x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 533

acessos 103.205

Exame de Suficiência 2014.1 - Técnico - Debates das Questões

HANIEL SOUZA DOS SANTOS

Haniel Souza dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 15:43

Pessoal só pra deixar claro isso é para bacharel em Ciências Contábeis ok. Diante mão serão anuladas duas questões do exame de suficiência 2014.1, primeiro a questão 28 tem um erro primoroso que é o valor, ou seja erro de digitação, onde apresenta R$ 48.0000,00 ou seja é 48.000,00 ou 480.000, isso falta clareza na questão, por tanto feri o principio de legitimidade e transparência,

Ja questão 35 ele não pede pra relacionar, ou seja pede para julgar os requisitos do juiz e perito, por tanto serão anuladas.

Santorini

Santorini

Bronze DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 15:43

Kleber Ribeiro
você tem sua opinião e eu a minha, mas ser cobrado em um exame de suficiência para área de contabilidade não é certo se cobrado por algo que não é de sua responsabilidade, para isso existe o curso de DP/RH, Analista Fiscal entre outros.

Pensando desta sua forma que muitas vezes o contador em uma empresa torna-se obrigado a assumir as atribuições do fiscal, do DP, do jurídico tributário, do Administrador entre outros, ter o conhecimento para imprevistos é uma coisa, agora a avaliação não é para testar seu conhecimento em outras áreas.

Em uma prova deste tipo você deve ser cobrado por algo pertinente a sua formação, não disse que você não deve ter esse conhecimento, mas neste tipo de prova não concordo ser cobrado por outras áreas do conhecimento.

Assunto encerrado.

HANIEL SOUZA DOS SANTOS

Haniel Souza dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 15:49

Bom Pra deixar claro pelo CTC acertei 28, ja pelo suficiência contábil acertei 31 e unisescon 27, cara mas creio que tem questões divergentes que ambos podem errar, veja a questão 14 dizem que a letra A, porem voces ja fizeram essa analise:

Se e 1.000 o valor da perda, logo com a perda existente 5.000,00 o valor da perda de fato é R$ 6.000,00 vejam isso caiu mais ou menos no exame de suficiência 2011.1 e pasmem quase igual os valores e utilizaram os mesmo critérios, ha professor mario jorge respondeu essa e de fato é 6.000,00.

MOACIR MARINHO

Moacir Marinho

Bronze DIVISÃO 4, Analista Custos
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 16:45

Boa tarde!

Realmente esses gabaritos (exame técnico) que estão sendo postados não podemos confiar, pois existem questões com respostas claras que nos gabaritos estão incorretos, como por exemplo a questão 26 que a resposta correta é a letra B e no gabarito consta a letra A.

At;

Élvio Boranga

Élvio Boranga

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 17:22

Atenção Técnicos em Contabilidade !!!

O Ministério Público da Bahia ( Depois dizem que os baianos são lentos ) conseguiram suspender o exame de suficiência para os técnicos, alegando que a Lei não exige tal procedimento :

“Art. 12. Os profissionais a que se refere este Decreto-Lei somente poderão exercer a profissão após a regular conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos.

§ 1o ...............................................................................

§ 2o Os técnicos em contabilidade já registrados em Conselho Regional de Contabilidade e os que venham a fazê-lo até 1o de junho de 2015 têm assegurado o seu direito ao exercício da profissão.” (NR)

Notem que no parágrafo segundo, assegura o direito ao exercício da profissão até 01/06/2015, e no primeiro parágrafo fala-se em bacharéis.

Portanto, temos que ter alguém que nos represente e não nos impeça de trabalhar!!!

Claudionor Silva Bezerra

Claudionor Silva Bezerra

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 17:44

Caro Élvio, você diz que "assegura o direito ao exercício da profissão até 01/06/2015"! Ora, o exercício da profissão aos técnicos já registrados em Conselho Regional é direito adquirido, não tem prazo de validade. E, aqueles que ainda não tendo o registro em Conselho Regional conseguirem o mesmo até 01/06/2015, também gozarão de direito adquirido ao exercício da profissão.

Pelo menos é assim que entendo. Do contrário, os milhares de Técnicos Contábeis espalhados no Brasil simplesmente teriam que para de exercer a atividade em 01/06/2015!

Valdeci do Rosario Tuler

Valdeci do Rosario Tuler

Prata DIVISÃO 1
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 17:46

Moacir Marinho Ramos Junior ,
Concordo com o Moacir, pois a cada resultado que vejo (inclusive de faculdades) vejo uma divergência ainda maior. As questões mais básicas geralmente batem, porém a maioria dos resultados estão divididos.
Por exemplo, na questão 43 (TÉCNICO) em seu item I- A entidade tenha transferido para o comprador DOS riscos e benefícios mais significativos inerente à propriedade dos bens.
Eu mesmo quase caí nessa pegadinha pois o correto "...para o comprador OS riscos e benefícios...", essa troca de OS por DOS muda bastante o sentido da frase.
Por isso vou dar um tempo com esses gabaritos extraoficiais.

