x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 862

acessos 153.972

Exame de Suficiência 2014.1 - Bacharel - Debates das Questõe

Aline D.Santos

Aline D.santos

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 1 maio 2014 | 12:06

Meu Deusssss Haniellll.... Será?????? Meu irmao tbm acha q serei, pq eles nao podem alterar assim e nao fazer nada, quem colocou como a primeira ele acredita q sera aprovado!!!

Meu Deus, tomaraaaaaaaa!!!!

Rosana Barbosa Lopes

Rosana Barbosa Lopes

Bronze DIVISÃO 4
há 10 anos Quinta-Feira | 1 maio 2014 | 19:48

Acredito no CFC, pois este exame foi elaborado por profissionais capacitados. Porém devido gravidade do caso em questão, eles deveriam aprovar todos os candidatos. Seria o justo.

Aline D.Santos

Aline D.santos

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 1 maio 2014 | 19:53

Olhem o email que estao enviando para cfc... Eu ja enviei um parecido, enviem tbm!!


Boa noite , acabei de ter acesso ao gabarito oficial após análise de recursos, e verifiquei a grande negligencia com relação a questão nº 01, onde fora realizado o procedimento de mudanças na alternativa correta ao invés da anulação da questão.
Tendo já sido divulgado anteriormente um outro gabarito contendo a resposta errada como correta na questão n. 01, o correto seria a anulação de toda a questão e não somente a simples mudança de alternativa a esta altura.
Peço a gentileza de uma explicação cabível para tal atitude por parte do CFC, bem como reitero o pedido de anulação desta questão, visto ser este o procedimento correto a ser realizado diante do erro de divulgação da alternativa correta.
Aguardo resposta deste e-mail bem como a resposta do meu pedido de anulação, para não ser preciso tomar os procedimentos legais cabíveis a este respeito como por exemplo ter que adentrar com um mandado de se segurança judicial.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 1 maio 2014 | 19:56

Boa noite a todos,

Em minha visão, se fosse para pontuar quem marcou a número 1 de acordo com o gabarito preliminar, teria que pontuar para todo mundo, ou seja, anulação da resposta.

Mesmo os candidatos que marcaram respostas erradas, iriam se manifestar, pois como iriam pontuar os acertos do gabarito preliminar (que depois foi visto que a resposta estava errada) e não pontuar quem marcou respostas erradas?

Não existe lógica em ter ``duas respostas corretas``, ou seja, pontuar para quem marcou A e D, sendo que o edital é bem claro informando que das quatro alternativas, apenas uma é assertiva.

O erro foi da FBC em publicar um gabarito errado, porém esse erro não dá o direito do candidato ser pontuado se acaso marcou a resposta errada de acordo com o gabarito oficial. Só seria isso possível se a resposta fosse anulada.

Não quero tirar a esperança de ninguém, apenas minha opinião.

Boa sorte a todos!

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
HANIEL SOUZA DOS SANTOS

Haniel Souza dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 1 maio 2014 | 20:55

Kleber Ribeiro

Boa Noite, o que te falei Kleber que poderia haver alteração, lembra do nosso debate, tinha dito a você que poderia haver alteração, e mais afirmei que a questão 28 seria anulada, lembra do que você mim disse.

Pois bem pessoal, quero aqui deixar meu recado de apoio mas não trago boas noticias não, veja no exame de 2012.1 houve essa mesma situação, e pasmem muita gente perdeu pois não deram os pontos, a mesma pessoa que conversei hoje sobre exame CRC BA, se equivocou ao mim dizer que era considerado os dois a/d, por tanto gente não é desanimando não o mesmo perguntou ao presidente do CRC BA, Wellington Do Carmo Cruz, coloque assim no face, e tente pergunta-lo sobre isso, pois a resposta que obtive de outras pessoas ligadas ao CRC BA, disseram que não pontuam, so aqueles que acertaram apos o recurso.

