x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 232

acessos 47.874

Exame Suficiencia CRC 2013.2 - Análise respostas - TÉCNICOS

AUGUSTO JOSE DUARTE BERNARDES

Augusto Jose Duarte Bernardes

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 15:07

Infelizmente não foi dessa vez, apesar da minha primeira prova para tecnico, so acertei 19, faltou tranquilidade, pois ja no final estava muito cansado, teve assuntos que no meu curso eu não estudei, talvez isso pode ter me custado mais, acredito também que poderia ter estudado mais, fazer o que agora é espera a proxima oportunidade. Parabéns aqueles que passaram e boa sorte na profissão.Forte abraço a todos.

ADRIANA FERREIRA MARTINS MOREIRA

Adriana Ferreira Martins Moreira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 15:13

Boa Tarde!!

Estão comentando bastante sobre a questão 16 que fala sobre as duplicatas descontadas, que pelo CFC é considerada no passivo circulante, porém nos livros e nas instuições de ensino não foram atualizados ainda onde é classificado como uma conta redutora do ativo circulante. Alguém saberia melhor essa informação?

Loana Moreira

Loana Moreira

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 15:36

HOJE SAIU O GABARITO DO EXAME ...Gostaria de saber se há pessoas que tenha feito o exame de suficiência para Técnico em Contabilidade 29/09/2013 e que assim como eu tenha o comparado com o exame para Bacharel em contabilidade realizado no mesmo dia....Pois fazendo essa comparação identifiquei que parte das provas são idênticas mudando apenas as ordens das alternativas, e ai vai a minha questão(minha opinião)...será que isso é correto com nós Técnicos já que o nível de prova deveria ser diferenciado? Se mais alguém puder comparar as provas por gentileza comente neste tópico sua opinião SE ISSO CABE RECURSO!!!!

BRUNO FONSECA ROSA

Bruno Fonseca Rosa

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 15:40

Graças a Deus eu Passei com 27. aos Colegas que não passaram não desanimem, vou da uma dica que me ajudou, tem um site de um professor Mario Jorge(coloca no Google) ele vende todas as provas anteriores corrigidas e comentadas.

Bruno Fonseca
Guillermo L. Espíndola de Almeida

Guillermo L. Espíndola de Almeida

Bronze DIVISÃO 3, Supervisor(a) Serviços
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 15:44

Loana:

Na minha humilde opinião, creio que isto não caiba recurso, embora eu também ache um absurdo o que fizeram. Mas analise os fatos:

Eles querem "acabar" com o técnico porque a lei que regia a profissão contábil é muito antiga e colocava o técnico quase no mesmo nível do contador: por esta lei (não me recordo o número mas acho que é 1946) a única diferença entre o técnico e o contador é que o técnico não pode assinar balanço de empresas com capital na bolsa de valores (SA´s), assinar perícia contábil nem auditoria. De resto, o ténico pode fazer tudo o que um contador faz, inclusive ter seu próprio escritório.

Por isso, a maioria dos técnicos se acomodova e nem corriam atrás de fazer uma faculdade.

Assim, se as perguntas que são iguais aos técnicos e bacharéis não se referem a auditoria, perícia ou sobre ações na bolsa eu acho que não cabe recursos, afinal, fora essas três coisas tanto o bacharél quanto o técnico são iguais perante a lei...

"um cego, num quarto escuro, procurando um chapéu preto que não está lá!"
ALESSANDRO APARECIDO SECUNDINO

Alessandro Aparecido Secundino

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 15:58

Pessoal, boa tarde!

Temos que verificar com urgência as questões que cabem recurso.

Pelo que venho lendo dos colegas mais experientes, a única questão na qual poderia caber recurso seria a da Depreciação, pois eles não indicaram no método da Soma dos Dígitos se o procedimento seria em ordem crescente ou decrescente.

Guillermo L. Espíndola de Almeida

Guillermo L. Espíndola de Almeida

Bronze DIVISÃO 3, Supervisor(a) Serviços
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 16:12

Juliana Patrícia: eu também errei esta questão 20, mas agora entendi o por quê. Veja:

aquisição de 100 peças com imposto recuperável de R$ 500,00, ou seja, custo de R$ 25,00 por peça com R$ 5,00 de imposto por peça

(=)R$ 8.000,00 Receita Bruta de Vendas
(-)R$ 1.750,00 Custo da Mercadoria ( R$ 25,00 X 70un)
(-)R$ 1.250,00 Impostos incidentes ( R$ 1600,00 - 70 X R$5,00 de impostos recuperáveis)
(=) R$ 5.000,00 Lucro Bruto...

Espero ter ajudado...

"um cego, num quarto escuro, procurando um chapéu preto que não está lá!"
Pâmela Schönardie

Pâmela Schönardie

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 16:16

Olá pessoal!!!

eu não foi desta vez que passei, mais vamos lá fazer em março novamente, estudei bastante mais não o suficiente mais fazer o que.
parabéns aos aprovados e quem não passou bola pra frente e vamos lá.

acertei apenas 17 errei umas por falta de atenção mesmo, mais esta prova estava difícil mesmo, assuntos que não estudei no meu técnico...

alguém vai entrar com recurso em alguma questão?

alessandro

Alessandro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 16:42

na questão 2, --- onde está errado imobilizar o bem adquirido ??????

