x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 10

acessos 900

Chefe de Departamento Pessoal

Danielle de Azevedo Cunha

Danielle de Azevedo Cunha

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 21 março 2016 | 11:58

Boa tarde a todos,


Trabalho em um escritório de contabilidade na área de departamento pessoal a quase 10 anos. Sou um espécie de líder do meu departamento, onde sou responsável por todos os processos e execuções dos empregados do departamento além da atualização do setor, mas nada formalizado. Gostaria de dar uma guinada na minha carreira, tenho ampla experiência nos processos e cálculos trabalhista e aplicabilidade da legislação, mas ainda assim me sinto insegura. Gostaria de saber se existe um curso de Chefe de departamento pessoal, algo que eu possa alocar ao meu currículo além dos cursos básicos que fazemos. Gostaria de galgar esse cargo, de chefe, encarregado, supervisor e saber de vocês que atuam nesses cargos quais os requisitos básicos pra isso, por onde começar. Não almejo essa oportunidade aqui, mas em novos desafios.

Sandra Leal

Sandra Leal

Ouro DIVISÃO 1
há 8 anos Segunda-Feira | 21 março 2016 | 12:03

Boa tarde Danielle,
Faça cursos voltados à gestão de pessoas e não apenas departamento pessoal, o interessante é uma faculdade ou pos graduação em recursos humanos, para que você conheça o RH como um todo, seja generalista uma vez que já tem um bom conhecimento em depto pessoal.

boa sorte

Danielle de Azevedo Cunha

Danielle de Azevedo Cunha

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 21 março 2016 | 13:01

Sandra o problema é justamente este, não busco a área de Recursos Humanos que é totalmente diferente da do Departamento Pessoal. Por muito tempo e até hoje essas questões são confundidas. A gestão de RH é mais voltado para a parte de plano de carreira, cargos e salários e etc. mais inclinado a psicicologia do que o departamento pessoal, que são cálculos trabalhistas e conhecimento e aplicação das leis do trabalho e previdência a fim de evitar os passivos trabalhistas, mas voltado para a área das ciências contabeis. Eu faço ciências Contábeis, mas no momento está trancado. Achei que existisse algo como um curso para chefia e liderança específica para o Departamento Pessoal.

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 21 março 2016 | 13:36

Danielle de Azevedo Cunha, 10 anos de experiência e pelo que diz um grande conhecimento, só lhe falta coragem mesmo... Não vejo necessário, tampouco conheço algo relacionado a chefia de qualquer departamento, apenas para se tornar um profissional da área. Falta a você talvez um impulso, um incentivo em buscar algo que lhe dê esse UP na carreira.

Você já deixou claro que tem conhecimento da área, logo agora basta ter a coragem de buscar algo relevante ao seu conhecimento.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Segunda-Feira | 21 março 2016 | 14:38

Danielle de Azevedo Cunha

boa tarde


pra dar uma guinada so estudando e isto é o que vc procura!
tem uns cursos bacanas pela COAD,IOB.

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 21 março 2016 | 14:56

Danielle de Azevedo Cunha

O que o colega Andrei postou é verdade.

Conhecimento técnico vc possui acredito que o suficiente, interessante seria fazer cursos na área de Gestão de Pessoas, pois para ser um bom líder de equipe não basta apenas saber executar bem o serviço, precisa saber lidar com pessoas e os conflitos dessas relações, saber delegar funções, saber desenvolver o setor etc....o que na minha visão é muito mais difícil do que saber executar o serviço em si.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Danielle de Azevedo Cunha

Danielle de Azevedo Cunha

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 22 março 2016 | 15:37

Karina, o que mencionou é verdade, gerir pessoas, administrar conflitos e motiva-los a executar um bom serviço, é realmente desafiador. Tem empregados que ao invés de aproveitar as oportunidades de conhecimento e crescer, prefere se revoltar contra a tudo e todos e manter um departamento harmônico, coeso e otimizado é muito difícil mesmo. Já olhei o conteúdo programático de alguns cursos nessa área, mas não achei que no momento me acrescentaria o conteúdo proposto á minha necessidade. Sou segura na minha zona de conforto, encaro o desafio que vier, tipo capitão nascimento: "Missão dada é missão cumprida", mas confesso que me lançar no mercado já assumindo um setor, me causa medo e insegurança.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 março 2016 | 15:46

Danielle de Azevedo Cunha

Isso é normal, afinal é um grande desafio.

Saber lidar com pessoas é bem complicado mesmo, mas não impossível. Eu acredito que vc sendo uma pessoa justa e ética já ajuda muito nisso.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
paulo henrique

Paulo Henrique

Ouro DIVISÃO 1, Analista
há 8 anos Quarta-Feira | 23 março 2016 | 10:39

daniele

em faculdade nenhuma vc aprenderia o que vc adquiriu na pratica, no dia a dia,a teoria é totalmente diferente da pratica do nosso dia a dia,de nada adianta ser graduada, ter mestrado,doutorado etc e não conhecer o lado pratico do dpto pessoal, em faculdade nenhuma não nos ensinam a ter jogo de cintura com sindicatos,caixa ec. federal.receita federal, min. trabalho etc.iss, a luta diaria com conectividade social, caged etc somente na pratica do dia a dia .
vc ja deve ter bagagem de sobra para ser chefe do dpto, vc em frente.

boa sorte

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Quarta-Feira | 23 março 2016 | 11:11

Paulo Henrique

concordo,a faculdade nos ajuda com a base,com a teoria,a pratica do dia a dia é de suma importância!

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 março 2016 | 11:17

Danielle de Azevedo Cunha, eu estou somente há 1 ano, perto de você sou um bebê. Sou recém formada, aprendo um pouquinhos todos os dias, e a faculdade é pura teoria, muito diferente da nossa rotina diária.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.