x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 158

acessos 16.555

Teste no e-Social

MILLA FERREIRA

Milla Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 08:50

Estefania Drechsler

Tbm estou cortando desde 2013 mas tem sempre aquele cliente "poderoso" que meus chefes me obrigam a dá um jeitinho (pra não perder o cliente) vc está dando informativos? Acho que esse vai ser meio maior problema :(

Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 09:08

Milla Ferreira ,


Tbm estou cortando desde 2013 mas tem sempre aquele cliente "poderoso" que meus chefes me obrigam a dá um jeitinho (pra não perder o cliente) vc está dando informativos? Acho que esse vai ser meio maior problema :(


Jeitinho????
Com o eSocial vai acabar com isso, haverá multa na hora, enviou informações errada: MULTA!, algo não bateu: MULTA!, Férias, Aviso, Admissão com data retroativa, nem vai dar, o eSocial nem vai aceitar isso... Burlar Férias em Dobro, xiiiiiiii, já era....
Não esquente a cabeça não Sra. Mila Ferreira, da mesma maneira que hoje não conseguem dar Jeitinho nas Notas Fiscais Eletrônicas será da mesma maneira com o DP/RH.
Só deixe os clientes cientes e bola pra frente.
Todos terão que se acostumar com isso, desde os funcionários até os patrões, e tudo isso com prazos minuciosos à serem cumpridos.


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 09:23

Bom Dia Jessyca, tudo bem?

Não estou enxergando este "jeitinho" no eSocial, já participei de várias palestras e cursos e pelo jeito o sistema eSocial vai pegar até coisas que nunca tínhamos pensado antes ou aprendido antes, como é o caso de cálculos de Férias, Folha (admissão/demissão) nos meses de 28, 29, 30 e 31 dias que a maioria das pessoas fazem utilizando somente 30 dias independente do mês, Horas Extras se passar do limite haverá um alerta lá no Ministério do Trabalho para abrir os olhos dos fiscais para fiscalização, ASO e todos aqueles programas PCMSO, NR etc, tudo registrado certinho, retenções de INSS das Notas Fiscais informações enviadas pela EFD-Reinf que vai somar com o eSocial senão a sua folha não fecha, etc... ou TODOS entram neste barco e ajuda a remar ou serão jogador no mar, não haverá jeitinho....


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.
Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 09:29

Abaixo segue um modelo de documento em Power Point da Zenaide de Carvalho com o Termo de Responsabilidade no final para você adaptar do seu jeito imprimir e pedir para os seus clientes assinarem.

http://zenaide.com.br/Cartilha%20Novos%20Procedimentos%20eSocial%20Zenaide%20Carvalho.ppt

Fonte: http://zenaide.com.br/


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 09:29


Na verdade aqui eu cortei os ''jeitinhos'', faço eles fazerem certo e pronto, tipo criança se você dizer que não pode e mudar depois, eles nunca vão te ''obedecer''...

Seu chefe está agindo errado e certamente vai pagar o pato depois, afinal tens que ser franca com ele, se continuar desse jeito, quem vai pagar as multas depois, o cliente não vai querer pagar e vai colocar a culpa no escritório, afinal porque não dá um jeito agora, vai perder o cliente do mesmo jeito...

As práticas mudei conforme a legislação e informativos mudaram, fui seguindo a maré do eSocial, acho que quem seguiu isso conseguiu melhor adaptação dos clientes, em 2014 cortei admissões retroativas com o caged diário, eles tem que me mandar 2 dias antes os documentos para mim analisar...

Programas aproveitei uma onda dos sindicatos que solicitam agora o PPP, e informei e coloquei que não homologavam mais sem...

Folha de pagamento cortei as horas ''extras'' na folha, aquele negócio de coloca ai sempre tantas horas por mês pra fechar tal salário, conversei com o empresário fiz supressão das horas extras, adaptamos o melhor horário de trabalho...

Ajustamos os adiantamentos e já ajustei no começo desde ano a folha de pagamento sempre de 01 a 30 do mês, expliquei que não podem mais fechar o ponto no dia 25 e estamos indo bem já nos adaptamos a essa nova rotina.

