x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 12

acessos 52.778

Formado em administração.

André Bellandi Jacques

André Bellandi Jacques

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 26 junho 2013 | 22:11

Meus caros,

Tenho 34 anos e sou formado em administração e trabalhado no escritório de contabilidade, sobretudo, adoro trabalhar com número e claro também o mercado de trabalho para contador tá bom e está crescendo, pois bem, eu queria uma ajuda ou uma dica de vocês a minha duvida é se devo fazer uma graduação de ciências contábeis ou fazer uma pós-graduação de gestão tributaria.

O QUE SERIA MELHOR PARA MIM?

Desde já agradeço.

Jean Ramos

Jean Ramos

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 09:50

Bom dia André,
Estou graduando Ciências Contábeis, e estou no 3º de 4 períodos, trabalho com contabilidade desde 2009 quando ainda trabalhava na administração de um supermercado.
Primeiramente, concordo com a ideia do marcos.
Veja, o horizonte proporcionado por uma graduação em ciências contábeis irá lhe habilitar a trabalhar nas áreas administrativas e financeiras em geral, e esse leque é muito grande, pois uma boa formação lhe credencia a trabalhar com Controladoria e Custos, Recursos Humanos (administrativo), departamento pessoal (CLT e folha de pagamento) , bolsa de valores e investimentos, e pra não me alongar muito até mesmo a gestão e planejamento tributário.
Vejo que você reside em Salvador, que é uma cidade grande, e não sei como é o setor industrial aí no nordeste, mas geralmente na cidades grandes se situam grandes empresas e a possibilidade de trabalhar nelas. Outro lado da moeda é você abrir um escritório de contabilidade, ou adquirir uma carteira de clientes de um escritório, realmente nesta decisão de qual curso fazer, na minha opinião, vai pesar seu futuro profissional, pois se você deseja focar em escritório de contabilidade, acho interessante a graduação, se for trabalhar em alguma área administrativa, e já tem um conhecimento sobre tributos, acho interessante a ideia da pós.
Por outro lado vejo uma possibilidade extrema nesse meio aí, de repente você pode achar interessante, fazer um curso de técnico em contabilidade, pra conhecer um pouco melhor sobre tributos e depois de formado técnico fazer uma pós em gestão tributária, parece estranho, mas esse caminho é mais curto e creio que pelo que você escreveu acima, deve ser interessante.
Enfim, como já disse, seu futuro profissional que irá pesar na hora que você decidir o quanto vale a pena investir em uma graduação ou pós, pois convenhamos, de nada adiante você investir alo em conhecimento específico se muito pouco daquilo vai ser usado profissionalmente. Conhecimento, nunca é demais, mas nós que estudamos contábeis, temos uma visão que é importante saber fazer investimentos, e a determinação de qual curso escolher, nada mais é do que um investimento pro seu futuro profissional, certo?
espero ter ajudado,
abraço!

"Se sabe, ensina. Se não sabe, aprende".
Marcos Pereira Alves

Marcos Pereira Alves

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 09:56

Jean Marcel Ramos, se ele se especializar e
m áreas relacionadas a contabilidade, vai ser um profissional melhor sucedido aos olhos das empresas no mercado, vejo isso todos os dias, em pesquisas e questionários, as empresas querem profissionais completos e estão pagando bem por eles, elas não querem profissionais indecisos, uma pos dura 2 anos, uma graduação, 4 e te ocupa muito mais com assuntos fora da sua área de atuação, do que vai adiantar a ele um conhecimento em área comercial por exemplo,, se futuramente nao é o que ele quer.

Jean Ramos

Jean Ramos

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 10:19

Pois é Marcos, abrimos o leque. Agora cabe ao amigo André decidir o que é melhor pra ele, de repente a realidade dele pode ser diferente da que nós pensamos.

abraço!

"Se sabe, ensina. Se não sabe, aprende".
André Bellandi Jacques

André Bellandi Jacques

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 19:21

Obrigado a Marcos Pereira e Jean Ramos,
Deus lhes abençoem, vcs me ajudaram muitos.
Estou com 34 anos e não posso mais errar nas minhas escolhas,
e fico muito grato pelos os seus conhecimentos,pois me ajudará
bastante na minha futura decisão.




