x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.582

acessos 271.492

Exame Suficiencia CRC 2013.2 - Análise respostas - BACHAREL

HANIEL SOUZA DOS SANTOS

Haniel Souza dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 17:16

Boa Tarde

Pessoal as questões 19, 20 e 21 serão anuladas, com certeza, pois a lei 4.320/64 não consta no edital, portanto devem ser anuladas, pois o mesmo não pode aplicar uma prova sem constar no edital tal lei, conforme verifiquei no edital, certifiquem pois deve ser anuladas, penso que não vai precisar solicitar anulação, pois o orgão ja deve está ciente desse erro, que é grave, mas o peso tem ser arcado..

SUZANE COSTA

Suzane Costa

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 17:24

Boa tarde Fabí tem algumas questões que estão iguais as suas

n. resp
1 a
2 a
5 d
15 c IGUAL
17 b IGUAL
22 a IGUAL
24 a IGUAL
25 d IGUAL
27 a
28 b
29 c IGUAL
32 c
33 b
34 c
36 b
37 a IGUAL
39 d IGUAL
40 c
43 b
44 a
45 c IGUAL
46 c
47 b IGUAL
48 a IGUAL
49 d IGUAL

RUBENS MARQUES

Rubens Marques

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 17:25

Prezados amigos de classe,
devemos nos juntar e reivindicar os nossos direitos, esse exame de suficiência não prova nada, e sem contar que toda avaliação aplicada desde quando a lei 12.249 foi aprovada, foram encontrados diversos erros e falhas da Fundação Brasileira de Contabilidade na elaboração das provas.
Lamentável a situação da nossa classe, que briga tanto por melhoria, porém a reforma tem que começar de dentro para fora.

Boa sorte a todos, pois vamos precisar. :)

HANIEL SOUZA DOS SANTOS

Haniel Souza dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 17:26

Lilian e Rubens

Veja contra fatos não há argumentos, a Lei 4.320/64 Tem que constar no edital para aplicabilidade da prova, veja se eles esqueceram problema deles, o certo é a anulação das questões, outro ponto é que no recurso para estas questões são pesados pois no argumento pode ir ate a justiça comum, pois o orgão não pode aplicar uma prova uma questão que não constou nesse edital, outro ponto importante é que ja tenho os dois edital o que foi retificado não diz nada e o primeiro tão pouco, ou seja, creio com certeza que as mesmas serão anuladas sem precisar de recurso, pois como falei existe banca avaliadora pra isso, esse é motivo deles demorar de divulgar esse gabarito, pois é feito uma analise antes com o edital entenderam..

Rafael Henrique Ferreira

Rafael Henrique Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 17:27

Duplicatas Descontadas

Questionamento - A duplicata descontada deve ser contabilizada em conta retificadora do ativo ou em conta do passivo?

Resposta - As empresas que detém duplicatas a receber de seus clientes podem receber esses valores antecipadamente. Nessa operação, chamada de desconto de duplicata, a empresa não transfere o risco do sacado não honrar sua dívida. Logo, o título continua registrado como ativo circulante ou não circulante da empresa, conforme previsto no item 29 da NBC TG 38, aprovada pela Resolução CFC nº 1.196/09.

Em essência, a empresa está tomando um empréstimo oferecendo a duplicata como garantia. O valor recebido pelo adiantamento (empréstimo) deve ser contabilizado como passivo circulante ou não circulante e os encargos cobrados pelo banco devem ser reconhecidos como despesa financeira.

www.portalcfc.org.br

Eu achei estranho a da Duplicatas descontadas, pois verifiquei e encontrei no site do CFC, se caso não for a correta teremos que queimar o dedo de quem digitou... rsss

HANIEL SOUZA DOS SANTOS

Haniel Souza dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 17:32

Rubens

Essa é a minha quarta vez, e sei do que voce está falando, mas agora não tem pra onde eles fugir, pois não podem mais retificar o edital, portanto com certeza as questões serão anuladas, e veja, ja encaminhei essa informação ao presidente do CRC - BA, e o mesmo ja respondei que vai entrar em contato com FBC e CFC e o mesmo certificou o mesmo problema, o nome dele é Weligton Presidente do CRC BA.

