x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 17

acessos 9.687

Ciências Contábeis Ead - Vale a pena?

Helvidio Antonio dos Santos Neto

Helvidio Antonio dos Santos Neto

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 16 julho 2013 | 12:06

Saudações a todos os amigos estudantes e formados em Ciências Contábeis.
Entrei hoje neste portal que auxiliar de modo geral os interessados nessa profissão que é almejada por muitos.
Ganhei recentemente uma bolsa integral do Governo Federal para poder cursar Bacharelado em Ciências Contábeis, mas optei por uma modalidade Ead(Ensino a Distância). Já fiz várias pesquisas sobre a faculdade em que fui aprovado, e tenho bons resultados quanto a veracidade do seu ensino reconhecida pelo MEC.
Quero saber dos estudantes e mais ainda dos mais experientes na área Contábil se o mercado de trabalho já está atualizado quanto a contratação de Profissionais Contábeis formados por este tipo de modalidade de ensino? Pergunto isso pois já se foi o tempo em que o Bacharel em Ciências Contábeis trabalhava somente num escritório de contabilidade, sabemos hoje que a área da contabilidade está gigantesca e que hoje os termos como Analista contábil, analista fiscal, analista de departamento pessoal e etc. estão crescendo a cada dia.
Desde já agradeço a atenção!

Carina Araujo

Carina Araujo

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 16 julho 2013 | 12:11

Boa tarde,

Eu faço pela Estacio.
Tem o seu lado bom e ruim:
O bom é que você estuda no tempo que voce quiser, na sua casa.
O lado Ruim é que como é voce que faz o "momento de estudo" as vezes você deixa pra la. A tv, internet, tudo pode atrapalhar.

Adilson Soares F. de Meira

Adilson Soares F. de Meira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 16 julho 2013 | 13:19

Boa tarde,

Acredito que independente da modalidade, é preciso ter dedicação por parte do aluno. Presencial o aluno tem contato direto com o professor e as vezes as dúvidas são sanadas de imediato e a EAD o aluno precisa realizar pesquisas, o que pode ter um lado positivo, contribuindo para a dedicação dos estudos.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 16 julho 2013 | 14:04

Boa tarde,

Como já atuo na área já algum tempo, posso afirmar que se você estiver estudando e trabalhando na mesma àrea, com certeza o aprendizado será muito mais proveitoso, não vai fazer tanta diferença em ser EAD ou presencial; claro que a presencial deve ser bem melhor, mas sem a prática, o aprendiz vai demorar muito mais tempo para se firmar no mercado de trabalho. Quanto à profissão, não tenho dúvidas que será uma das melhores do país, ainda mais com as evoluções dos envolvidos, empresários, contadores, orgãos fiscalizadores e etc.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
ANTONIO ROSADO JUNIOR

Antonio Rosado Junior

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 19:01

Respondendo a demanda do nobre Helvidio;
A falta de contato com o professor, na solução das dúvidas seria o ponto de preocupação. Você precisa de muita informação para formar a base, acertar os alicerces. Imagine montar uma casa sem paredes, vai chegar um momento que você terá que parar sua obra para reconstruir coisas que ficaram faltando. Outros cursos nem fariam tanta diferença. Mas Contabilidade, não te permite ter dúvidas.
Nossa profissão te obriga estudar todos os dias.

Contador
ELIANE DA SILVA

Eliane da Silva

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 17 julho 2013 | 19:50

Helvidio Antonio dos Santos Neto, boa noite!


Penso que se a faculdade é de gratis, a internet é boa, você gosta de ler, não tem preguiça de estudar e a faculdade esta tudo certinho não tem o porque não fazer, e hoje em dia o ensino a distancia esta sendo mais aceita pelas empresas e ja fizeram ate uma pesquisa onde mostra que o aluno que fez curso ead, ser bem melhor de quem estudou presencial, a cada dia mais esta crescendo essa modalidade e penso que logo as empresas vão colocar como exigência ter um curso ead, vale muito a pena fazer.


Quem tem Fé não precisa de sorte, quem tem Deus precisa é de tempo e paciência para que as coisas aconteçam.
Flua com a vida.
Ela muda.
Mude com ela.
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Sábado | 20 julho 2013 | 11:18

No Brasil ainda existem mentes retrógradas contra o ensino EAD.

Nos EUA por exemplo o número de estudantes para cursos de nivel superior EAD é maior do que de estudantes presencial.

--

Espero que se torne uma realidade brasileira também, devemos extirpar os preconceitos. Pois quem faz o aprendizado é a dedicação do aluno.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Jônes Augusto L. da Cruz

Jônes Augusto L. da Cruz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 20 julho 2013 | 11:36

Prezado,

Qualquer tipo de estudo é válido, seja a distância ou presencial, a diferença quem irá fazer é você.

Abs.

Jônes Augusto.

Jônes Augusto
Sócio/Contador
Futuro Assessoria Contábil
Porto Velho - RO
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Domingo | 21 julho 2013 | 06:23

Outro detalhe interessante é que o diploma de formados do EAD e presencial são os mesmos, não há distinção.