Demissões retroativas ainda faço nos acordos, mas mudei o ''prazo'' kkk, eles tem que me avisar com uma certa antecedência no mínimo uns 5 dias, simulo as datas e mando pra eles que consigo fazer em tal data somente, se querem, eles acabam aceitando numa boa, nada de ontem pra hoje... Não faço com datas que fique corrido, se eles se atrapalharem com atestados, documentos, jogo mais uns dias e eles que paguem...

Estou fazendo atualização de cadastros e solicitando os novos dados obrigatórios, enfim ...

A melhor opção realmente é fazerem um Projeto, um cronograma de adaptação, em tal mês começa assim, depois assim, muda uma coisa ali, outra lá...

Já mandei carteira de trabalho de volta pra empregador que não mandou os documentos completos, já deixei de ''castigo'' quem aparece aqui pra pedir demissão de ultima hora, e assim vamos reeducando os clientes.

Agora quem não fez um cronograma, não fez adaptações, e deixou tudo pros 46 do segundo tempo, sugiro que se ''arme'' bem, porque quando vier as multas a conta sempre vai cair em cima do contador que ''NÃO'' avisou, ou aquele básico não sabia que era obrigatório...

MILLA FERREIRA

Milla Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 11:06

Estefania Drechsler penso como vc e pra mim o esocial é genial e fundamental na educação desse mal costume mas sabemos como na nossa área é, como somos apunhalados por próprios colegas que diz que faz e que cobre o preço assim querendo levar nossos clientes.
Já cortei muita coisas tbm, mando informativos mensalmente (que muito nem ler) mas sempre tem aquele cliente poderoso que a gente acaba sedendo pra não perder ele.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 11:13

Milla Ferreira

O eSocial vai acabar bastante com isso, ''sonho'' com a era onde esses ''profissionais'' que fazem as coisas empurrando com a barriga, que não sabem nem o mais básico no DP, e contratam funcionários sem muito conhecimento para baratear custos, a imagino eles no eSocial...

Vai ser de lascar hehehe...

É tanto detalhe, que certamente veremos muitos clientes voltarem, porque preço é fácil, agora qualidade já é outra história.

Flavia Sutto

Flavia Sutto

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 11:29

Estefania Drechsler bom dia!

Pode passar mais informações sobre

Folha de pagamento cortei as horas ''extras'' na folha, aquele negócio de
coloca ai sempre tantas horas por mês pra fechar tal salário, conversei com o
empresário fiz supressão das horas extras, adaptamos o melhor horário de trabalho..."


Como vc fez isso? Eu tenho muuuitos clientes aqui que fazem desta forma. Chego a informar na folha 36, 40 hs mensais.
Eu já informei que não poderão mais fazer desta forma, enviei comunicados também, mas eles desacreditam de tudo.
E o tal jeitinho é sempre assim, "Ah! mas eu já falei com o Contador e ele deu autorização"...

Isso acaba com nós profissionais da área, sinceramente ás vezes me sinto até de certa forma desrespeitada, porque corremos pra dar tudo certo, investimos em conhecimento e eles não reconhecem como deveriam.

"Minha fé é meu jogo de cintura!"

O Rappa

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 11:43

Flavia Sutto

Converse com o empresário e explique que fica mais ''barato'' ele fazer uma adequação do que pagar horas extras que não existem, por exemplo:

Se o funcionário NÃO faz essas horas, e digamos se acidentar as 19:00 horas, como ele vai provar que não é um acidente de trabalho, se ele sempre faz 1 hora extra por dia ;

A hora extra é paga com adicional de 50% porque não ajustar o contrato e pagar o salário normalmente;

Ele precisa fazer controle de horas para provar que realmente o funcionário só fez 36 horas, não fez 40;

Em caso de doença/acidente de trabalho as horas em excesso, podem ser fator fundamental para provar o ''esgotamento'' do funcionário;

Existem decisões onde o empregado que faz sempre hora extra ganha danos morais do empregador, pelo fato das horas impedirem o mesmo de descansar, ter lazer, prejudicando a vida social do empregado;

Explique que horas extras vem de algo que é feito Extraordinariamente, não TODO o dia, e lembre- se que em determinados casos a empresa nem pode fazer hora extra, como nos funcionário que recebem insalubridade.

Flavia Sutto

Flavia Sutto

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 11:52

Estefania, muito Obrigada!

