x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 18.977

contabilização de seguros

luiz guilherme santos

Luiz Guilherme Santos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 23 agosto 2006 | 11:39

seguros são despesas do exercicio seguinte, vc com a apolice do seguro saberá qual o valor total do seguro, lance no ativo, no item "despesas do exercicio seguinte, e cada mes vc deve apropriar o valor pago, lançando esse valor como despesa.

ex. seguro 1200,00 para 12 meses de seguro. Vc lance esse valor como sendo despesas de exercicio seguinte"ativo" e seguros a pagar "passivo", dividindo esse valor por 12 meses dará uma prestação de 100,00 por mes. Quanto pagar esse valor, dará baixa em seguro a pagar e caixa. Posteriormente, vc tira esses 100,00 da despesas do exercicio seguinte, e joga como sendo despesas, para confrontar com o resultado do periodo.

Regina C F Camelo

Regina C F Camelo

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sábado | 10 dezembro 2011 | 22:32

Estou fazendo um trabalho onde tenho que fazer um balancete de verf inicial, DRE, Balancete final e balanço. Os dados são de 31 dez 2010
Nos itens fala

Pagamento de seguros em novembro de 2010 no valor de 30.000,00 relativos ao período de cobertura de 01 de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2011.
Gostaria de ajuda, pois não estou entendo se vou lançar como pagamento e eu qual data, como entrará nos balancetes.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 12 dezembro 2011 | 12:52

Prezada Regina,

O lançamento deve ser feito no dia em que a questão esta informando o pagamento (Novembro), ficando da seguinte forma:

D - Seguros a apropriar (AC)
C - Banco ou caixa (AC)

E em 2011 você deve apropriar 1/12 do valor a titulo de despesa com seguros.

At.
Marcos

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 15:57

Boa tarde Eliane.


Para fazer um lançamento contábil deve-se fazer uso de 5 elementos:

Data do documento – dia, mês e ano da ocorrência do registro.
Conta devedora – é a conta debitada.
Conta credora – é a conta creditada.
Valor do lançamento em moeda nacional.
Histórico – é um indexador de apoio à busca da informação num futuro, é a narração tácita do fato ocorrido, geralmente "resumido" para eventos corriqueiros e "detalhado" para itens de grande importância.


Se faltar um desses elementos, fica impossivel fazer o lançamento, como no seu caso, falta o elemento valor, logo, esse lançamento não pode ser feito.

abraço.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Eilany Rocha

Eilany Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 17:25

Olá,

Obrigada pela informação Sr Luiz José.

Bom, mas ainda tenho dúvidas. Possuo o valor das parcelas do seguro do ano (onde até outubro o valor era 753, com a saida de duas pessoas o valor ficou 531). Possuo também alguns comprovantes de pagamento, mas não todos. Sei que seguro é despesa antecipada, mas sem o valor total da apolice não posso apropriar. Gostaria de saber se há problema em lançar como despesa normal!!

Obrigada!!!

Atenciosamente,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.