Mesmos livros, mesma grade, mesmo diploma.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Marcelo Pereira Damasceno

Marcelo Pereira Damasceno

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 11:32

Olá amigos, eu estava cursando na modalidade EAD, infelizmente até certo período vai bem. No entanto, quando se chega nas matérias onde necessita de mais atenção mais discussão da parte professor aluno, fica difícil.
Estudei 2 anos modo EAD,felizmente passei em uma universidade Federal no mesmo curso e pedi transferência.
Quanto as matérias perdi todos os módulos que tinha estudo, ou seja, a Universidade Federal não aceito a grade da Faculdade EAD.
Comparando os dois foi muito melhor eu me formar na Universidade Presencial.
Abraços.

Marcelo Damasceno
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 11:37

Assim como o Marcelo disse, eu concordo que a carência do EAD é a falta do debate que se tem com o professor e alunos na presencial, porem é claro que se o aluno for esforçado no EAD ele irá aprender muito mais do que um aluno desinteressado na presencial, acho que o EAD no Brasil pode melhorar, ainda temos um péssimo serviço de Internet por exemplo o que dificulta a vida dos estudantes, eu fiz universidade presencial, agora vejo minha mãe fazendo EAD e realmente você tem que ter muita força de vontade.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Thamara Koerich Dorigon Ortiz

Thamara Koerich Dorigon Ortiz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 11:41

Helvidio!

Sou graduada em Ciências Contábeis, e sugiro que você faça o curso presencialmente, além de ser mais construtivo, você aprende bem mais, pois existe debates entre alunos e professores, além das dúvidas serem bem mais fáceis de se tirar com o professor em sala.

Espero ter lhe ajudado.

Att,

Thamara Koerich Dorigon Ortiz
Anderson Caciano

Anderson Caciano

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 11:45

Bom dia a todos,

referente ao Ead, concordo com o Marcelo, realmente no começo vai bem, depois começa surgir as duvidas, fiz Técnico em Administração em EAD, e consegui aproveitar boa parte do curso, porem uma boa parte precisei correr atras para estudar, vale lembrar que a dedicação do aluno irá ajuda-lo na formação, ainda mais sendo Ead, Hoje faço Ciências Contábeis Presencial e não da nem para se comparar.

Boa Sorte!

Anderson Caciano
Contador
CRC PR-072412/O-3
THIAGO MARQUES PASSOS

Thiago Marques Passos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 12:49

Eu concordo com a Eliane da Silva, quando diz que quando o aluno é comprometido com seu estudo e no caso com sua carreira ele corre atrás, a final de contas você estudar em casa é muito mais cômodo e precisamos tirar disso algo positivo para crescermos em conhecimento.

Compartilho também da mesma opinião que o Phillipe quando diz que a cultural do nosso País é torcer o nariz para essa modalidade de Ensino a Distancia, mas penso que Nós Contabilistas e Contadores devemos fazer nosso papel para mudar isso.

Depende muito de Nós mudarmos essa visão.

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 09:45

Prezado Helvidio,

Não tenho nenhum preconceito com o EaD. Basta dizer que minha atual Pós-Graduação pela UEL é nesta modalidade. Concordo com todos os argumentos dos colegas ora apresentados (é o aluno quem constrói o aprendizado etc.)

Mas na minha opinião, o ensino presencial jamais será substituído pelo ensino à distância. Acredito que a figura do professor é imprescindível, ainda mais em um curso que exige uma alta carga de atividades práticas como são as Ciências Contábeis. Todo aluno quer ver a resolução de um exercício para depois tentar resolvê-lo.

E acrescento outra coisa: a interação com outros colegas de classe que, amanhã, vão se tornar colegas de profissão.

Repito: é apenas minha opinião e não tenho qualquer tipo de preconceito contra o EaD. No entanto, em condições iguais de oferta, sempre vou optar pelo ensino presencial.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
FABRÍCIO CAETANO MORAES

Fabrício Caetano Moraes

Ouro DIVISÃO 1, Analista Financeiro
há 11 anos Quinta-Feira | 15 agosto 2013 | 09:00

Bom dia a todos


A respeito da discussão em questão eu acho que vai de cada um, eu particularmente foi o contrário da maioria das pessoas daqui, comecei com o curso presencial, devido a vários fatores eu não estava conseguindo acompanhar a matéria, como eu viajava longe pra conseguir estudar, já chegava cansado e atrapalhava muito o estudo, como eu já era acostumado a estudar em casa optei pelo EAD e não me arrependo, estou conseguindo absorver muito melhor o conteúdo passado do que no presencial.

Sem falar que trabalho na área a certo tempo e estou acostumado a ter que pesquisar para complementar conhecimento, é muito importante isso pois assim como aqui tem um tipo de rede social da faculdade que já nos permite ter contato com outros profissionais da área para trocar conhecimentos, pois vale lembrar que amanhã ou depois não terão professores para tirar dúvidas, então é bom se acostumar a correr atrás de conhecimento complementar, pesquisa é fundamental na área.


Espero ter contribuído!

"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;"

Provérbios 3:13



Tecnólogo em Gestão Financeira
Pós-Graduado em Direito Tributário em Contabilidade


Atividades: Consultoria Financeira, de Custos e Gestão Fiscal/Tributária

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.