x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 2

acessos 2.908

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 19 anos Quarta-Feira | 23 março 2005 | 17:22

Tenho uma empresa que a apuração é Lucro Presumido, porém a contabilidade desta não foi feita de maneira correta até o ano de 2004.

Fiz o leasing de um bem no ano de 97, porém desde do começo já quis adquirir o bem.
Porém na contabilidade não consta nenhum lançamento de leasing e nem de depreciação, então, como faço:
Máquina com depreciação de 10% a.a.
Vr. da NF R$ 14.663,00

Vr. do leasing
VRG (Valor residual garantido) 24 parc. de R$ 262,71, soma R$ 6.305,04
CP (Contra prestação) 24 parcelas de R$ 587,31, soma R$ 14.095,44

Eu preciso ajustar o vr do Ativo?
Devo fazer um lançamento de ajuste?
Como faço os lançamentos, como devo calcular.

Obrigada

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 19 anos Quarta-Feira | 30 março 2005 | 20:41

conforme a legislação tributaria, as empresas enquadradas no regime de tributario do lucro presumido estão desobrigadas de escrituração contabil, somente tendo que ter a escrituração do livro caixa.

Portanto a legislação comercial não exime as empresas de escrituração contabil, até porque no pedido de concordata, falencia, ou mesmo cadastro bancario é exigido o Balanço Patrimonial e outras peças contabeis como DRE e DOAR.

Vc pergunta sobre leasing e diz que desde o inicio do leasing em 1997 vc deixou de optar pela aquisição. Partindo desta posição, a contabilidade tem que registrar o valor da contra prestação da titulo de aluguel, pois o bem não foi aquirido e sim alugado. O lancamento é efetuado direto na conta de resultado do exercicio pelo regime de competencia, ou seja, prestação vencida e no mes de março/98, lança-se no mes de março/98.
Se efetaudo a opção pela aquisição do bem o valor residual e somente o valor residual deveria´ter sido lancado a conta de Imobilizado, tanto mês a mês para apurar a depreciação ( o que entendo ser o mais correto) ou no final do contrato, provisionando o valor da opção na conta do imobilizado.
espero ter atendido sua duvida.
Um abraço.
----------------------------
> Tenho uma empresa que a apuração é Lucro Presumido, porém a contabilidade desta não foi feita de maneira correta até o ano de 2004.
>
> Fiz o leasing de um bem no ano de 97, porém desde do começo já quis adquirir o bem.
> Porém na contabilidade não consta nenhum lançamento de leasing e nem de depreciação, então, como faço:
> Máquina com depreciação de 10% a.a.
> Vr. da NF R$ 14.663,00
>
> Vr. do leasing
> VRG (Valor residual garantido) 24 parc. de R$ 262,71, soma R$ 6.305,04
> CP (Contra prestação) 24 parcelas de R$ 587,31, soma R$ 14.095,44
>
> Eu preciso ajustar o vr do Ativo?
> Devo fazer um lançamento de ajuste?
> Como faço os lançamentos, como devo calcular.
>
> Obrigada
----------------------------

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 19 anos Sexta-Feira | 8 abril 2005 | 09:17

Bom dia Lucio, estou enviando esta msg só para agradecer a sua atenção.

Um abraço

Juliana

----------------------------
>
> conforme a legislação tributaria, as empresas enquadradas no regime de tributario do lucro presumido estão desobrigadas de escrituração contabil, somente tendo que ter a escrituração do livro caixa.
>
> Portanto a legislação comercial não exime as empresas de escrituração contabil, até porque no pedido de concordata, falencia, ou mesmo cadastro bancario é exigido o Balanço Patrimonial e outras peças contabeis como DRE e DOAR.
>
> Vc pergunta sobre leasing e diz que desde o inicio do leasing em 1997 vc deixou de optar pela aquisição. Partindo desta posição, a contabilidade tem que registrar o valor da contra prestação da titulo de aluguel, pois o bem não foi aquirido e sim alugado. O lancamento é efetuado direto na conta de resultado do exercicio pelo regime de competencia, ou seja, prestação vencida e no mes de março/98, lança-se no mes de março/98.
> Se efetaudo a opção pela aquisição do bem o valor residual e somente o valor residual deveria´ter sido lancado a conta de Imobilizado, tanto mês a mês para apurar a depreciação ( o que entendo ser o mais correto) ou no final do contrato, provisionando o valor da opção na conta do imobilizado.
> espero ter atendido sua duvida.
> Um abraço.
> ----------------------------
> > Tenho uma empresa que a apuração é Lucro Presumido, porém a contabilidade desta não foi feita de maneira correta até o ano de 2004.
> >
> > Fiz o leasing de um bem no ano de 97, porém desde do começo já quis adquirir o bem.
> > Porém na contabilidade não consta nenhum lançamento de leasing e nem de depreciação, então, como faço:
> > Máquina com depreciação de 10% a.a.
> > Vr. da NF R$ 14.663,00
> >
> > Vr. do leasing
> > VRG (Valor residual garantido) 24 parc. de R$ 262,71, soma R$ 6.305,04
> > CP (Contra prestação) 24 parcelas de R$ 587,31, soma R$ 14.095,44
> >
> > Eu preciso ajustar o vr do Ativo?
> > Devo fazer um lançamento de ajuste?
> > Como faço os lançamentos, como devo calcular.
> >
> > Obrigada
> ----------------------------
>
----------------------------

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.