x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.582

acessos 271.493

Exame Suficiencia CRC 2013.2 - Análise respostas - BACHAREL

José Edipoan Ribeiro

José Edipoan Ribeiro

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 18:39

O Formulário estará disponível amanhã a partir das 10 horas (horário de Brasília), o ideal seria elaborar as argumentações para fundamentar no formulário, será mais prático. Cada um formula das questões que devam ser revisadas para que possamos ajustar e corrigir antes de mandar.

Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela. (Paulo Coelho)
Andreia Maria Pereira

Andreia Maria Pereira

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 18:47

Boa noite pessoal.
A questão 19 cabe recurso, pois:

De acordo com o edital , item 3( que trata da contabilidade pública) letra F( que trata das demonstrações contábeis)são citadas as seguintes demonstrações: Balanço Patrimonial, balanço Orçamentário, balanço Financeiro,Demonstração Das Variações patrimoniais, Demonstração de Fluxo de Caixa, Demonstração do Resultado econômico e Notas Explicativas.

Ou seja, Em nenhum momento o edital trata da DMPL, como foi citada na alternativa D (resposta correta do gabarito CFC)

Obs: O CFC cobrou na questão, uma atualização da Contabilidade Publica (atualização que trata das demonstrações obrigatórias no setor público),que não foi citado no edital.

Quem concorda?

Rafael de Oliveira ferreira Maciel

Rafael de Oliveira Ferreira Maciel

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 18:49

Boa tarde Pessoal meu Recurso questão 13
De acordo com a questão Nº 13 conforme Enunciado “uma máquina tem custo de aquisição de R$ 100.000,00 valor residual de R$ 10.000,00 e vida útil de cinco anos.
Ao final do segundo ano, o saldo da depreciação acumulada, considerando o método linear e o método de soma dos dígitos dos anos, será respectivamente de”.
Em razão de não especificar o tipo do método a ser depreciado por dígitos Crescente ou Decrescente a mesma trás duas opções corretas Alternativas A e B. Diante disso assinalei a Alternativa A método Crescente que de acordo com o calculo apresentado esta correto. Porém a FBC considerou o método Decremente Alternativa B sem citar no enunciado da questão. Por esse motivo exposto Solicito encarecidamente revisão e validação da questão
Método Linear
90.000/5 = 18.000,00 x 2 = 36.000,00
Método Crescente
90.000,00 1/15 = 6.000,00
90.000,00 2/15 = 12.000,00
90.000,00 3/15 = 18.000,00
90.000,00 4/15 = 24.000,00
90.000,00 5/15 = 30.000,00
Total = 18.000,00 ao final do segundo ano
Método Crescente
90.000,00 5/15 = 30.000,00
90.000,00 4/15 = 24.000,00
90.000,00 3/15 = 18.000,00
90.000,00 2/15 = 12.000,00
90.000,00 1/15 = 6.000,00
Total = 54.000,00

Adrielle Aparecida Gilini de Souza

Adrielle Aparecida Gilini de Souza

Prata DIVISÃO 1, Gerente Financeiro
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 18:51

cabe lembrar, que caso o recurso não esteja no formulário padrão, o pedido será indeferido

10.4. o candidato somente poderá interpor recurso por meio do formulário padrão que será disponibilizado diretamente no sistema de interposição de recursos.

10.6. os recursos que forem interpostos em outro formulário que não seja o fornecido pela fbc serão automaticamente indeferidos.

Andriane Lima Pereira

Andriane Lima Pereira

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 18:59

Gente acho que a 16 cabe recurso pois de acordo com crc

Questionamento - A duplicata descontada deve ser contabilizada em conta retificadora do ativo ou em conta do passivo?~

Resposta - As empresas que detém duplicatas a receber de seus clientes podem receber esses valores antecipadamente. Nessa operação, chamada de desconto de duplicata, a empresa não transfere o risco do sacado não honrar sua dívida. Logo, o título continua registrado como ativo circulante ou não circulante da empresa, conforme previsto no item 29 da NBC TG 38, aprovada pela Resolução CFC nº 1.196/09.
Em essência, a empresa está tomando um empréstimo oferecendo a duplicata como garantia. O valor recebido pelo adiantamento (empréstimo) deve ser contabilizado como passivo circulante ou não circulante e os encargos cobrados pelo banco devem ser reconhecidos como despesa financeira.

