x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 533

acessos 103.241

Exame de Suficiência 2014.1 - Técnico - Debates das Questões

Regiéli

Regiéli

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 08:21

Raquele e Valdecir, estou enviando email a eles também referente à esta questão. Não custa tentarmos... E outra, vou colocar na justiça, não admito todos esses erros deles, e ficarmos pendurados por 1 questão. Já fiz 4 vezes a prova, eles acham, que achamos nosso dinheiro no lixo? No fórum, aqui onde moro, podemos abrir processos em JUSTA CAUSA, não precisamos gastar R$ 1,00. É só ir no fórum, preencher um formulário e eles encaminham pra nós, sem custo nenhum. Posso não ganhar nada, mas que vou tentar, eu vou.

Janaina Laurenti

Janaina Laurenti

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 09:44

Bom dia a todos

Também enviei um email, pedindo retratação da questão 43, tirei base do meu recurso (que acho q eles nem leram) e complementei com o argumento do Valdeci, estou revoltada, como que é q eles querem nos avaliar, se nem eles estão aptos pra isso, essa prova foi fiasco por parte do CFC, segue meu email, se alguém quiser ter uma base, quanto mais pessoas reclamar melhor:

Prezados senhores responsáveis pelo exame de suficiência:

Venho por meio deste, solicitar a reavaliação da resposta no gabarito oficial referente a questão 43, já que houve um erro claro por parte do CFC exame de suficiência nº 01/2014 na categoria Técnico de Contabilidade.

A questão 43 solicita ao candidato para analisar e julgar corretamente os itens referentes à NBC TG 30 – Receitas: Vendas de Bens e apresenta no item I:

...“A entidade tenha transferido para o comprador DOS riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens.”

Em análise da norma solicitada, o texto difere do enunciado alterando o sentido da frase, como se pode verificar no texto da NBC TG 30 – Receitas: Vendas de Bens:
.....
14. A receita proveniente da venda de bens deve ser reconhecida quando forem satisfeitas todas as seguintes condições:
(a) a entidade tenha transferido para o comprador OS riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens;
....

É evidente que a interpretação do enunciado altera o entendimento em relação ao que é descrito na norma. Pelo enunciado, entende-se que o comprador adquiriu somente os riscos e benefícios, e não o bem, o que não faz sentido. Dessa forma, o item I deve ser considerado incorreto, já que a norma estabelece que ao vender o bem a entidade transfere para o comprador OS riscos e benefícios inerentes ao bem.
Salientando que o item I do enunciado está incorreto, a alternativa (d) também está incorreta, sendo a opção correta alternativa (c).

Reforçando ainda, essa mesma questão caiu em exame anterior, precisamente no exame de suficiência nº 01/2013 na categoria Bacharel, no qual era a questão de número 29, como segue:

29. De acordo com NBC TG 30 – Receitas, o reconhecimento da receita proveniente da venda de bens deve ser efetuado quando forem satisfeitas algumas condições. Analise as condições de reconhecimento de receitas abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. A entidade tenha transferido para o comprador OS riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens.
...
São condições para reconhecimento da receita da venda de bens, apenas o(s) item(ns):
...
b) I, II e IV.
...
E que no gabarito consta a resposta B certa, pois o enunciado seguiu corretamente a redação da NBC TG 30.


Enfim, requeiro a anulação ou correção da questão n.º 43 do exame de suficiência nº 01/2014 na categoria Técnico de Contabilidade.

Atenciosamente,

Janaina Romualdo da Costa Laurenti
Inscriçãonº447863 (Técnico de Contabilidade)

Raquele Noble Rodrigues

Raquele Noble Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 11:19

Eu acho que temos que mostrar que não estamos dispostos a aceitar essa injustiça... Tb vou por na justiça se nada se resolver. E tb acho que isso deveria ir a público através de jornais. Nós podemos ficar omissos e simplesmente aceitar o que não esta certo. Não me conformo com isso e não vou fazer mais prova alguma.

Raquele Noble Rodrigues

Raquele Noble Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 11:20

Eu acho que temos que mostrar que não estamos dispostos a aceitar essa injustiça... Tb vou por na justiça se nada se resolver. E tb acho que isso deveria ir a público através de jornais. Nós podemos ficar omissos e simplesmente aceitar o que não esta certo. Não me conformo com isso e não vou fazer mais prova alguma.

Raquele Noble Rodrigues

Raquele Noble Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 11:21

cometi um erro de português. onde diz "Nós podemos ficar omissos e simplesmente aceitar o que não esta certo." eu quis dizer "Nós não podemos ficar omissos e simplesmente aceitar o que não esta certo."

Valdeci do Rosario Tuler

Valdeci do Rosario Tuler

Prata DIVISÃO 1
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 14:49

Como faremos isso em tempo ?
Pensei em postar no Facebook, pois lá se fala mal até da presidenta e nunca ouvi dizer que alguém tivera sido punido por isso.
Tem de ser uma coisa bem feita, bem elaborada e usando os meios de comunicação certos, sem em nenhum momento denegrir a imagem do CFC, pois se for dessa forma eles só de birra não irão reavaliar essa questão.
Eu tenho quase certeza ter sido erro da gráfica, então que a gráfica seja punida, pois numa questão de bacharel por erro de impressão ANULARAM uma das questões, e é o correto a ser feito nesse caso.
Vamos nos unir e fazer tal manifesto, mesmo quem "acertou" ganharia com essa anulação.

