do aluguel recebido, quando o encargo tenha sido do locador, as quantias relativas ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) relativo ao imóvel locado, independentemente se a percepção dos rendimentos ocorreu durante todo o ano ou somente em parte dele, ou ainda, que o imposto tenha sido pago à vista ou parcelado, desde que dentro do ano-calendário em que o rendimento de aluguel foi recebido"

2- O valor total do condomínio que pago mensalmente é de R$ 805,00 e não de R$700,00, sendo esta diferença composta por fundo de reserva e fundo de obras. Posso também descontar esta diferença (R$105,00) do valor tributado?

3 - O Informe de Rendimentos da Imobiliária veio informando que recebo R$ 1.600,00 e o valor da dedução da comissão da imobiliária, mas na verdade entendo que essa informação é divergente, pois embora as custas do Condominio e IPTU sejam do locatário, este valor é repassado a mim, então neste caso o valor depositado de fato em minha conta é R$ 2.230,00 ( já descontada a taxa da imobiliária). Como devo proceder neste caso?

Desde já muito obrigada!




Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 8 anos Quinta-Feira | 17 março 2016 | 17:22

Prezado(a) Usuário,

De acordo com o previsto em nossas Regras (https://www.contabeis.com.br/regras) gostaríamos de enfatizar e instruí-lo na utilização da Ferramenta de Pesquisa:

Em mensagem postada no Fórum em Quinta-Feira, 17 de março de 2016 às 16:03:56, com o assunto: IRPF - dedução de IPTU e Condominio do aluguel já existe(m) questionamento(s) semelhante(s) encontrado(s) no Fórum Contábeis. Confira:

www.contabeis.com.br

Aproveitamos para esclarecer o modo de buscar no Fórum, utilizando como exemplo o tópico criado por você: Clique no link a seguir para ser direcionado a página de BUSCA, com mais resultados sobre o tema proposto:

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=IRPF+dedução+de+IPTU+e+Condominio+do+aluguel" target="_blank">www.contabeis.com.br

Agradecemos pela compreensão e contamos com sua cooperação, pesquisando sempre antes da criação de novos tópicos.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.