x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 533

acessos 103.205

Exame de Suficiência 2014.1 - Técnico - Debates das Questões

Felipe Cesar

Felipe Cesar

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 15:23

Nilson eu ja fiz o recurso da ref. questão e ja enviei:

Venho atravez desta solicitar o FCB a anulação da questão nº 29, pois como podemos ver o valor de “Ganho de Capital na Alienação de Bens do Ativo Não Circulante” é um valor inválido, valor que não existe (R$ 48.0000,00), fazendo com que no momento de efetuar os cálculos o candidato poderia ficar em duvida com relação a o real valor dessa informação, influenciando diretamente na resposta da questão.
Como sabemos o tal valor exposto na pergunta não equivale nem a R$ 48.000,00 ( quarenta e oito mil ) ou R$ 480.000,00 ( quatrocentos e oitenta mil ) dessa forma deixou o candidato sem saber o que fazer para chegar a resposta correta.

29. Uma sociedade empresária é tributada pelo imposto de renda com base no lucro presumido no quarto trimestre de 2013, e foram extraídas as seguintes informações de sua escrituração contábil:

Receita Bruta de Vendas de Mercadorias R$540.000,00
Receita Bruta de Serviços R$144.000,00
Ganho de Capital na Alienação de Bens do Ativo Não Circulante R$48.0000,00
Rendimentos de Aplicações Financeiras de Renda Fixa R$24.000,00

Os índices utilizados para cálculo do lucro presumido são de 8% sobre a venda de mercadorias e 32% sobre a prestação de serviços.

O valor do lucro presumido foi de:

a) R$161.280,00.
b) R$137.280,00.
c) R$113.280,00.
d) R$89.280,00.

Fiz Assim!

Valdeci do Rosario Tuler

Valdeci do Rosario Tuler

Prata DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 15:26

A questão 38 até entrarei com recurso, porém creio ser muito difícil conseguir alguma coisa, pois Laborar e Elaborar, dependendo da situação são sinônimas.
Pois elaborar algo é na realidade laborar (trabalhar). Alguém discorda ?

Felipe Cesar

Felipe Cesar

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 15:32

Valdeci eu entrei com recurso nessa questão, pois ou outros 2 itens estão exatamente escritos conf. a lei e pq somente o item I seria diferente, foi feito pra confundi mesmo ou foi erro de grafia, é complicado, temos a oportunidade vamos fazer o recurso se der certo melhor ainda.

Telma Silva

Telma Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 16:03

Pessoal alguem poderia ajudar informando sobre a questão 6 do técnico, pelo que vi muitos se confundiram colocando resposta C?
Me ajudem por favor. Tinha certeza que era a "C"

6. Uma sociedade empresária apurou, no exercício de 2013, um lucro líquido de
R$120.000,00. O saldo do Patrimônio Líquido, antes do registro do resultado e
da respectiva destinação, era de R$188.000,00, assim distribuído:

 Capital Social R$150.000,00
 Reserva de Ágio na Emissão de Ações R$2.000,00
 Reserva Legal R$26.000,00
 Reserva Estatutária R$10.000,00

De acordo com a Lei no
6.404/76, o valor a ser registrado em Reserva Legal
como destinação do lucro líquido apurado em 2013, é de:

a) R$9.000,00, pois a companhia poderá deixar de constituir a reserva legal no
exercício em que o saldo dessa reserva, acrescido do montante das reservas de
capital, exceder 30% do capital social.
b) R$7.000,00, pois a companhia poderá deixar de constituir a reserva legal no
exercício em que o saldo dessa reserva, acrescido do montante das demais
reservas de lucro, exceder 30% do capital social.
c) R$6.000,00, uma vez que a reserva legal deve corresponder a 5% do lucro líquido
do exercício antes de qualquer outra destinação.
d) R$4.000,00, uma vez que o saldo da Reserva Legal está limitado a 20% do
Capital Social.

Valdeci do Rosario Tuler

Valdeci do Rosario Tuler

Prata DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 16:11

Felipe, mesmo eu achando que não, entrarei com recurso, pois a união faz a força e eu também a errei.
Não vejo motivos para eu ficar aqui com minhas suposições e perder um ponto já que posso ao menos tentar fazer nossos direitos, pois se fôssemos nós exercendo a profissão com um erro desse seríamos punidos pelo Código de Ética ou outro instrumento legal.
Me mande como você fez seu recurso vou me basear nele. Seja o que Deus quiser !!!

Valdeci do Rosario Tuler

Valdeci do Rosario Tuler

Prata DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 16:22

Moacir,
Olhando o dicionário elas, em certas situações, são sinônimas.
Mas também achei sacanagem os outros itens estarem iguais a resolução, foi para reprovar mesmo, foi para nos confundir.
Até porque na hora da com a adrenalina a mil, errei por interpretação.
Uma coisa é cobrar nosso conhecimento, outra é por um monte de pegadinha visando lucro, afinal são R$ 100,00 de cada candidato.
Mesmo eu acreditando não dar em nada vou recorrer dela também.

Wagner Ávila

Wagner Ávila

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 16:23

Telma Silva,

na questão 6, a resposta é letra D, sim.