Outro ponto caso vocês entrem na justiça, veja todos de 2012.1 que entraram perderam pois, quando você entra na justiça contra o órgão federal este assunto não é de jurisdição de pequenas causas e automaticamente e transferido para TJ de Brasilia, você percebe que sendo jugado lá da zica, e pasmem meu colega se estrepou nessa pois foi transferido o processo para lá fazendo com que ele tivesse um custo alto e ainda perdendo a ação, em breve mando pra vocês o numero do processo ele ficou de pegar para mim passar para vocês verem a resposta do JUIZ, olha gente essa de causa ganha esquece vocês vão entrar com uma ação contra o CFC repito órgão federal, é muito dificil meu colega disse que é melhor vocês fazerem a prova de novo pois sai mais barato.

Vejam gente o edital diz sobre alterações:

No item 10.12. diz que: As alterações dos gabaritos resultantes do deferimento dos recursos interpostos serão divulgadas nos sites da FBC e do CFC. Então pode fazer alteração acabei de ver isso no edital. olhem lá.

Raquele Noble Rodrigues

Raquele Noble Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 1 maio 2014 | 22:37

Pessoal enviei um e-mail ao CFC pedindo a reavaliação da questão 43 ( que na prova de bacharel é a questão 40) pois nela há erro de português e é um absurdo não obter o titulo por um erro deles. então segue o e-mail q enviei caso tb estejam interessados em reclamar...
Quanto mais pessoas reclamarem melhor...
o e-mail é : @Oculto



Caros Senhores responsáveis pelo exame de suficiência

Venho por meio deste, pedir-lhes uma explicação cabível do porque a questão 43 não foi anulada e nem mesmo alterada, visto que houve um erro por parte do CFC no exame de suficiência (técnico em contabilidade) .

43. De acordo com NBC TG 30 – Receitas, o reconhecimento da receita proveniente da venda de bens deve ser efetuado quando forem satisfeitas algumas condições.

Acerca desse assunto, julgue as condições de reconhecimento de receitas apresentadas nos itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. A entidade tenha transferido para o comprador dos riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens.
II. O valor da receita possa ser confiavelmente mensurado.
III. A entidade mantenha envolvimento continuado na gestão dos bens, vendidos em grau associado à propriedade, mesmo sem o efetivo controle de tais bens.
IV. As despesas incorridas ou a serem incorridas, referentes à transação, possam ser confiavelmente mensuradas.

É(são) condição(ões) para reconhecimento da receita da venda de bens aquela(s) apresentada(s) apenas no(s) item(ns):

a) III.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, II e IV.

A resposta correta segundo o gabarito oficial é a letra D. Mas na verdade a resposta correta seria a letra C, pois segundo a NBC TG 30, que acessei no site do CFC (http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?codigo=2009/001187) diz que:

Venda de bens

14. A receita proveniente da venda de bens deve ser reconhecida quando forem satisfeitas todas as seguintes condições:

(a) a entidade tenha transferido para o comprador os riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens;

(b) a entidade não mantenha envolvimento continuado na gestão dos bens vendidos em grau normalmente associado à propriedade nem efetivo controle de tais bens;

(c) o valor da receita possa ser confiavelmente mensurado;

(d) for provável que os benefícios econômicos associados à transação fluirão para a entidade; e

(e) as despesas incorridas ou a serem incorridas, referentes à transação, possam ser confiavelmente mensuradas.

Os senhores afirmam que a opção I esta correta, mas ela não está, pois a troca do artigo definido os pela preposição dos gera uma interpretação que não condiz com a norma. Sendo assim, não só eu mas todos os técnicos e bacharéis que estudaram para o exame entendemos a opção I como uma "pegadinha".

Então, ou houve um erro no gabarito ou houve um erro de português na prova, independente do que realmente aconteceu não acho justo nós sermos prejudicados por um erro dos senhores.

Peço que reavaliem essa questão e tomem a atitude correta anulando ou alterando essa questão.

Estou no aguardo de uma resposta e de uma solução, pois não quero que seja preciso recorrer a justiça para que seja feito o que é certo.

