x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.582

acessos 271.493

Exame Suficiencia CRC 2013.2 - Análise respostas - BACHAREL

Aparecida Alves

Aparecida Alves

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 16:41

Pessoal,segue abaixo justicativas para a anulação da questão 16:

Questão 16
De acordo com o Portal de contabilidade:
TRATAMENTO CONTÁBIL

Os valores de face das duplicatas descontados são registradas numa conta redutora do ativo circulante, logo após a conta “duplicatas a receber”. Esta conta recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.

A conta "duplicatas descontadas" apresenta a seguinte função na operação de desconto:

a) é creditada, pelo valor de face dos títulos, no momento em que é efetuada a operação de desconto e a instituição financeira faz o crédito em conta corrente da empresa;
b) é debitada no momento da liquidação do título pelo devedor ou quando a instituição financeira leva a débito em conta corrente da empresa por falta de pagamento por parte do devedor.

Os encargos financeiros debitados pela instituição financeira devem ser contabilizados como "encargos financeiros a transcorrer", já que se tratam de despesas antecipadas, sendo debitada por ocasião do desconto e creditadas no momento em que a despesa é incorrida, observando-se o regime de competência.

Segundo CFC em www.portalcfc.org.br
As empresas que detém duplicatas a receber de seus clientes podem receber esses valores antecipadamente. Nessa operação, chamada de desconto de duplicata, a empresa não transfere o risco do sacado não honrar sua dívida. Logo, o título continua registrado como ativo circulante ou não circulante da empresa, conforme previsto no item 29 da NBC TG 38, aprovada pela Resolução CFC nº 1.196/09.
Em essência, a empresa está tomando um empréstimo oferecendo a duplicata como garantia. O valor recebido pelo adiantamento (empréstimo) deve ser contabilizado como passivo circulante ou não circulante e os encargos cobrados pelo banco devem ser reconhecidos como despesa financeira.

Nilton

Nilton

Bronze DIVISÃO 5
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 16:43

Eu to Junto aí... entrar com recurso nas questões

16;19;46....



Alguem tem o modelo do recurso e fundamentação?

Eu mando nessas três aí!!!

Adrielle Aparecida Gilini de Souza

Adrielle Aparecida Gilini de Souza

Prata DIVISÃO 1, Gerente Financeiro
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 16:44

a questão 46, pois, a informação hipotética 1 é falsa !

ela nos diz que: um contador adota como estratégia de marketing publicar anúncios em jornal. nos anúncios, ele faz indicações de títulos, especializações serviços oferecidos, trabalhos realizados, além (que não consta na lei) da relação dos clientes que autorizam (nem quando autoriza isso pode ocorrer) a publicação de seu nome.



"de acordo com o código de ética profissional do contabilista, constitui infração anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da organização contábil ou da classe, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes."


portanto creio que seja possível um recurso !

Ricardo Oliveira Baptista

Ricardo Oliveira Baptista

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 16:47

Tem que ter certeza das questões, não adianta ficar no "achando", é perder tempo a toa, sendo que pode se empenhar em apenas duas, ou realmente 3, como disse o professor, a 16 tem chances de anular, então tem mais duas para correr atrás

Felipe Verzemiazzi

Felipe Verzemiazzi

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 16:48

Galera,

a questão 19 é a mais absurda,
CAPÍTULO IV
Dos Balanços
Art. 101. Os resultados gerais do exercício serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial, na Demonstração das Variações Patrimoniais, segundo os Anexos números 12, 13, 14 e 15 e os quadros demonstrativos constantes dos Anexos números 1, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 16 e 17.

vamos nos mover!

Nilton

Nilton

Bronze DIVISÃO 5
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 16:54

16;19;46 eu entro tambem...
preciso de apenas uma...
e eu acertei a 46...

mas eu entro nessas tres aeee... vamos começar a formular...


16;19;46

Adrielle Aparecida Gilini de Souza

Adrielle Aparecida Gilini de Souza

Prata DIVISÃO 1, Gerente Financeiro
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 16:56

Recursos
Com a divulgação dos gabaritos neste dia 02/10, o prazo para interposição de recursos começa às 10h do dia 03/10 (quinta-feira) e se encerra às 18h do dia 04/10 (quinta-feira).
Somente será admitida interposição de recurso via sistema de acompanhamento de inscrição, por meio do formulário padrão, disponível no sistema, nos sites da FBC e do CFC.

Após o prazo mencionado acima, o sistema ficará automaticamente indisponível !!!



Gente olha o que cfc PUBLICOU !!!!!


dia 04/10 É SEXTA FEIRA E NÃO QUINTA !!!!!!!!!!

portalcfc.org.br




Felipe Verzemiazzi

Felipe Verzemiazzi

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 16:58

pessoal, raciocinem

se anularem uma questão, conta como acerto para todos, independente se acertaram ou erraram

exemplo prático:

acertei 25 questões, porém a questão 46 da qual eu acertei, foi anulada.
continuo com 25 acerto


acertei 24 questões, porém a questão 46 da qual eu errei, foi anulada.
fico 25 acerto

ana valeria castelo branco abreu

Ana Valeria Castelo Branco Abreu

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 16:58

Acredito que a questão 16 poderá ser anulada, pois a classificação das duplicatas descontadas tem sido entendida pelo cfc como sendo no passivo circulante, porém a literatura e os cursos superiores de contabilidade consideram ainda como conta redutora do ativo circulante (que é o meu posicionamento pessoal). o gabarito correto pra mim seria a alternativa "B".

Página 27 de 53

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.