Rafael Henrique Ferreira

Rafael Henrique Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 17:36

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

www.portalcfc.org.br

Duplicatas Descontadas

Questionamento - A duplicata descontada deve ser contabilizada em conta retificadora do ativo ou em conta do passivo?

Resposta - As empresas que detém duplicatas a receber de seus clientes podem receber esses valores antecipadamente. Nessa operação, chamada de desconto de duplicata, a empresa não transfere o risco do sacado não honrar sua dívida. Logo, o título continua registrado como ativo circulante ou não circulante da empresa, conforme previsto no item 29 da NBC TG 38, aprovada pela Resolução CFC nº 1.196/09.

Em essência, a empresa está tomando um empréstimo oferecendo a duplicata como garantia. O valor recebido pelo adiantamento (empréstimo) deve ser contabilizado como passivo circulante ou não circulante e os encargos cobrados pelo banco devem ser reconhecidos como despesa financeira.

Encontrei isso e está no Site do CFC. Aqui na empresa onde eu trabalho que me falaram que era no Passivo, embora outros desconheceram no momento que mostrei o site pra eles.

IVANIL RIBEIRO DE AGUIAR JUNIOR

Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 17:45

Boa tarde pessoal.

Estive acompanhando a conversa e vi que não consta no edital a Lei 4320/64 como tema para o exame.
Encontrei uma decisao do STJ onde questões foram anuladas por nao estarem previstas no edital, onde a falta da previsao viola o principio da proteção e da confiança...

segue o link:

www.stj.jus.br

Att.

Juber Roberto

Juber Roberto

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 18:01

Boa tarde a todos!

Segue gabarito extraoficial organizado com base nas respostas dos professores do site http://professorescontabeis.blogspot.com.br :

01 - A
02 - A
03 - B
04 - C
05 - D
06 - B
07 - A
08 - C
09 - B
10 - A
11 - A
12 - B
13 - sem resposta
14 - C
15 - D
16 - B
17 - sem resposta
18 - A
19 - D
20 - B
21 - C
22 - A
23 - C
24 - A
25 - D
26 - A
27 - A
28 - B
29 - C
30 - D
31 - A
32 - C
33 - B
34 - C
35 - D
36 - B
37 - A
38 - C
39 - D
40 - C
41 - C
42 - A
43 - B
44 - B
45 - C
46 - C
47 - B
48 - A
49 - D
50 - C

Espero ter ajudado!

Abraços,

Juber Roberto

Juber Roberto
CRC/GO 024.526/O-7
[email protected]
Francisco Moreira

Francisco Moreira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 18:28

Boa tarde Graciela Carvalho!

Aguarde mais uns dias, que eles (FBC) irá divulgar as provas para bacharel e técnico.

Tenho a prova, mas para escanear é muito ruim, porque está em forma de caderno, mas talvez amanha ou depois eles liberem para consulta as provas.


Também estou ansioso pela divulgação do gabarito oficial, pelos extra estou na média, mas quero confirmar o resultado o mais rapido possivel.


Att.


Francisco Moreira

Francisco Moreira
“Na vida tudo é aprendizado. Tudo na vida se supera” (Caio Fernando Abreu)
E-mail: [email protected]
Vanderson Luiz da Silva

Vanderson Luiz da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 18:43

Boa tarde/noite pessoal, vou postar aqui os 3 gabaritos extraídos de três sites diferentes, aí fica a critério de cada um verificar uma possível "média" entre eles. Abraço e boa sorte para nós!