Então! É o caso de Açougues. Eles pedem que eu jogue o valor das extras pra chegar num X liquido.
Eu creio que eles chegam a fazer sim essas horas, só que são muitas mesmo. Ai ao invés de contratar e ter um custo equilibrado, não, torram o funcionário de extras e pagam absurdos na folha. Sim, tem insalubridade, mas fui orientada pelo contador que nessas ocasiões que eles podem fazer, mas não em distribuidoras. Porque eles não ficam o tempo todo nas Câmaras...
É difícil, muito complicado. Eu já estou orientando há alguns meses. Se não funcionar até o início do E-social por completo vou desfazer á força esses "jeitinhos".

"Minha fé é meu jogo de cintura!"

O Rappa
Jessyca

Jessyca

Diamante DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 12:59

Essa questão das horas extras é um sacrifício, tenho cliente que os funcionários fazer muuuitas horas extras, expliquei de infinitas formas e não ouvem, vou começar a tomar medidas mais drásticas, Estefania já copiei as suas mensagens e vou fazer delas um mantra para os clientes.

“...carpe diem, quam minimum credula postero"


http://spedconsultoria.com.br/
Rodrigo Barcelos

Rodrigo Barcelos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 25 setembro 2017 | 16:36

Estefania,
gostaria de saber como foi a sua adaptação com relação a folha sendo fechada no dia 30.

Isso quer dizer que os funcionários dos seu clientes só recebem no 5º dia útil?
Como foi este mês de setembro com o FGTS pagando dia 6? Como vc consegue fechar as folhas tendo 3 dias úteis para isso?
Já pensou nesta idéia com o e-social vc tendo que enviar centenas de xml e ainda entrando no site DTCFWEB para encerrar tudo e tirar as guias?

Não consigo imaginar como isso funciona.
Aqui fazemos em torno de 80 folhas, seu eu somente receber as informações no dia 1º, eu duvido que eu tenha condições de entregar no prazo.

Como vc visualiza esta situação?

Valeu

Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 25 setembro 2017 | 16:44

Rodrigo Barcelos,
Teremos que trabalhar assim, não temos escolha.
Fechamento mensal de 01 a 31 (28, 29, 30 ou 31).
Aqui já discutimos sobre isso, iremos fazer da seguinte maneira.
A empresa terá que nos passar o fechamento do Cartão de Ponto (Horas Extras, Faltas, Adicional Noturno etc) a cada 10 dias e iremos lançando no sistema (no nosso caso o sistema permite fazer lançamentos diários destes eventos), então quando chegar na última semana a tarefa será menor, possibilitando o Fechamento da Folha de Pagamento logo no início.
Isso é para empresas que trabalham certinho, que lança realmente o que o funcionário faz, mas para aquelas empresas que vivem alterando o Cartão de Ponto aí é outra história.


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Segunda-Feira | 25 setembro 2017 | 17:01

Rodrigo Barcelos

Infelizmente essa é a orientação que recebi em todos os cursos que tive de eSocial, essa orientação já havia tido antes, principalmente no que tange as horas extras, pois o funcionário acaba sendo prejudicado em seu recebimento (essa foi de um fiscal MTE)...

Por exemplo:

Tenho uma convenção que quando o funcionário tem mais de 30 horas no mesmo mês, ele recebe as horas excedentes a 100%, e aqui acontecia dele sair prejudicado, pelo fechamento da folha...

Então para evitar esses transtornos futuros fizemos ajustes para que a folha fosse fechada corretamente.

Seguindo as orientações o fechamento da folha segue do dia 01 a 30, sendo que os adiantamentos seguem valores fixos, dai eu já deixo lançado no começo do mês...

Os convênios ( saúde, farmácia, etc...) e demais descontos fixos são passados sempre uns dias antes, já deixo eles lançados.

As horas quando me passam eu lanço no sistema sendo que ficam somente essas informações para encerrar a folha... As empresas que trabalho pagam com depósito bancário então tento fechar uns 2 dias antes do 5º dia útil para que elas possam enviar o arquivo ao banco...

Sim, eles recebem no 5º útil os que pagam via banco, demais pagam em $$ e alguns pagam até antes do 5º dia útil, conforme vou liberando as folhas.

Até que foi tranquilo o fechamento, NÃO sei como vai ser com o eSocial, mas as empresas estando acostumadas fica mais fácil, afinal eles tem que se programar e entender que NÃO existe outra forma.

