x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 8.763

analise horizontal e vertical

Guillermo L. Espíndola de Almeida

Guillermo L. Espíndola de Almeida

Bronze DIVISÃO 3, Supervisor(a) Serviços
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 15:20

Boa tarde...! A análise vertical é mais utilizada no DRE, onde 100% corresponde a receita bruta de vendas e a medida que vai se subtraindo você consegue enxergar quando cada dedução da receita representa em termos percentuais. Ex:

(=)R$ 100.000,00 (100%)Receita Bruta
(-)R$ 15.000,00 ( 15%)Deduções de Vendas
(-)R$ 40.000,00 ( 40%)Custo da Mercadoria
(=)R$ 45.000,00 ( 45%)Lucro Bruto Operacional
(-)R$ 5.000,00 ( 5%)Despesas de Vendas
(-)R$ 3.000,00 ( 3%)Comissões de Vendas
(=)R$ 37.000,00 ( 37%)Lucro Líquido

Percebeu? é mais fácil analisar assim: de tudo que eu vendo 40% é custo, 3% é comissão, etc...

Já a análise horizontal é mais utilizada em balançoes serve para você comparar a evolução de períodos... Você coloca um balanço ou mesmo uma DRE de um ano ou de um período anterior e compara para ver se ouve evolução ou não...

Espero ter ajudado...

"um cego, num quarto escuro, procurando um chapéu preto que não está lá!"
Telesmarques Lourenço Pezzin

Telesmarques Lourenço Pezzin

Prata DIVISÃO 1, Fiscal Segurança
há 10 anos Quarta-Feira | 28 maio 2014 | 16:18

Quero aproveitar a ocasião e perguntar sobre a Análise Horizontal.
Meu professor passou um trabalho para fazer uma DRE e BP simulados e depois fazer a análise desta demonstração, mas tive pesquisando e percebi que tiha algo errado. Pois queria saber se com base em uma úncia Demonstração tem como fazer a análise horizontal?

Telesmarques Lourenço Pezzin

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.