Questão Pós Concursos Unisescon Blog Professores
1 A A A
2 D A A
3 B B B
4 C C C
5 D D D
6 C B B
7 A A A
8 C C C
9 B B B
10 A A A
11 A A A
12 C C B
13 B B Sem Resposta
14 C C C
15 A D D
16 B B B
17 B B Sem Resposta
18 D A A
19 C D D
20 A B B
21 B B B
22 A A A
23 C/D C C
24 A A A
25 D D D
26 C C A
27 A A A
28 B B B
29 C C C
30 B D D
31 A A A
32 C C C
33 C B B
34 C C C
35 D D D
36 B B B
37 A A A
38 C C C
39 D D D
40 D C C
41 B B C
42 A A A
43 B B B
44 A B B
45 C C C
46 D C C
47 B B B
48 A A A
49 D D D
50 C C C

Patrick Fernandes de Souza

Patrick Fernandes de Souza

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 19:09

1 a
2 b
3 b
4 c
5 d
6 b
7 a
8 c
9 c
10 a
11 a
12 d
13 b
14 c
15 d
16 b
17 b
18 b
19 a
20 c
21 c
22 a
23 d
24 a
25 d
26 c
27 a
28 b
29 c
30 b
31 a
32 c
33 b
34 c
35 d
36 d
37 a
38 c
39 a
40 c
41 a
42 d
43 b
44 a
45 c
46 c
47 b
48 c
49 d
50 c

32 iguais a da fabi
35 iguais ao da unisescon

continuaremos na expectativa para o gabarito oficial sair...

HANIEL SOUZA DOS SANTOS

Haniel Souza dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 19:24

Boa noite

Patricia eles não pode alegar isso, pois a lei 4.320/64 é um conteudo, so observar que noticiou a lei 6.404/76 e tantas outras e esqueceram da lei 4.320. Isso é certo certeza de que vão ser anuladas...

Cleide Bernadete da Silva

Cleide Bernadete da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 19:25

Boa noite turma... não quero desanimar ninguém, mas, não esperem por anulações, experiência própria, fiz a prova no inicio do ano fiquei por 2 pontos, e tinha umas 3 questões que cabiam recursos mesmo assim não foram anuladas!!! Concordo que o exame é necessário para a habitação profissional em determinados setores, porém não concordo com despreparo das nossas faculdades, a questão de duplicatas descontadas prova que nossos professores nos ensinam de maneira errada e vários portais contábeis fazem da mesma forma como a maioria fez, uma conta redutora de duplicatas descontadas no ativo.

Pelos gabaritos extras oficiais eu consegui desta vez, mais sem o gabarito oficial tudo é incerto.

IVANIL RIBEIRO DE AGUIAR JUNIOR

Ivanil Ribeiro de Aguiar Junior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 20:25

Boa noite.

Alguém sabe de mais alguma questão que poderíamos entrar com recurso?

Na questão numero 1 cometi um erro, devido a interpretação.

Eu respondi que a questão correta era a letra B, pois entendi que saiu do caixa 8 mil e já houve o desconto de 2 mil (entendi que a divida era de 10 mil). Não respondi a letra A, pois entendi que o pagamento foi de 6 mil e dentro desses 6 mil haviam 2 mil de juros (entendi que a divida era de 4 mil).

Mas pelo que estou vendo aqui, só eu respondi a B rs...

Felipe Verzemiazzi

Felipe Verzemiazzi

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 20:53

Agora é só aguardar o gabarito oficial.

No entanto, tem no minimo algumas questões que precisam de um olhar especial. como a questão 19, 20 e 21 em que NÃO estavam previstas no edital, isso sim é importante ressaltar, e brigarmos pelos nossos direitos!

Vanderson Luiz da Silva

Vanderson Luiz da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 21:04

Então Felipe Verzemiazzi, é a 1ª vez que faço a prova, não sei como funciona direito. Se eles não anularem estas: 19, 20 e 21 que como foi falado não foi citada no Edital nós temos como reclamar em algum órgão?

Felipe Verzemiazzi

Felipe Verzemiazzi

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 21:09

Vanderson boa noite,

Me baseei na informação do nosso colega Haniel, e pesquisando na internet, realmente existe diversas jurisprudências a favor da anulação de questões não previstas em editais.

Peguei este recurso bem interessante, e completo sobre uma outra prova, porém com todo embasamento legal!

chimaamargoechurras.blogspot.com.br

Página 9 de 53

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.