x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 3

acessos 638

IRPJ e Simples Nacional

JOSIENE LEON FERREIRA

Josiene Leon Ferreira

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 7 anos Domingo | 11 dezembro 2016 | 11:11

Pessoal, bom dia.

Preciso de uma ajuda. Estou fazendo meu TCC e preciso fazer um fluxo de caixa anual projetado para 5 anos. Empresa enquadrada no simples.

Minhas dúvidas são sobre o valor no DRE que é deduzido conforme tabela do simples e a alíquota de IR sobre o lucro operacional.

Exemplo: 1.No primeiro ano Receita bruta de 240.000, impostos de 5,47% conforme tabela. O lucro operacional foi só de 1500 no primeiro ano.
Ou seja, mesmo com esse lucro calculo o IRPJ de 15%?

Existe um valor de isenção sobre o lucro operacional?Ou mesmo com esse resultado tem que tributar?


Exemplo: 2. No segundo ano o faturamento foi de 320.000, pela tabela impostos de 6,84%. Lucro operacional de 52.000.
Minha dúvida é na DRE ponho as deduções de 6,84% (que já tem uma parcela de IR) e no final coloco o IR de 15% novamente, ou ainda os 10% adicionais? Dúvida se tributa duas vezes?

Me ajudem por favor, estou muito em dúvida.

Obrigada.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Domingo | 11 dezembro 2016 | 19:15

Prezada colega, nao entendi bem sua duvida, mas como e uma projeçao para fins gerenciais, e importante saber que o simples, ja e uma tributaçao simplificada, e voce trabalha e com os percentuais de acordo com o faturamento bruto. Nesse seu estudo, como e uma projeçao suponho se e o que entendi, sua preucupaçao esta com o IRPJ, mas essa hipote-se so ira ocorrer se a empresa Extrapolar , num periodo de 12 messes acumulativos o teto que e alto, e o tipo da projeçao sem muita logica, pois seria uma verdadeira advinhaçao do futuro. O que voce deve estudar e a projeçao e a DRE, considerando a regulamentaçao do simples, cuja tributaçao como ja explicado anteriormente e baseado nas faixas de faturamento, cumulativo nos doze ultimos messes.
Se nao e bem essa sua duvida, nos questione mais detalhadamente..
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
JOSIENE LEON FERREIRA

Josiene Leon Ferreira

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 7 anos Domingo | 11 dezembro 2016 | 21:18

Prezado, obrigada pela resposta. As projeções são devido a analise de viabilidade de montagem de uma loja.
Vou colocar o exemplo para ficar mais claro..
O que preciso saber é na parte do imposto sobre vendas (aliquota 5,47 ou 6,84 conforme projeção de faturamento) e na parte de IR após o LAIR. A dúvida é: já há uma parte de IR no imposto sobre vendas.. além de tributar sobre vendas também tributo sobre o LAIR? Pois me parece que tributa duas vezes... (sobre vendas e sobre lucro) é isso mesmo?

E além disso o LAIR foi só R$ 2.604,15, tributo os 15% ou há algum valor/teto para isenção?

(+) Receita Operacional Bruta R$ 245.500,00
(-) Imposto sobre vendas R$ 13.428,85
(-) Cancelamentos/Devoluções R$ 7.365,00
(=) Receita Operacional Liquida R$ 224.706,15
(-) Custos dos produtos ou serviços vendidos R$ 24.300,00
(=) Lucro Operacional Bruto R$ 200.406,15
(-) Despesas Administrativas R$ 194.560,00
(-) Despesas Comerciais R$ 2.800,00
(-) Despesas Gerais R$ 0,00
(=) Lucro Operacional - EBITDA R$ 3.046,15
(-) Depreciação R$ 442,00
(=) Lucro antes IR - LAIR R$ 2.604,15
(-) IR (15%) R$ 390,62
(=) Lucro Líquido R$ 2.213,53
(+) Depreciação R$ 442,00
(=) Fluxo de Caixa Operacional R$ 2.655,53
(+/-) Investimentos ou desmobilizações de equipamentos R$ 0,00
(-) IR sobre venda de ativos R$ 0,00
(+/-) Mudanças no capital de giro R$ 0,00
(=) Fluxo de Caixa Global R$ R$ 2.655,53

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 12 dezembro 2016 | 11:52

Prezado(a) Usuário,

De acordo com o previsto em nossas Regras (https://www.contabeis.com.br/regras) gostaríamos de enfatizar e instruí-lo na utilização da Ferramenta de Pesquisa:

Em mensagem postada no Fórum em Domingo, 11 de dezembro de 2016 às 11:11:31, com o assunto: IRPJ e Simples Nacional já existe(m) questionamento(s) semelhante(s) encontrado(s) no Fórum Contábeis. Confira:

https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/158100/temas-para-tcc/1

Aproveitamos para esclarecer o modo de buscar no Fórum, utilizando como exemplo o tópico criado por você: Clique no link a seguir para ser direcionado a página de BUSCA, com mais resultados sobre o tema proposto:

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=IRPJ+e+Simples+Nacional" target="_blank">www.contabeis.com.br

Agradecemos pela compreensão e contamos com sua cooperação, pesquisando sempre antes da criação de novos tópicos.

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.