x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 1

acessos 711

Dúvidas IRPF 2016

Jakeline Pelin

Jakeline Pelin

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 00:49

Boa noite colegas,

Estou com umas dúvidas sobre a declaração de imposto de renda 2016.

1) Pode dar algum problema se for informada a ocupação principal de forma incorreta? Por exemplo: não localizei a ocupação de estilista, então optei por colocar em Outras Ocupações Não Informadas Anteriormente.

2) No caso de financiamento estudantil - FIES: devo informar o valor da dívida em Dívidas e Ônus Reais, certo?
Os pagamentos feitos para a instituição de ensino por meio desse financiamento devem ser informados? Mesmo sem desembolso efetivo da PF?
Ou só posso baixar do financiamento assim que a PF não estiver mais estudando e começar a pagar para o FIES?

3) Pagamentos de aluguel: se o pagamento do aluguel foi dividido em duas PF, posso lançar a metade dos pagamentos em cada declaração? Mesmo que o contrato esteja só em nome de um?

4) Valor de imóvel: uma PF tinha em sua declaração uma casa no valor de 55.000,00, adquirida por meio de contrato de compra e venda (sem escritura). No ano de 2015 a escritura foi feita apenas do terreno no valor de 18.000,00, ainda não foi incluída a casa. Como devo fazer nos bens dessa PF? Devo deixar o valor anteriormente informado? (55.000,00), mas mencionar que o terreno foi escriturado pelo valor de 18.000,00?


Agradeço aos colegas, se puderem me ajudar!
Abraços

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 17:30

Prezado(a) Usuário,

De acordo com o previsto em nossas Regras (https://www.contabeis.com.br/regras) gostaríamos de enfatizar e instruí-lo na utilização da Ferramenta de Pesquisa:

Em mensagem postada no Fórum em Terça-Feira, 5 de abril de 2016 às 00:49:22, com o assunto: Dúvidas IRPF 2016 já existe(m) questionamento(s) semelhante(s) encontrado(s) no Fórum Contábeis. Confira:

www.contabeis.com.br

Aproveitamos para esclarecer o modo de buscar no Fórum, utilizando como exemplo o tópico criado por você: Clique no link a seguir para ser direcionado a página de BUSCA, com mais resultados sobre o tema proposto:

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=Dúvidas+IRPF+2016" target="_blank">www.contabeis.com.br

Agradecemos pela compreensão e contamos com sua cooperação, pesquisando sempre antes da criação de novos tópicos.

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.