x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 10.564

NBC, CPC e Resoluções. Por onde começar?

Herivelto Sarges

Herivelto Sarges

Prata DIVISÃO 2, Gerente Financeiro
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 21:39

Na faculdade e também aqui no fórum, toda vez que os professores, moderadores ou os usuários mais experientes vão responder uma questão técnica sempre citam "de acordo NBC tal ou Resolução tal ou CPC tal deve fazer isso". Gostaria que os amigos me indicassem um norte por onde começar porque fui olhar as normas e resoluções são centenas para não dizer milhares e também já que está havendo essa convergência, gostaria de saber como estão sendo as revogações (se é que estão ocorrendo), enfim, eu não sei nem por onde começar podem ser livros, artigos, qualquer fonte para eu dar início meus estudos

Att

Herivelto Sarges

Nicolas Maicon Lima Sousa

Nicolas Maicon Lima Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2013 | 11:23

Oi Herivelto Sarges.

O que eu mais indico é você se orientar pela legislação base, que é a Lei das S/A (Lei 6404/76).

Dai, a partir disso, você começa a linkar com as outras normas. A 6404 foi alterada pelas Leis 11.638 e 11.941, para poder adaptar a 6404 as normas internacionais IFRS, que estão traduzidas pelo CPC.

Como as NBC estão sendo adaptadas para estar de acordo com o IFRS, então linkar tudo não seria um problema mais para frente.

Espero ter ajudado o colega.

Abraços

Herivelto Sarges

Herivelto Sarges

Prata DIVISÃO 2, Gerente Financeiro
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 11:20

Então Nicolas eu já tenho esse livro e vários outros de contabilidade do nível básico e intermediário e assumo que sempre estudo normas, pronunciamentos e resoluções, mas é de maneira desorganizada, nem sei por onde comecei e nem sei para onde devo seguir. Por isso que gostaria de uma publicação que estivesse de forma bem didática

JOSE INACIO DE FRANÇA

Jose Inacio de França

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 11:23

Herivelto, bom dia, para seu conhecimento:

1976 – Lei 6404 (lei das S/A)
1990 – CVM ( Comissão Consultiva de Normas Contábeis)
1993 – CFC ( Princípios Fundamentais de Contabilidade)
2001 – IASB ( IFRS)
2005 – CPC – (Comitê de Pronunciamentos Contábeis)
2007 – Lei 11.638
2009 – Lei 11.941
2010 – CFC (Princípios de Contabilidade)
2010 – CFC ( Normas Brasileiras de Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.