Eu não faço fechamento de horas, as empresas me enviam pronto, para aqueles que fazem isso, a sugestão é fazer fechamento semanal, ficando assim sempre poucos dias para fechar no dia 01.

Luciano Candido

Luciano Candido

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 25 setembro 2017 | 17:05

Parece brincadeira mas não é!
O eSocial está vindo igual veio a Nota Fiscal Eletrônica, os Sped Fiscal/Contábil, o e-Financeira etc, o governo vai concluir a automatização, nisso ele vai ficar sabendo de tudo, tudo mesmo e qualquer informação que não cruzar a pessoa física ou jurídica receberá cartinha de notificação, simples assim.
Antigamente nas Notas Fiscais a 1ª Via (cliente) tinha o valor de R$ 100,00 e as outras vias eram de R$ 10,00 para sonegarem impostos, hoje é diferente, é tudo automático, sem fraude e online, com o eSocial não será diferente, muitos vão chorar, vão!, mas é a regra do jogo, temos que seguí-las sem burlar as regras.


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Segunda-Feira | 25 setembro 2017 | 17:11


Já ouvi em cursos que devemos nos atentar, porque o ponto eletrônico por exemplo será vinculado ao eSocial, então vai ser fácil verificar inconsistências tanto nas horas, quanto a intervalos desrespeitados, excesso de horas extras e tudo mais ...

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 26 setembro 2017 | 08:33

Jessyca

A única forma de abordar é no bolso, rsrsrs...

Eles só entendem quando acontece alguma coisa, são multados, do contrário eles não entendem como funciona.

Encontre notícias que falem das multas, ache artigos sobre os erros que eles cometem, de empresas sendo condenadas e mande por email, aqui costuma funcionar quando o assunto é $$$

Jessyca

Jessyca

Diamante DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 26 setembro 2017 | 08:36

Estefani,

As vezes nem quando é no bolso hehehe, eles são fiscalizados levam uma multa ficam na linha por uns 3 ou 4 meses e depois começam de novo com o desejo de fazer um jeitinho, mal posso esperar para chegar o e-social e esses jeitinhos acabarem de vez!!

mando alguns e-mail informativos, mais eles nunca questionam nada :( acho que vou começar a dar uns treinamentos, mais preciso de material, agradeço muito a sua colaboração !

“...carpe diem, quam minimum credula postero"


http://spedconsultoria.com.br/
Rafael

Rafael

Ouro DIVISÃO 3
há 6 anos Terça-Feira | 26 setembro 2017 | 09:22

Imaginem um DP que cuida de sei lá 200 clientes, mas folhas trabalhosas...imagina fechar isso sempre na virada do mês, onde sabemos que na grande maioria devido o fgts ou pagamento cair no final de semana, temos 3...4 dias para fechar folha e protocolo para o envio...Será uma loucura tamanha, não ?


Esta forma de fechar por exemplo dia 25/mes SALVAAAAAAAA!



''Aproveite cada minuto, pois o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo...''
Rafael

Rafael

Ouro DIVISÃO 3
há 6 anos Terça-Feira | 26 setembro 2017 | 09:43

Óbvio que as folha que não tem variáveis mensalmente (o que é comum) poderemos fechar com antecedência, se não, não dá rsrs...mas as que tem variáveis será necessário uma analise quanto a media de HE dos funcionários.


''Aproveite cada minuto, pois o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo...''
Rodrigo Barcelos

Rodrigo Barcelos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 08:42

Estefania obrigado pelo retorno.

Sei que terei que tomar algumas atitudes para melhorar o andamento do serviço, mas sinceramente duvido que eu faça o fechamento a tempo.
Tenho clientes que pagam dia 31 e 1. Quero ver os funcionários deles aceitarem essa mudança.

Infelizmente como não temos órgão de classe nenhum que nos defenda, isso será mais uma imbecilidade que irá descer a goela. Infelizmente é mais uma burocracia informatizada.

Fora tudo isso, sinceramente com base na experiência que nós temos, vocês acham que a Receita terá um sistema preparado para um gigante número de acessos em no máximo 7 dias no mês?
Será que eles vão conseguir recebem milhões de arquivos e processar a DCTFWeb para que possamos dar o OK?

Vamos aguardar mas não estou confiante nisso. Ainda bem que não tenho empresa nenhuma que começa em 01/2018.

Valeu

Página 4 de 6

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.