x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 3.026

Tamiris Fernandes de Almeida

Tamiris Fernandes de Almeida

Bronze DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 6 novembro 2013 | 10:27

Bom dia, estou na 7º fase do curso de Ciências Contábeis, e no proximo semestre começo a fazer o meu projeto de TCC, sei que quero fazer na área trabalhista, atualmente trabalho com isso e tenho domínio na área, iria fazer sobre o E-Social mais outro colega ja irá fazer, estou meio perdida gostaria de dicas sobre qual tema seria bom fazer.
Obrigada

Atenciosamente,

Tamiris F. de Almeida

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Sexta-Feira | 8 novembro 2013 | 22:44

Tamires,

Terceirização é bom tema.
Existe uma proposta para mudança, seria legal analisar.
Além disso, a TST (maior tribunal da Justiça do Trabalho) recentemente mudou seu entendimento sobre o tema.

Outro tema em destaque são os Direitos Trabalhistas das empregadas domésticas.

Pode falar tbm sobre Periculosidade, Insalubridade.

Um tema que envolveria Direito do Trabalho e Tributário, seria a composição da base de cálculo da contribuição previdenciária sobre as verbas indenizatórias. Ex: Terço de férias, aviso prévio, etc.


Att.
Carlos Alberto Gama.

Cursos na área de faturamento? https://www.carlosalbertogama.com.br
Blog do Faturista - http://faturista.blogspot.com.br

Thaísa Queiroz de Souza

Thaísa Queiroz de Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 10 anos Domingo | 15 dezembro 2013 | 11:35

Tamiris, que questão você abordaria sobre o eSocial? Também estou interessada nesse tema, mas fiquei um pouco perdida depois que adiaram o prazo para abril. Trabalho em uma empresa tributada pelo Lucro Real e queria falar sobre o processo de implantação, porém tenho que apresentar a minha monografia até fevereiro, antes do prazo estipulado para a conclusão da implantação.

Obrigada!

Ricardo, achei a PEC 231 um assunto interessante a ser discutido. Estava lendo sobre o projeto e tentando entender os argumentos... Fiquei pensativa em um ponto, sob que aspecto a redução da jornada de trabalho faria gerar mais empregos? Se as empresas tiverem que contratar mais funcionários sem a redução dos salários dos já funcionários, isso não aumentaria muito a despesa com salários para os empregadores e para alguns ficaria difícil de suportar?
Procurei material sobre o assunto e encontrei pouca coisa, a maioria diz o mesmo e fiquei com dúvidas em alguns pontos.

Thaísa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.