Questão nº 03

Uma sociedade empresária apresentou em 31.12.2012 as seguintes informações:


Ajustes Credor de Avaliação Patrimonial R$ 400,00

Ajustes Credor de Conversão do Período R$ 400,00

Aumento do Capital Social R$ 1.600,00

Custo da Mercadoria Vendida R$ 2.400,00

Despesa com IRPJ e CSLL R$ 80,00

Icms Incidentes sobre Vendas R$ 4.000,00

Receitas Financeiras R$ 800,00


Com base nessas informações, assinale a opção que apresenta o Resultado Abrangente Total do período.

a)R$ 4.320,00

b)R$ 3520,00

c)R$ 2.720,00

d)R$ 2.320,00.

Vamos as definições:

Conforme o Manual de Contabilidade Societária, FIPECAFI, PG 475 “Resultado Abrangente incluem as mutações do patrimônio líquido que não representam receitas e despesas realizadas. Inclui alterações que poderão afetar o resultado do período futuramente ou às vezes permanecerão sem esse trânsito.”

Exemplos:

A reavaliação de Ativos, que era contabilizada a Débito do Imobilizado e a crédito diretamente no Patrimônio Líquido era considerado resultado abrangente pois alterava o Patrimônio Líquido sem passar pelo resultado do período.

A avaliação de instrumentos financeiros, pelo valor justo, faz parte também do Resultado Abrangente pois altera o patrimônio Líquido, mas vai transitar pelo resultado do exercício somente no futuro.


Eu fiz o calculo da seguinte forma uma DRE separada :

Receita bruta de Vendas 4.000,00
- CMV (2.400,00)
- ICMS s/ vendas (400,00)
- Despesa com Irpj e csll (80,00)
+ Receitas Financeiras 800,00

= Total 1.920,00

E somei com
Aumento do Capital Social 1.600,00

Então: 1.920,00 + 1.600,00 = 3.520,00.

33 - Uma sociedade empresária investirá o valor de R$ 100.000,00 em um projeto que se espera gerar um retorno de R$ 400.000,00 ao final de dois anos

Considerando uma taxa de juros de 3% a.a., o valor presente líquido desse investimento é de:

a) 282.778,77

b) 277.038,36

c) 276.928,93

d) 266.666,67

VPL = Valor Futuro / (1+i)²

VPL = 300.000 / (1,03)²

VPL = 300.000 / 1,0609 = 282.778,77

De acordo com a NBC TG 46 – Mensuração do Valor Justo, assinale a opção INCORRETA.
a) O valor eem uso utilizado no teste de recuperabilidade de um ativo imobilizado desconsidera na sua mensuração o Valor Justo;
b) O valor justo caracteriza-se pelo reconhecimento de perdas estimadas nos estoques avaliados pelo valor realizável líquido;
c) O valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração;
d) O valor justo é uma mensuração baseada em mercado.
Resposta: A
Nem sempre é desconsiderado. (PROVISÓRIO)


Com base no texto, identifique o item INCORRETO.
a) O capitalismo sucedeu o sistema econômico mercantilista;
b) O “preço justo” era o preço fixo arbitrado pelo monarca, desconsiderando a lei da oferta e da procura dos produtos;
c) Impostos como o ICMS e o IPI estão embutidos hoje no valor final dos serviços e das mercadorias;
d) A presidenta da República regulamentou a lei que obriga a supressão dos impostos invisíveis que o Congresso sancionou.

Resposta: A.
Foi o mercantilismo que precedeu algo.

Na questão 35 ao meu ver a resposta correta é a "b". Não precisa nem fazer cálculo: se é juros simples de 30% ao ano, a taxa ao mês é de 2,5% (30% / 12). Se o título foi pago 4 meses antes, o desconto seria de 10% (2,5% . 4). Então, o desconto será de R$ 1.500,00.

Questão 16
Considerei duplicatas descontadas como redutora do ativo, logo o valor total do Ativo é R$ 158.000,00.

alessandro

Alessandro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 18:05

Questão 44.
Art. 3º No desempenho de suas funções, é vedado ao Profissional da Contabilidade: (Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010) I – anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, em detrimento aos demais, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes; (Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

então a alternativa correta é letra A

Juliane Melo Paz

Juliane Melo Paz

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 18:09

Na questão 16: Ele pede o saldo no Balanço patrimonial.
No Balanço Patrimonial as contas com saldo credor no ativo são transferidas para o passivo lançadas como empréstimos. É a mesma coisa que a conta do banco, no final do ano tu transfere o saldo credor para o passivo.
Essa questão caiu na prova do ano passado, a mesma questão.

Juliane Melo Paz

Juliane Melo Paz

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 18:25

Na questão 2: Considerando que a taxa de câmbio utilizada para converter um Dólar em Real, em 14.11.2012, era de R$2,06 e, em 31.12.2012, era de R$2,04, é CORRETO afirmar que:

No Contas a pagar tu vai ter 204.000,00 pois vamos usar a taxa do dolar em 31.12
No Imobilizado vamos ter 206.000,00 pois vamos utilizar a taxa do dolar em 14.11

Ele pergunta o que é correto afirmar: Então a resposta é: O valor que constará no Contas a Pagar da sociedade em 31.12.2012 será de
R$204.000,00.

Rodrigo Basilio

Rodrigo Basilio

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 19:57

Pessoal, precisamos montar um modelo de recursos das questões acima, e divulgar o maximo possivel, pois quanto mais pessoas, mais chances teremos de ter questão anulada!

Atenciosamente,
Rodrigo Basilio.

Consultoria Fiscal.
Página 6 de 8

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.