x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 8

acessos 3.611

Livros Fiscais

EMERSON PEREIRA

Emerson Pereira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2009 | 01:22

Livros Fiscais.

Boa noite,

Bom tenho um cliente que estou vendo a situação dele em relação aos livros fiscais para escrituração dos mesmos, eu uso o sistema do e-contab, alias muito bom mesmo, agora o que gostaria de saber mesmo, quais os livros que devo comprar pra escriturar essa empresa, ou eu posso usar o do sistema, mas queria realmente saber quais..? esse cliente ele é comércio varejista de material elétrico e na segunda opção Representantes comercias e agentes do comercio, sendo ainda prestador de serviços, ele não é do simples, estou fazendo pelo Lucro Presumido, e no caso da escrituração ser pelo sistema evitando assim gastos com livros, onde eu poderei altenticar os mesmos após a escrituração.

por favor me ajudem.

Att: Emerson.


GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2009 | 08:42

Bom dia Emerson!!

Os livros fiscais podem ser escriturados manualmente ou pelo sistema informatizado.

Não vejo razão nenhuma se utilizar um sistema de escrituração e contabilização informatizado sem que o mesmo não imprima os livros fiscais.

Verifique com o suporte do sistema que você utiliza.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2009 | 09:19

Bom dia Emerson Pereira da Silva


Independetemente da escrituração ser manual ou eletrônica, em geral os livros fiscais são os seguintes:

Livros Fiscais no âmbito municipal:
Registro de Prestação de Serviços

Livros Fiscais no âmbito estadual:
Registro de Entradas
Registro de Saídas
Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências
Registro de Inventário
Registro de Apuração do ICMS

Livros Fiscais no âmbito federal - área trabalhista:
Livro Registro de Empregados
Livro de Fiscalização do Trabalho

Livros obrigatórios no âmbito federal - área contábil e societária:
Diário
Razão

Enfim, o padrão é que os próprios sistemas de informática produzem no mínimo estes livros; maiores detalhes poderão ser obtidos com os cessores dos sistemas.


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2011 | 13:44

[code]bom dia , estou a procura de um modelo para protocolar o registro de uns livros fiscais,desde ja agradeço.


[code]
Bom dia Ademilsom. A maioria dos programas la na opção de relatórios oficiais - livros - possue termo de encerramento e abertura, e um requerimento para autenticar os livros. Eu uso Tron, e tem isso. Todavia, falar de modelo...
basta você encaminhar para o orgão um requerimento solicitando a autenticação dos livros - descrevendo um por um dos livros, numero do livro quantidade de folhas - mais ou menos como no termo de abertura e colher a assinatura do responsável. pra você ter idéia, pelo menos no SEFAZ aqui da minha região, eles nem protocolam. mas devolvem o livro autenticado no dia seguinte.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Eliz

Eliz

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 16:05

Boa tarde Caroline

Sim, é obrigatório;;; cfe site do simples nacional / perguntas e respostas / item 12 Obrigações Acessórias

12.1. QUAIS OS LIVROS FISCAIS E CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS PARA AS MICROEMPRESAS (ME) E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE (EPP) OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL?
As ME e EPP optantes pelo Simples Nacional deverão adotar para os registros e controles das operações e prestações por elas realizadas, os seguintes livros:

- Livro Caixa, no qual deverá estar escriturada toda a sua movimentação financeira e bancária;
- Livro Registro de Inventário, no qual deverão constar registrados os estoques existentes no término de cada ano-calendário, quando contribuinte do ICMS;
- Livro Registro de Entradas, modelo 1 ou 1-A, destinado à escrituração dos documentos fiscais relativos às entradas de mercadorias ou bens e às aquisições de serviços de transporte e de comunicação efetuadas a qualquer título pelo estabelecimento, quando contribuinte do ICMS;
- Livro Registro dos Serviços Prestados, destinado ao registro dos documentos fiscais relativos aos serviços prestados sujeitos ao ISS, quando contribuinte do ISS;
- Livro Registro de Serviços Tomados, destinado ao registro dos documentos fiscais relativos aos serviços tomados sujeitos ao ISS;
- Livro de Registro de Entrada e Saída de Selo de Controle, caso exigível pela legislação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- Livro Registro de Impressão de Documentos Fiscais, pelo estabelecimento gráfico para registro dos impressos que confeccionar para terceiros ou para uso próprio;
- Livros específicos pelos contribuintes que comercializem combustíveis;
- Livros específicos pelos contribuintes que comercializem combustíveis;


Att,

Béti

"A corrida para a excelência não tem linha de chegada." (David Rye)
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 17:06

Boa tarde, participantes do debate


Considerando que neste tópico foram mesclados assuntos pertinentes a salas diferentes, ele será remetido para a sala de arquivo morto porque em essência não há algum assunto predominante que permita deslocá-lo para outra sala mais adequada.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.