Atenciosamente
Raquele Noble Rodrigues
Nº da inscrição 466641
Técnico em Contabilidade

Paloma de Magalhaes Alves Coelho

Paloma de Magalhaes Alves Coelho

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 1 maio 2014 | 22:41

Boa noite a todos,

Será que ainda existe a possibilidade desse gabarito oficial ser alterado?
Pois do jeito que está consegui atingir os 25 pontos graças a anulação da questão 28, pois apesar de ter sido anuladas as questões 35 e 45, já tinha acertado as mesmas no gabarito preliminar. Mas não concordei com a resposta da questão 27, pois conforme já foi dito aqui, haveria duas respostas, e por isso errei a mesma... acabei marcando a letra D, fiquei com bastante dúvidas na hora de marcar.

Desejo boa sorte a todos e vamos aguardar a lista dos aprovados... Espero que não demore muito para sair, estou super, hiper, mega, power ansiosa com esse resultado.

Abraços a todos...

HANIEL SOUZA DOS SANTOS

Haniel Souza dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 1 maio 2014 | 22:52

Paloma de Magalhaes Alves Coelho

Não cabe mais recurso, esse gabarito como disse é oficial, e não tem alteração..

Pessoal, cuidado não fiquem dispersos, vejam o edital diz que pode haver alteração olhem o item abaixo:

No item 10.12. diz que: As alterações dos gabaritos resultantes do deferimento dos recursos interpostos serão divulgadas nos sites da FBC e do CFC. Então pode fazer alteração acabei de ver isso no edital. olhem lá.

Diogo Vieira Dias

Diogo Vieira Dias

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 01:45

Haniel, muito complicado tudo isso.
Acho que cabe para a FBC ter um pouco mais de rigor com a revisão das provas a serem aplicadas, devido aos erros de português, digitação e pasmem divulgação. Parece que eles não tem o gabarito pronto, antes de realizar o exame.
Eu no lugar desse pessoal, iria aguardar as respostas dos recursos sobre a questão 45.
No meu entendimento a resposta correta era a letra B, no preliminar foi marcado a letra D e no gabarito oficial a questão foi anulada.
Dependendo do porque ela foi anulada e não alterada, serve como prova que a questão 1 também deveria sofrer o mesmo procedimento.

Aline D.Santos

Aline D.santos

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 08:06

Na opinião do meu irmão esse item: 10.12. diz que: As alterações dos gabaritos resultantes do deferimento dos recursos interpostos serão divulgadas nos sites da FBC e do CFC

Ainda sim fala das anulações e não de alterações e que se pudesse era p estar mais ou menos assim: as alterações de alternativas publicadas erradas pela instituição vão sofrer alteração e os candidatos não pontuaram [...]

E disse que podemos sim entrar com Mandado de Segurança. Se ficarmos quietos eles fazem o que querem sempre..

HANIEL SOUZA DOS SANTOS

Haniel Souza dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 08:26

Diogo Vieira Dias ;Aline D.santos

Vejam o item 10.12 fala de alteração, logo mandarei o processo do pessoal para vocês, onde o juiz julga esse item como correto pela instituição aplicadora da prova, pessoal eu vi e olha esses pessoal da FBC e CFC, não brinca em serviço.

Gente concordo com vocês entrem na justiça briguem pelos seus direitos, mas o que estou dizendo é que ja houve isso e o pessoal no caso do meu colega eles perderam.

Diogo Vieira Dias

Diogo Vieira Dias

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 09:37

Haniel, não discuto esse item 10.12
Estou ciente de que é valida as alterações no gabarito porque o primeiro trata-se de um gabarito preliminar, isso é indiscutível.
Mas aqueles que não passaram no CRC por causa dessa questão 1, eu acho justo ser possível uma mudança, dependendo da questão 45.
Caso a justificativa seja plausível, infelizmente o melhor caminho para esse pessoal e o que vc está dizendo, refazer o exame, porque o custo para fazer outra avaliação é bem menor do que as custas processuais, desconsiderando ainda a grande possibilidade de perder a causa.