Getúlio A. júnior

Getúlio A. Júnior

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 19:12

Galera ! Passeiiiiii......depois de tenebrosos 5 exames (desde 2011). Putz !!!!! Fiz 30 pontos.... vivaaaaaa.... se conseguirmos estes recursos das questões supra-citadas ficarei com 33 pontos. Glória a Deus !!!!!

Rafael de Oliveira ferreira Maciel

Rafael de Oliveira Ferreira Maciel

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 19:15

Boa tarde Pessoal meu Recurso questão 13
De acordo com a questão Nº 13 conforme Enunciado “uma máquina tem custo de aquisição de R$ 100.000,00 valor residual de R$ 10.000,00 e vida útil de cinco anos.
Ao final do segundo ano, o saldo da depreciação acumulada, considerando o método linear e o método de soma dos dígitos dos anos, será respectivamente de”.
Em razão de não especificar o tipo do método a ser depreciado por dígitos Crescente ou Decrescente a mesma trás duas opções corretas Alternativas A e B. Diante disso assinalei a Alternativa A método Crescente que de acordo com o calculo apresentado esta correto. Porém a FBC considerou o método Decremente Alternativa B sem citar no enunciado da questão. Por esse motivo exposto Solicito encarecidamente revisão e validação da questão
Método Linear
90.000/5 = 18.000,00 x 2 = 36.000,00
Método Crescente
90.000,00 1/15 = 6.000,00
90.000,00 2/15 = 12.000,00
90.000,00 3/15 = 18.000,00
90.000,00 4/15 = 24.000,00
90.000,00 5/15 = 30.000,00
Total = 18.000,00 ao final do segundo ano
Método Crescente
90.000,00 5/15 = 30.000,00
90.000,00 4/15 = 24.000,00
90.000,00 3/15 = 18.000,00
90.000,00 2/15 = 12.000,00
90.000,00 1/15 = 6.000,00
Total = 54.000,00

Andreia Maria Pereira

Andreia Maria Pereira

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 19:42

Boa noite pessoal.
A questão 19 cabe recurso, pois:

De acordo com o edital , item 3( que trata da contabilidade pública) letra F( que trata das demonstrações contábeis)são citadas as seguintes demonstrações: Balanço Patrimonial, balanço Orçamentário, balanço Financeiro,Demonstração Das Variações patrimoniais, Demonstração de Fluxo de Caixa, Demonstração do Resultado econômico e Notas Explicativas.

Ou seja, Em nenhum momento o edital trata da DMPL, como foi citada na alternativa D (resposta correta do gabarito CFC)

Obs: O CFC cobrou na questão, uma atualização da Contabilidade Publica (atualização que trata das demonstrações obrigatórias no setor público),que não foi citado no edital.

Quem concorda?

dowglas soares

Dowglas Soares

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 19:56

gente se tiver recurso pra 16, 19 e 46 eu quero pois errei as 3 e to precisando de 2 pontos pra passar!!! email: @Oculto

na ultima anularam duas questoes

Andreia Maria Pereira

Andreia Maria Pereira

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 20:02

Eu acho que a 46 não cabe recurso, pois, o contador pode fazer o marketing dele , só não pode denegrir a classe e colegas de profissão.Conforme consta na lei :

(Art. 3º No desempenho de suas funções, é vedado ao Profissional da Contabilidade:
(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

I – anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, em detrimento aos demais, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes;
(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

Isso no meu ponto de vista nem.

Andriane Lima Pereira

Andriane Lima Pereira

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 20:03

Bom gente verifique se meu entendimento está correto, de acordo com a CPC ITEM 7. "Quando a entidade vende, desconta ou transfere um ativo financeiro (venda ou desconto de carteira de recebíveis, por exemplo), só pode baixá-lo se transferir substancialmente todos os riscos e benefícios da propriedade do ativo financeiro e se não mantiver envolvimento continuado com ele. Caso contrário, a entidade deve manter os instrumentos financeiros no ativo e tratar o valor recebido como empréstimo. A essência da transação é que deve ser retratada contabilmente. Assim, as duplicatas descontadas (parcela recebida do desconto) são agora classificadas como passivo, sendo que a duplicata a receber continua a ser mantida no ativo até o seu efetivo recebimento."

clique aqui

Acho que a questão 16 requer anulação, pois demonstra duas condições e na questão não indica qual das condições. Estaria correto esse entendimento?