Santorini

Santorini

Bronze DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 11 anos Segunda-Feira | 8 julho 2013 | 12:07

Depende da direção que você quer da a sua carreira profissional, porque pós graduação mesmo sendo em área contábil não te possibilita obter registro no CRC (particularmente não concordo com isso), então se deseja obter registro no CRC para assinar documentos contábeis, somente um curso técnico ou graduação. Já para atuar na área tributária como não existe uma formação específica uma pós é uma boa escolha, porem algumas empresas exige do profissional para atuar nesta área registro no CRC.

Vanilson Roa

Vanilson Roa

Prata DIVISÃO 1, Gerente Controladoria
há 11 anos Segunda-Feira | 8 julho 2013 | 18:22

Bom, estou na mesma situação do colega do tópico, 34 anos, administrador e trabalho na Contabilidade, mas diferente da opinião da maioria,eu achei que a melhor solução HOJE é eu fazer um EAD em Contábeis (estou decidindo entre UNISEB e UNIPAR ), com eliminação de matérias ( o que vai diminuir bastante o período do curso ), obter o CRC, e aí sim, decidir Pós graduação, de acordo, com a minha situação profissional no momento, pois na minha visão Pós não pode ser para "conseguir emprego" e sim, para se aperfeiçoar em algo que JÁ esta exercendo. Mas é apenas minha visão.


Abraços

JORGE MARCOS DE SOUZA

Jorge Marcos de Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 11 julho 2013 | 13:10

Estou praticamente na mesma situação do Vanilson. Sou Administrador com duas especializações, sendo uma delas na área contábil, mas como disse o Roque, isso não me possibilita obter registro no CRC. Trabalho em área administrativa como Coordenador, mas tenho um projeto profissional, pois pretendo trabalhar por conta própria também, e isso, necessariamente irá me exigir inscrição no CRC. Áreas administrativas com especializações oferecem excelentes oportunidades profissionais, mas na grande maioria das vezes apenas como empregado. Como disse o Marcos Pereira, carreiras compensatórias. A não ser que monte empresa própria, não haverá muito o que fazer após uma aposentadoria, por exemplo. Conheço muitos contadores que são empregados, e atuam como peritos contábeis trabalhando a noite e fins de semana. São apenas exemplos, e essa é a minha opinião.

Abraços a todos

Na era do conhecimento o comodismo é destruidor de ideias. Desistir jamais.
Denise Ferraz

Denise Ferraz

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Segunda-Feira | 22 julho 2013 | 11:51

Bom dia!

Tenho 26 anos, formada em Administração e Ciências Contábeis. Minha primeira graduação foi Administração, aí resolvi fazer Contábeis. Falo do fundo do coração que aproveitei muito mais Contábeis do que Adm. Não fiz nenhuma especialização ainda, mas pretendo fazer na área tributária. Como havia feito Adm, eliminei 2 anos de Contábeis e fiz apenas as matérias específicas. Ou seja, em 6 anos fiz duas graduações. Eu não me arrependo, pois me encontrei profissionalmente e sou apaixonada por Contabilidade.
Aí vai da opinião de cada um, mas no minha opinião compensa fazer Ciências Contábeis.

Denise

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 11:11

Bom dia,

concordo com a Denise, em várias instituições de ensino há possibilidade de dispensar as disciplinas cursadas em outro curso que seja de áreas afins, tenho vários colegas que fizeram isso.

eu faria contábeis e ao mesmo tempo uma especialização em gestão tributária, que aliás estou terminando uma e vale a pena...

boa sorte na sua escolha

abraço

Vanilson Roa

Vanilson Roa

Prata DIVISÃO 1, Gerente Controladoria
há 11 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 14:09

Ola,

Eu já fechei com a UNOPAR - Contábeis com aproveitamento de matéria, só estou aguardando a análise da minha frade em Administração, para saber quantas matérias/ano eles vão eliminar e i=começo semana que vem.

Abraços de um administrador e futuro Contador, e sei lá mais o que, afinal, o mundo muda a todo momento, e por mais bizarro, que possa parecer, meu desejo é fazer ainda um tecnológo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas posteriormente, mais por um gosto pessoal, e quem sabe me ajudar em questões de softwares contábeis...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.