TANIA MARIANO

Tania Mariano

Iniciante DIVISÃO 5, Estagiário(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 09:49

e triste pois vejam o que aconteceu comigo.....
no meu caso perante o gabarito preliminar avia acertado as 3 questões que foram anuladas somando a questão 01 que era alternativa D eu tinha os 25 pontos ( APROVADA), agora com a divulgação do gabarito oficial e 3 anulações e uma alteração, minha pontuação cai para 24 (REPROVADA) ? é isso mesmo né?

Bom dia a todos ....

Karina Pinheiro Petry

Karina Pinheiro Petry

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 09:50

Gente eu disse a voces... ninguem perde ponto.. a resposta quando é alterada, vale as duas como certo, a anterior e a nova resposta... ninguem perde pontos... eu sei pq fiz essa prova tres vezes e nas edições anteriores sempre foi assim... VOCÊS ESTÃO DENTROOOO ..... \0/ PARABÉNS.. é um alívio passar nessa prova :)

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 09:52

Karina,

Você está equivocada.

Quando se altera uma questão, apenas quem marcou a alternativa certa de acordo com o gabarito oficial que pontua.

Apenas quando a questão é anulada que todos pontuam.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Karina Pinheiro Petry

Karina Pinheiro Petry

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 09:55

Por isso a resposta alterada fica em outra cor... vale a anterior e essa agora... ao menos nas anteriores foi assim, um amigo entrou assim... mas não vou teimar, assim gostaria que fosse para outras pessoas entrarem tbm.. desejo boa sorte aos colegas...

HANIEL SOUZA DOS SANTOS

Haniel Souza dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 09:57

Diogo Vieira Dias

Veja esse item 10.12 -da muita brechas para FBC e CFC fazer o que quiserem, outra a questão 45 foi anulada pois eu mandei um recurso sobre ela justamente alegando que o quesito do juiz e a resposta do perito ambas estavam certas, mesmo que o perito responda o que o juiz não perguntou, é só ver isso na questão, como a resposta do perito estava correta como consta lá no balanço, o que houve foi um erro de digitação referente a pergunta do juiz, pois não tinha resposta sendo assim não havendo respostas corretas para a dita-cuja, por isso solicitei a anulação mesmo tendo acertado a questão pois a que chegaria mais próxima era todas certas.

Diogo Vieira Dias

Diogo Vieira Dias

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 09:57

Bom, isso não é o que o edital diz:
6.1. Cada questão das provas objetivas será de múltipla escolha constituída de quatro opções (A, B, C e D) e uma única resposta correta, de acordo com o enunciado da questão. Para cada questão, haverá, na Folha de Respostas, quatro campos de marcação (A, B, C e D).

Se for do jeito que a Karina esta dizendo, quem não marcou as alternativas A e D saem prejudicados duas vezes.

Diogo Vieira Dias

Diogo Vieira Dias

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 10:08

Tá certo Haniel, também coloquei uma informação parecida no meu recurso.
A pergunta do juiz e a resposta do perito estão corretas, só não se cruzam.
Tinha colocado D e só mudei para B porque li de novo a questão e reparei a pergunta com ICMS e a resposta com ISSQN, achei que seria uma pegadinha.
Bom, se for essa a justificativa da FBC, é melhor mesmo o pessoal esperar a outra prova, sei que é frustante, quando saiu o primeiro gabarito eu também não passava por 1, no meu caso era a questão 1 mesmo, é triste.

Karina Pinheiro Petry

Karina Pinheiro Petry

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 10:27

10.11. Se houver anulação de qualquer questão por força de deferimento de recurso julgado procedente,
essas alterações pontuarão todos os examinados, que tenham errado a questão antes de sua anulação,
independentemente de terem interposto recurso. [u]Os examinados que tenham marcado a(s) questão(ões)
conforme os gabaritos preliminares, permanecerão com a pontuação atribuída


Por isso entendo que ninguém perde nota, Pessoal o jeito é esperar... boa sorte

Karina Pinheiro Petry

Karina Pinheiro Petry

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 10:36

sim, dai só valeria para quem respondeu uma das duas, os outros continuariam com erro... quando eu fiz a prova ano passado tinham varias q eram questionaveis e foi anulada uma ou duas... então... é bem complicado.

Página 14 de 30

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.