x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 2.144

Meu professor pediu para eu fazer um trabalho

FABIO MORAES OLIVEIRA

Fabio Moraes Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 2 dezembro 2013 | 15:14

Meu professor pedir para eu fazer um trabalho, só que não faço a minima ideia de como elaborar o tema, alguém pode me ajudar, pois busquei na internet e achei um monte de informações desencontradas sobre o assunto.

o tema é:

Efetuar e controlar registros e controles de produção, compras, vendas, serviços, inventário e apuração de impostos nos respectivos livros fiscais.

Iury Zamarian

Iury Zamarian

Bronze DIVISÃO 1, Account Manager
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 11:13

Caro Fábio, bom dia.

Na elaboração do seu tópico não foi descrito se era para fazer uma pesquisa ou se era para preencher planilhas de controles.

Se for para fazer uma pesquisa, você deve procurar sobre como são feitos todos os controles dos ítens que você descreveu acima até a etapa final, que é a apuração dos impostos. Ou seja, você deve procurar cada um desses temas e fazer uma ligação entre eles até que cheguem a apuração dos impostos nos livros fiscais.

Se for para preencher planilhas, o professor deveria ter informado os dados que eram para serem preenchidos.


Espero ter ajudado.

Francisco Rabelo Junior

Francisco Rabelo Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 3 dezembro 2013 | 11:32

Bom dia Fabio e Iury,

acrescentando o que o colega Iury colocou, eu partiria para elaborar a planilha de controle ou seja, criar uma empresa ficticia, simular o regime tributario, que pode ser qualquer uma que tenha produção própria, dai colocar um estoque inicial por exemplo 2012 e efetuar compras de matéria prima, acrescentando os impostos passiveis de recuperar crédito como o icm e pis, cofins. Dai contabilizar as etapas de produção como estoque em elaboração até o produto final pronto para venda. Acresça e enriqueça seu trabalho com um preço de venda do produto que ira vender com uma margem de lucro por exemplo de uns 20 a 40 % afim de apurar os impostos a pagar ou crédito. Comece com o livro de registro de estoques que pode ser um simples "kardex"...hoje ainda se utiliza este nome no mais sofisticado sistema contabil inclusive ERP. Bem e por ai vai...dai tem o livro de impostos como o icm e ipi que você vai calcular os impostos a pagar ou manter crédito futuro. Na prestação de serviços ha o iss e pode simular uma retenção.

Bem não sei se você teve aulas com estas riquezas de detalhes caso contrario seria pergunta ao professor, como comentou o colega Iury pois se não houve estas aulas, a pesquisa e o trabalho vai demandar no minimo um final de semana em casa e dai sugiro um grupo de trabalho por exemplo simulando uma equipe contábil onde cada um fique responsável com uma parte e depois junta tudo.....só não jogue fora e se o mediador permitir, publique aqui que a gente aprende um pouco mais também...
boa sorte e um abraço,
Francisco!

Eriqui Baldin

Eriqui Baldin

Prata DIVISÃO 1, Diretor(a) Adm. Financeiro
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 19:28

Olá, pelo o que descrevesse, terás que realizar informações diárias, do cotidiano de uma empresa, sendo que no dia a dia essa empresa X efetua compra de mercadorias, vende, presta serviços e afins, e demonstrar isso no livro diário, compras, vendas prestação de serviços e afins, utilizam de impostos, como ICMS, PIS/COFINS, ISS. seja eles a recuperar ou recolher ou S/V ou S/S. Praticamente tudo na contabilidade tem uma ligação, desde a base do controle de uma despesa até o lançamento deste mesmo, você sabe que o cotidiano de uma empresa acontece várias coisas, diversas compras, despesas e afins, demonstre isso em um lançamento, e demonstre a ligação ao decorrer do mesmo é uma forma simples, e bacana de apresentar tais ligações. Espero ter ajudado, até breve.

Atenciosamente:
Eriqui Baldin - @Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.