Por que a Lei no 6.404/76 diz que deverá ser destinado 5% do lucro líquido a Reserva de Lucro, desde que o valor não ultrapasse o limite de 20% do Capital Social.

Perceba que a Reserva de Lucros já se encontrava com o valor de 26.000,00, portanto, não deverá passar de 30.000,00 (20% do capital social).
Sendo assim, só poderá destinar 4.000,00 a título de reserva de lucros.

Espero ter ajudado.

Felipe Cesar

Felipe Cesar

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 16:23

valdeci fiz da seguinte maneira algo simples.

Venho solicitar junto ao CFC a anulação da questão 38, pois a mesma fere o principio da Resolução nº 1370/11 do CFC, levando o candidato a achar que o item I é uma pegadinha e dessa forma julgando ele como errado pois o mesmo não esta em total legitimidade com o descrito na Seção II item IV da lei.

No caderno de perguntas podemos ver que consta no item I - É competência do Conselho Federal de Contabilidade laborar, aprovar e alterar as Normas Brasileiras de Contabilidade de Natureza Técnica e Profissional e os princípios que as fundamentam.

Na resolução 1370/11 consta na seção II Competência item IV – Elaborar, aprovar e alterar as normas brasileiras de contabilidade de natureza técnica e profissional e os princípios que as fundamentam.

Consta como “ LABORAR ” no caderno de perguntas e na lei consta com “ ELABORAR ”, isso pode ser feito para confundir o candidato ao erro ou realmente foi erro de grafia.



Adriano José da Silva

Adriano José da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 16:53

Pessoal, não estou entendendo sobre a questão 29 que muitos aqui vão entrar com recurso.

É que na prova a questão é a de número 28 e não a 29.

Não estou com minha prova impressa, mas na prova online do site CFC ela aparece com o número 28.



Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 16:59

Pessoal,

Foi anexado ao tópico recurso para a questão 28, enviado pela Laryssa Abud de Azevedo.
Para baixar clicar em: Ver Anexos.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Denise Costa Nepomuceno

Denise Costa Nepomuceno

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 17:31

Questão 42 eu entrei com recurso depois de ler com calma a NBC TG 3 (R1),já tinha ficado encucada com ela ontem,e agora parei para ler,a questão é que a resposta da letra B como vi em muitos gabaritos por ai,também se encaixa na resposta correta,em anexo o recurso e a norma,a resposta B se encaixa de acordo com a norma,se eu estiver errada alguém me mostre por favor. bjoss

Contadora na Hope Contábil
https://hopecontabil.com/
Denise Costa Nepomuceno

Denise Costa Nepomuceno

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 17:56

Wagner consegui copiar o recurso é este..

Juros e Dividendos
32.
Os fluxos de caixa referentes a juros, dividendos e juros sobre o capital próprio
recebidos e pagos devem ser apresentados separadamente. Cada um deles deve ser
classificado de maneira uniforme, de período a período, como decorrentes de atividades
operacionais, de investimento ou de financiamento
33.
O valor total dos juros pagos durante o período é divulgado na demonstração dos fluxos
de caixa, quer tenha sido reconhecido como despesa na demonstração do resultado, quer
tenha sido capitalizado, como decorrente de atividades de investimento.
34.
Os juros pagos e recebidos e os dividendos e juros sobre o capital próprio recebidos são
comumente classificados como fluxos de caixa operacionais em instituições financeiras.
Todavia, não há consenso sobre a classificação desses fluxos de caixa para outras
entidades. Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital próprio
recebidos podem ser classificados como fluxos de caixa operacionais, porque eles entram na determinação do lucro líquido ou prejuízo.
Alternativamente, os juros pagos e os juros e dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos podem ser
classificados como fluxos de caixa de financiamento e fluxos de caixa de investimento,
respectivamente, porque são custos de obtenção de recursos financeiros ou retorno sobre investimentos.
35.
Os dividendos e os juros sobre o capital próprio pagos podem ser classificados como
fluxo de caixa de financiamento porque são custos da obtenção de recursos financeiros.
Alternativamente, os dividendos e os juros sobre o capital próprio pagos podem ser
classificados como componente dos fluxos de caixa das atividades operacionais, a fim
de auxiliar os usuários a determinar a capacidade de a entidade pagar dividendos e juros
sobre o capital próprio utilizando os fluxos de caixa operacionais.
36.
Este Pronunciamento encoraja fortemente as entidades a classificarem os juros,
recebidos ou pagos, e os dividendos e juros sobre o capital próprio recebidos como
fluxos de caixa das atividades operacionais, e os dividendos e juros sobre o capital
próprio pagos como fluxos de caixa das atividades de financiamento. Alternativa
diferente deve ser seguida de nota evidenciando esse fato.

De acordo com o enunciado acima não encontro onde diz que: Recomenda fortemente a classificação como
atividades de financiamento como a questão da prova fala,deixa uma dúvida quando diz que recomenda
fortemente a tratar os dividendos e juros sobre o capital próprio como atividades de financiamento,não vejo
isso no enunciado da NBTG 03 (R1). Como consta no Item 35 e 36, a resposta letra b da questão também se
encaixaria na resposta correta. Peço que reavalie a questão ou anule

Contadora na Hope Contábil
https://hopecontabil.com/
Página 11 de 19

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.