x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 3

acessos 921

IR dos anos anteriores para trabalhador informal

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 1 maio 2018 | 21:30

Em 2013 iniciei um pequeno negócio informal de venda de usados no Mercado Livre. Cresceu e, em 2015, faturei quase 100 mil reais. Em 2016 foi próximo disso. Em 2017 foi bem menos. Agora, em 2018, estou encerrando essa atividade devido a crise. Por isso não legalizei, não deu mais certo.

Como ignorante em tributos, demorei a tomar ciência que mesmo assim devia pagar o IR. Só que agora estou praticamente falido, e com 3 anos pendentes.

Será que posso deixar passar? Posso ser preso? Atualmente eu não tenho a mínima condição de pagar tributos abusivos, e nem tenho o CPF dos meus clientes.

Estou angustiado com tudo isso, temendo ser processado por sonegação tributária e ir preso... Eu não sei o que fazer. Preciso apenas de uma luz, mesmo que seja com a realidade cruel.

Fiz uma simulação no site da RF e pelo que entendi, pra um faturamento anual de 100 mil eu devo pagar 17 mil de IR. É isso mesmo? Estou perdido e triste com esse impasse, pois não tenho a menor condição de pagar, caso seja isso mesmo.

Agradeço a quem se disponibilizar em me ajudar...

EDIT: Apesar do faturamento "alto", meu lucro (dinheiro que eu realmente usava pra sobreviver) não passa dos 35 mil reais. O restante eu era obrigado a reinvestir. Então não acho justo eu ser tributado com base no faturamento.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 4 maio 2018 | 07:49

Colega tira uma certidao negativa sua , primeiro passo , provavelemente, pelo seu Cpf, se tudo estiver ok, nao se preucupe. Quando voce vendia para seus clientes gerava algum documento, recibo com seu CPF, recebia em maquina de cartao, sera que seus clientes declaravam o pagamento, enfim sao varios os detalhes que o tornaria obrigatorio a declarar, mas se nem um deles lhe complicou e se sua ceridao sair limpa e sinal que ninguem declarou nem qpara quem vendia nem para quem pagava, logo voce esta nas nuvens, nao tem como ser pego. porem no futuro tenha mais cuidado. apos todas essas verioficaçoes, converse com um contador, ou nos retorne com os detalhes e lhe orientaremos.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 4 maio 2018 | 10:01

Olá, Manoel!

Muito obrigado por responder. Acabei de tirar uma certidão negativa e nela não consta nenhuma pendência em meu nome.

Tudo que eu vendia era pelo Mercado Livre, raramente recebia diretamente em minha conta corrente. O problema é que mesmo assim tudo passou pelo meu banco. Tenho receio de eu ser pego justamente pelos informes do banco à RF.

Sem contar que quando eu fazia a transferência do dinheiro para a minha c/c, quem me pagava era o Mercado Livre, isto é, eu recebia o dinheiro de uma pessoa jurídica. Será que o Mercado Livre informa isso à RF e eu posso ser pego? Recebi inúmeras transferências de valores acima de 2 mil.

Mais uma vez, muito obrigado!

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 4 maio 2018 | 18:09

Colega, sua preocupação e valida, mas como sua certidão saiu limpa, não acredito que sues montantes que eventualmente tenham sido declarado tenham atingido a obrigatoriedade. No entanto no seu lugar aguardaria, quanto ao movimento do Banco, a SRF, se prende mais no saldo e em denuncias, o que não e seu caso, ou em possíveis reflexos de fiscalizações em outros contribuintes. Outro detalhe você não deve se expor, a NET e um dos instrumentos usados para faiscadores da SRF, portanto tenha cuidado nas explanações. Por exemplo eu poderia ser um fiscal, da Receita, entendeu, seja cuidadoso ao colocar suas duvidas. Mas eu não sou, mas em nosso fórum tem uma penca deles e das prefeituras e dos estados, alem dos que vasculham a interne te como serviço, todos os dias da semana, para pegar espertos burros, principalmente no Facebook.
Boa sorte e continue assim querendo andar certo apesar das dificuldades da burocracia pátria.
SDs. Ribeiro.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.