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Contabilidde
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 20:08

Gente, sem querer ser desesperançoso (até porque eu também fui pego de surpresa e não sabia que duplicatas descontadas de acordo com as normas e o CFC é um passivo, logo TAMBÉM ERREI A QUESTÃO) mas eu acredito que vocês que não tenham lido à tona o que diz o portal no texto em que muitas pessoas estão postando:

Questionamento - A duplicata descontada deve ser contabilizada em conta retificadora do ativo ou em conta do passivo?~

Resposta - As empresas que detém duplicatas a receber de seus clientes podem receber esses valores antecipadamente. Nessa operação, chamada de desconto de duplicata, a empresa não transfere o risco do sacado não honrar sua dívida. Logo, o título continua registrado como ativo circulante ou não circulante da empresa, conforme previsto no item 29 da NBC TG 38, aprovada pela Resolução CFC nº 1.196/09.
Em essência, a empresa está tomando um empréstimo oferecendo a duplicata como garantia. O valor recebido pelo adiantamento (empréstimo) deve ser contabilizado como passivo circulante ou não circulante e os encargos cobrados pelo banco devem ser reconhecidos como despesa financeira.

O título, no caso, seria o valor a receber que permaneceria no ativo circulante.
Já o valor recebido pelo adiantamento seria a duplicata descontada que deveria ser contabilizada no passivo.

Mas como sou filho de Deus (rs), com certeza mandarei o recurso para que seja anulada até porque a NBC e a Resolução é muito subjetiva com relação a isso e não toma uma conclusão fixa como contabilizar as duplicatas descontadas (até porque desde criança rs, aprendemos que as duplicatas descontadas são contabilizadas retificando o grupo de contas de duplicatas a receber.
Peço, para que seja discutido esse assunto que vale a pena chegarmos a uma conclusão e elaborar um recurso satisfatório para que seja anulada.

ALGUÉM PENSOU EM MANDAR RECURSO PARA A QUESTÃO 12???? NÃO CONCORDEI MUITO COM A RESPOSTA.

E PELO VISTO MUITOS QUEREM ANULAR A 19 E A 46... AINDA VOU ANALISAR COM CALMA!

Um abraço a todos!

Andreia Maria Pereira

Andreia Maria Pereira

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 20:10

Andriane eu tambem acho , apesar de ter acertado, eu fiz e deu duas resposta, fui no (duledulede a escolhida foi voce) .Acho que cabe recusro sim. Então podemos entrar com recurso na questão 16 e 19.

CRIS COS

Cris Cos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 20:14

Ola pessoal preciso de recursos pra questao 16, 19 pra poder entrar, estou cm 24 pontos, vamos colaborar com recursos e entrar, quantos mais melhor. @Oculto. por favor me envie se tiver oritentaçoes.etc. pra poder formularmos..

Adrielle Aparecida Gilini de Souza

Adrielle Aparecida Gilini de Souza

Prata DIVISÃO 1, Gerente Financeiro
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 20:19

A QUESTÃO 46, POIS, A INFORMAÇÃO HIPOTÉTICA 1 É FALSA !




Ela nos diz que: "Um contador adota como estratégia de marketing publicar anúncios em jornal. Nos anúncios, ele faz indicações de títulos, especializações serviços oferecidos, trabalhos realizados, ALÉM (QUE NÃO CONSTA NA LEI) DA RELAÇÃO DOS CLIENTES QUE AUTORIZAM (NEM QUANDO AUTORIZA ISSO PODE OCORRER) A PUBLICAÇÃO DE SEU NOME."



"De acordo com o Código de Ética Profissional do Contabilista, constitui infração anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes."



PORTANTO CREIO QUE SEJA POSSÍVEL UM RECURSO !

Andreia Maria Pereira

Andreia Maria Pereira

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 20:20

Adrielle, eu acho que a 46 não cabe recurso, pois, o contador pode fazer o marketing dele , só não pode denegrir a classe e colegas de profissão.Conforme consta na lei :

(Art. 3º No desempenho de suas funções, é vedado ao Profissional da Contabilidade:
(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

I – anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, em detrimento aos demais, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes;
(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

Isso no meu ponto de vista nem.

Andreia Maria Pereira

Andreia Maria Pereira

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 20:24

adrielle, portanto em nenhum momento ele diminuiu o colega ou classe,e conforme a lei (sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes);

Página 31 de 53

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.