Claudionor Silva Bezerra

Claudionor Silva Bezerra

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 17:51

Sobre a ação do MPF/BA a solicitação já foi atendida quando a prova foi dispensada para aqueles que já tinha concluído o curso em data anterior a vigência da Lei nº 12.249/2010, conforme Resolução do CFC nº 1.461/2014, publicada no dia 17 de fevereiro deste ano. Ou seja, a notícia da Ação do MPF/BA em nada altera a prova aplicada no último dia 06.

PAULA  ROBERTA BRAGAS

Paula Roberta Bragas

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 21:13

meu gabarito
1 a
2 c
3 a
4 c
5 c
6 c
7 c
8 b
9 c
10 d
11 a
12 c
13 d
14 d
15 c
16 b
17 c
18 d
19 a
20 b
21 c
22 c
23 b
24 c
25 c
26 b
27 c
28 d
29 d
30 c
31 d
32 b
33 b
34 c
35 d
36 b
37 d
38 d
39 b
40 a
41 d
42 a
43 c
44 d
45 c
46 c
47 a
48 b
49 a
50 c

HANIEL SOUZA DOS SANTOS

Haniel Souza dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 00:49

Boa Noite

Pessoal a questão 46 tenho certeza que é a letra D, veja o que diz Impedimento técnico-científica abaixo:

2.3.4. IMPEDIMENTO TÉCNICO

2.3.4.1.O impedimento por motivos técnicos a ser declarado pelo perito- contador ou pelo perito-contador assistente decorre da autonomia e da independência que ambos devem possuir para ter condições de desenvolver de forma isenta o seu trabalho. São motivos de impedimento técnico:

a)a matéria em litígio não ser de sua especialidade;

b)constatar que os recursos humanos e materiais de sua estrutura

profissional não permitem assumir o encargo; cumprir os prazos nos trabalhos em que o perito-contador for nomeado, contratado ou escolhido; ou em que o perito-contador assistente for indicado;

c)ter o perito-contador assistente atuado para a outra parte litigante na condição de consultor técnico ou contador responsável, direto ou indireto em atividade contábil ou em processo no qual o objeto de perícia seja semelhante àquele da discussão.

Já a questão 33 também é letra D veja o que diz o CPC 00 e 26:

CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL-FINANCEIRA ÚTIL Características qualitativas fundamentais Relevância Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.
A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiver tomado ciência de sua existência por outras fontes Ms Karla Carioca

Ranniel Martins Silva

Ranniel Martins Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 10:02

Sandra,

No sitio do "MD" por exemplo, ontem a questão 42 de Bacharel era letra "B", hoje alterou para letra "A". O lado bom da divergência do gabarito extraoficial, é que se estiver diferente do Oficial, cabe recurso, e na visão das pessoas que corrigiram, poderão ajudar nesta ação, ao menos, verifique qual equipe esta fundamentando as questões, pois quem só posta gabarito, pode esta alterando e/ou copiando do outro para simplesmente ter audiência no assunto.

Ranniel

Ranniel Martins Silva

Ranniel Martins Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 10:10

Tissiane Balbino,

Acho que a culpa foi minha, no intuito de ajudar, fui penalizado por colocar o seguinte texto:

"Temos a resposta no: http://centrodetreinamentosecursos.blogspot.com.br/ todas as edições."

Foi para responder a seguinte pergunta:

A da Luana Rambo "Postada:Domingo, 6 de abril de 2014 às 17:02:14 Pessoaaall... Alguém sabe onde estão corrigindo a prova? Estou entrando em desespero kkkkkkkkkkkk Podiam liberar o gabarito logo!"

A da Carla Mafessoni "Postada:Domingo, 6 de abril de 2014 às 19:47:46 Parece que parou de corrigir no http://centrodetreinamentosecursos.blogspot.com.br/ "

A da Juliana Borges "Postada:Domingo, 6 de abril de 2014 às 20:22:32 Luana, Você poria postar os links dos sites que você conseguiu os gabaritos? Grata, Juliana"

A da Carina Dias "Postada:Segunda-Feira, 7 de abril de 2014 às 07:50:42 Bom dia Ranniel ....tdo bem ? Qual seria o site pra acessarmos o gabarito da prova Bacharel? Grande Abraço! Carina Dias. Departamento Pessoal/ Legislação Trabalhista @Oculto"

Não tinha um campo para pedir a minha sinceras desculpas, não sabia da regra de como poderia responde-lás, novamente peço desculpas, não queria trazer transtorno. Admiro o trabalho do FORUM e por isso participo. É involvente para mim, falar de Contabilidade ou afins.

Cordialmente, Ranniel

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 10:29

Sandra,,,, eu não conheço outro... desculpe. ;) Mas se você tá passando pelo Suficiencia e pelo merece destaque, já é motivo para ficar feliz.

Tissiane Balbino

Tissiane Balbino

Bronze DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 10:32

Entendi Ranniel!

Aliás gostei da sua correção no CTC.. por lá fiz 29 acertos! Estou ansiosa demais! Na prova passada fiz 24, bati na trave e não quero que isso se repita!!

Vamos montar outro tópico só para bacharel??

Bjs, Tissy

Página 4 de 19

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.