x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 8

acessos 5.387

Contabilidade Financeira

jorge pereira rodrigues

Jorge Pereira Rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Domingo | 1 dezembro 2013 | 02:57

Ola pessoal eu sou aluno da Unip e na minha prova tinha duas questoes discursivas q eu nao consegui responder:
1) o sr Amarildo, propietario da empresa Doces Sonhos Ltada, informou que o saldo a receber nos ultimos dois anos sobre as vendas aprazo totalizou R$150.000,00, sendo R$60.000,00 no primeiro ano e R$90.000,00 no segundo. Neste ano a sr Amelia, contadora da empresa, informa que o saldo a receber em 31 dezembro sobre vendas realizadas a prazo, equivale a R$120.000,00. Considerando-se o quadro abaixo com informaçoes sobre perdas ocorridas no dois ultimos anos, solicita-e a constituiçao e a contabilizaçao da ECLD (Estimativa de Creditos de Liquidaçao Duvidosa) para este periodo:
ano saldo a receber sobre vendas aprazo perdas ECLD (Est. com Credito de Liq Duvidosa % de perdas
1 R$60.000,00 perdas = R$3.600,00 6%
2 R$90.000,00 perdass= R$6.300,00 7%
3 R$120.000,00 ECLD = ? ?

Obs.: para efetuar a contabilizaçao, voce devera efetuar e demonstrar todos os Calculos envolvidos, caso contrario, a questao sera anulada.


Olha pessoal esta questao eu deixei em branco pois eu nao sabia nem por onde começar a faze-la, se alguem puder me ensinar Agradeço.
desde já muito obrigado.

Rosimery Marques

Rosimery Marques

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 10 anos Sábado | 14 dezembro 2013 | 21:14

Olá Sandra fiz mas nao fui bem, vou fazer exame, a ECDL de 120,000.00 é 7.920,00 ( 6,6% ) fiz como estava na pagina 08 da apostila. dividi 150.000,00 por 9.900,00=6,6%
Na segunda lancamentos:

ECLD $120.000,00 x 0,66 + $7.920,00
D Despesas Estimativa p liquidacao duvidosa 7.920,00
C Estima para ECLD 7.920,00
Se vc. puer me mandar sua prova corrigida escaneada @Oculto, enviarei a minha e o exercicio que estou tentando melhorar.
Aguardo.

Anderson de Paula

Anderson de Paula

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 16 dezembro 2013 | 22:16

Olá,
parece que estamos todos no mesmo barco...
Fizemos o exercício conforme entendemos mas não alcançamos o que o avaliador queria.

Acontece que tenho tentado junto à tutoria para entender o que eles querem para então conseguir entender o exercício. Todos os contatos que fiz pelo portal de atendimento recebi o retorno de que não tinham acesso à prova, para eu pedir revisão de nota... mas não entenderam que o que eu queria era aprender o exercício. Na verdade, acho que os tutores também não entenderam pois enviei cópia digitalizada da prova para eles me orientarem e nada.

Respondi às questões com o mesmo raciocínio da Rosimery mas a nota que obtive foi 2,5 (discursiva). Estou entendendo que consideraram uma questão certa e a outra errada. Mas como, se a questão 2 é um "pedaço" que questão 1? Ou seja, se acertou 1, deveria ter acertado a outra...

Quarta-feira será dia do exame. Se alguém puder nos ajudar, será muito bem vindo.

Aguardo,

Herivelto Sarges

Herivelto Sarges

Prata DIVISÃO 2, Gerente Financeiro
há 10 anos Segunda-Feira | 16 dezembro 2013 | 22:39

Pessoal não há dificuldade alguma nesse assunto.

Vejam essa parte:

Divane Alves da Silva Nagatsuka e Egberto Lucena Teles apontam que:

o montante da provisão é estabelecido, normalmente, com fundamento na experiência acumulada pela empresa em suas vendas a prazo
(estatísticas de não recebimento) e análise de tendências no mercado (inadimplência no setor econômico). O ideal talvez fosse analisar duplicata por duplicata, ou seja, cliente a cliente, e aí efetuar a provisão, mas sabemos que nem sempre isso é possível, por isso, a
sistemática mais utilizada é o estabelecimento de uma média estatística de inadimplência dos últimos três ou cinco anos
(NAGATSUKA; TELES,
2002, p. 125).


Portanto se levarmos em consideração os dois anos teremos:

6% + 7%/2 = 6,5%

R$ 120.000,00 X 6.5% = R$7.800,00

Contabilização

D - Despesa ECLD (DRE) ---------- R$7.800,00

C - ECLD (AC) ---------------------- R$7.800,00

Anderson de Paula

Anderson de Paula

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 18 dezembro 2013 | 14:44

Eu consegui contato com a tutoria e, quanto ao valor, o tutor me disse que o resultado do calculo é mesmo 7.920,00. Só a contabilização que ele passou é que diverge da apostila (pag. 8), pois ele orientou D-ECLD e C-Despesa ECLD. Porém, nesta contabilização acho que o tutor está enganado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.