ROSIMARA REBELO DA SILVA

Rosimara Rebelo da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 14:59

Valdeci, eu tenho uma página no Facebook. Posso publicar por lá, tudo conforme você disse sem denegrir a imagem do CFC, seria pior pro nosso lado mesmo. A página é iniciante, mas conheço algumas pessoas de influencia que podem nos ajudar na divulgação. Antes de tudo quero que saibam que não quero tirar proveito em "curtidas", quero meus direitos também. Estamos juntos!

https://www.facebook.com/DiariodeContador

Valdeci do Rosario Tuler

Valdeci do Rosario Tuler

Prata DIVISÃO 1
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 15:02

Alguém de vocês tem algum conhecimento jurídico ?
O que tenho é pouco para fundamentar um documento formal.
Mas a Constituição nos dá esse direito de expor nossas opiniões desde que não se ofenda a outra parte.
Creio que a internet é o melhor caminho, pois as vias judiciais são lentas.
Quem tiver contato com advogados experientes nessa causa entem em contato.

Raquele Noble Rodrigues

Raquele Noble Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 15:12

Sim temos que ter consciência que denegrir a imagem do cfc tb fere o código de ética. Temos que nos manifestar sim, mas de forma que eles não tenham como usar isso contra nós.
Esse é o nosso direito, eu preciso desse ponto, mas mesmo que não precisasse iria correr atras disso porque é um absurdo, dessa vez foi 1 questão na próxima quem sabe 2, se ninguém fizer nada e aceitar isso a tendência é cada vez ficar pior.

Vamos lutar pelo que é nosso, não podemos pagar pelo erro do cfc ou da gráfica.

Adenilson Ribeiro

Adenilson Ribeiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Advocacia
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 16:39

Precisamos de manifestarmos contra esta edição do exame de suficiência de 1/2014. Seja erro de gráfica ou de formulação, puco importa; Precisa ser revisto o gabarito oficial pois ah discordância de questões idênticas de técnico e de bacharel ao qual em um foi anulado e outra não. É difícil. #adenilsonribeiroll

ROSIMARA REBELO DA SILVA

Rosimara Rebelo da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 16:39

Gostaria da opinião de vocês, será que posso ser prejudicada se eu postar o seguinte texto, e se alguém quiser dar uma opinião ou continuação pode sugerir a vontade. Obrigada desde já.


Questões mal formuladas prejudicam examinados no Exame de Suficiência 2014.1

Questões erradas, mal formuladas e, muitas vezes, sem nenhuma relação com a função a ser desempenhada pelos aprovados no exame de suficiência estão se tornando comuns nos exames de suficiência elaborados como requisito para a obtenção ou restabelecimento de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC). A prática coloca em dúvida até que ponto as bancas organizadoras são capazes de selecionar, de fato, os candidatos mais bem capacitados a prestar um serviço de qualidade ao país, ou se simplesmente escolhem os que passam mais tempo memorizando conteúdos que de nada servirão depois dos testes.

Um dos casos recentes foi o da prova 2014.1, para técnicos e bacharéis em ciências contábeis, que por possível falta de conhecimento do conteúdo por parte da banca organizadora, resultam em gabaritos errados e, invariavelmente, levam à anulações das perguntas, mudanças de respostas dos gabaritos oficiais e pilhas de recursos apresentados pelos candidatos. Avalia-se que a má elaboração das provas fere o princípio da razoabilidade. São muitas as questões que não agregam nada. O objetivo deveria ser medir o conhecimento e a cultura do candidato em assuntos que possam ajudar na atividade que será executada, em vez de um mero exercício de adivinhação.

Valdeci do Rosario Tuler

Valdeci do Rosario Tuler

Prata DIVISÃO 1
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 18:53

Rosimara Rebelo da Silva
Acredito que não há nada de ilegal ou que esteja difamando ninguém, porém , na minha opinião deveria dar ênfase na última questão que discutimos aqui, pois esse mostra que não estão nem aí para nós.
E deixa muito a desejar um conselho desses.
Fui para o Twitter, Google+, Facebook e ainda vou continuar botando lenha nessa fogueira pois esse ponto é nosso !

Jean Silva

Jean Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 21:45

Boa Noite Pessoal, gostaria de saber quais as questões que vcs estão discutindo da prova de técnico, pois gostaria de ajudar de alguma maneira, esta foi 3ª vez que fiz a prova e desta vez tinha certeza que iria passar, mais infelizmente fiquei com 24 acertos, e percebi que esta prova havia muitas questoes com duplo sentido, sei que a 35 não tem como reverter pois na prova de Bacharel teve um erro de grafia e na técnico não. Por favor se tiver alguma maneira de revertemos algo, me avisem.

att, Jean

Raquele Noble Rodrigues

Raquele Noble Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 23:12

Jean Silva estamos mandando e-mails para o CFC e divulgando pelas redes sociais sobre a questão 43, que há um erro de português e não sofreu alteração nem foi anulada. Isso é muito injusto, pq tb preciso desse 1 ponto, não é justo reprovar por um erro do CFC.

Mande e-mail para o CFC e divulgue nas redes sociais e onde puder, vamos nos manifestar e pedir o ponto que é nosso por direito.

Lidiane Lopes de Morais

Lidiane Lopes de Morais

Prata DIVISÃO 1, Supervisor(a) Pessoal
há 10 anos Domingo | 4 maio 2014 | 15:51

Boa tarde galera!

Vamos ajudar a compartilhar!

Mesmo o pessoal que passou ou que não fizeram muitos pontos neste fórum,
vamos ajudar o pessoal que está precisando. Hoje somos nós, amanhã poderá ser vocês!
Precisamos nos unir!

www.contadoraqualquercusto.com.br

https://www.facebook.com/DiariodeContador

Oculto98/?fref=ts" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">https://www.facebook.com/groups/Oculto98/?fref=ts

http://maisrj.com.br/?p=791


Abç

Página 15 de 19

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.