x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 862

acessos 153.972

Exame de Suficiência 2014.1 - Bacharel - Debates das Questõe

Ivone

Ivone

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 23:54

Valdeci,

Obrigada pela dica, mas acertei ambas.
Espero encarecidamente que sejam anuladas 2 questões, porem aqui no fórum as discussões da prova de bacharel são justamente as que acertei. Acredito que no meu caso não tenho chances, porem tudo pode mudar.

Torço por você e todos que precisam de pouco para atingir a meta.
Abraços.

"Não importa o que as pessoas pensam. Se você acredita que vale a pena, lute por isso."
Diego Weber

Diego Weber

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 00:07

Art. 193. Do lucro líquido do exercício, 5% (cinco por cento) serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital social. "


Paloma, na questão 6 não cabe anulação, na lei, como voce mesmo citou diz que: "Do lucro liquido do exercicio 5% [...] que NÃO EXCEDERÁ 20% do CS"

CS: 150.000,00
Reserva Legal: 26.000,00
Limite de Reserva: 150.000 x 20% = 30.000

Lucro: 120.000,00 x 5% = 6.000

Ou seja, a reserva já acumula saldo de 26.000, somando os 6.000 do exercicio ultrapassa o limite, ou seja, voce registrar na Reserva 4.000
que fica tudo beleza :)

Valdeci do Rosario Tuler

Valdeci do Rosario Tuler

Prata DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 00:09

Ivone
Eu acertei a 43 de técnico, letra C) II e IV, mas eles no gabarito puseram a letra D) I, II e IV conforme havia caido em exame anterior, porém no outro exame estava escrito OS e não DOS no item I.
Agora a que puseram o valor de R$ 48.0000,00 achei meio estranho e acabei errando.
Vou entrar com recurso das duas e tentar a sorte.

Ivone

Ivone

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 00:21

Valdeci,

Verdade, estou acompanhando essa :

"TEXTO ORIGINAL
I. A entidade tenha transferido para o comprador os riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens.

TEXTO DA QUESTÃO
I. A entidade tenha transferido para o comprador DOS riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens"


Espero que essa questão seja anulada.

"Não importa o que as pessoas pensam. Se você acredita que vale a pena, lute por isso."
PRISCILA

Priscila

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 00:33

Boa noite!
Pode ser que eu esteja errada em relação a esta questões.
Peço desde já minhas humildes desculpas, mas estou em busca de questões que realmente há 100% possibilidades de anulação, se alguém pode me ajudar com questões mas favoráveis, Agradeço!

Questão 1 - De acordo com a NBC TG 16... ,esta correta, devemos observa a data do enunciado da questão, mercadoria entra em 31/12 2013 e estoque tbm é a mesma data.
Pessoal, bombei tbm na questão 1, temos q nós concentrar nas possíveis realmente de anulação.
De acordo com a NBC TG 16...
A questão fundamental na contabilização dos estoques é quanto ao valor do custo a ser reconhecido como ativo e mantido nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas. A Norma proporciona orientação sobre a determinação do valor de custo dos estoques e sobre o seu subsequente reconhecimento como despesa em resultado, incluindo qualquer redução ao valor realizável líquido ¨SE A DATA FOSSE OUTRA SERIA CONSIDERAVEL"
Também proporciona orientação sobre o método e os critérios usados para atribuir custos aos estoques " VAMOS ANALISAR".

CONCEITO SOBRE ESTOQUE:
Estoque é toda aplicação de recursos que, diretamente relacionada à atividade-fim da entidade, gera, por si só, benefícios econômicos futuros. Conforme descrita no item 6 desta norma, estoques são ativos mantidos: (a) para a venda, no curso normal dos negócios; (b) No processo de produção para a venda; ou (c)na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos no processo de produção ou na prestação dos serviços. De forma em geral, a sua compra estará sempre vinculada à expectativa de auferir receita futura, na atividade da empresa:

SE A DATA FOSSE OUTRA INVÉS DE 31/12/2013: PODERÍAMOS UTILIZAR O MÉTODO DO PEPS QUE NÃO É O CASO:
Pelo critério do custo médio ponderado, o custo de cada item é determinado a partir da média ponderada do custo de itens semelhantes no começo de um período e do custo dos mesmos itens comprados ou produzidos durante o período. A média pode ser determinada em base periódica ou à medida que cada lote seja recebido, dependendo das circunstâncias da entidade.
A novidade desta norma é a mensuração, ou seja, a determinação do valor do estoque e a avaliação de redução de valor do valor líquido realizável.


Questão 28 - tem um 0 a mais na questão, dando dupla interpretação.

dúbio sentido, pois quando ele fala que o valor do ganho de capital é 48.0000,00, esse valor não existe, foge totalmente do valor em questão que é 48.000,00 ou seja, 48.000,00 não é o mesmo que 48.0000,00, assim sendo influência diretamente no valor da resposta da questão, pois se tratando de ganho de capital ele é utilizado para o calculo do lucro presumido. Inclusive se tratando da matemática esse tipo de valor 48.0000,00(absurdo) não existe.


Questão 45 -

Porque o juiz questiona sobre um tributo "ICMS" e a resposta é sobre outro "ISSQN".

III. Pode o Sr. Perito informar se o valor do ICMS a pagar está apresentado
de acordo com o faturamento total em 31.1.2014?
Resposta: Analisando a planilha apresentada e auditada em 31.1.2014,
com os valores dos tributos apresentados no Balanço Patrimonial, mais
precisamente no Passivo Circulante, verifica-se que foi computado
corretamente o valor do ISSQN sobre venda de serviços.



Fique na Graça de Deus.
Obrigada.

diogo de sales passos

Diogo de Sales Passos

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 00:37

Questão 28 - valor desconhecido R$ 48.0000,00 (Passivel de Anulação)
Questão 45 - Independente de a resposta do Perito ser correta. O juiz questionou
sobre o ICMS e adversamente o perito responde sobre ISSQN, estando errado ao questionamento!!!

Vamos láh nação contábil elaborar os recursos!!!

Ivone

Ivone

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 00:46

Acertei a 28 e 45, então minhas chances são pequenas de passar.
Fiz 23 pontos precisaria de duas, porem as mais comentadas aqui no fórum são essas.

"Não importa o que as pessoas pensam. Se você acredita que vale a pena, lute por isso."
THIAGO FARIAS

Thiago Farias

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 00:58

gente muita calma nessa hora quem fez 25 é possível de alteração de resposta, ou seja alterar a alternativa correta...
mas também procuro um modelo de recurso para a questão 45 pois a 28 eu acertei mas vou entrar nas duas pois, eu acertei e teve
outras pessoas que não acertaram ... vamos nos unir quantos mais recursos melhor...

Vonaldo Sousa

Vonaldo Sousa

Iniciante DIVISÃO 3, Bancário(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 01:05

A QUESTÃO 45 DE BACHAREL COM CERTEZA CABE RECURSO . O JUIZ PERGUNTOU SOBRE O ICMS, NO ENTANTO O PERITO RESPONDEU SOBRE ISSQN. ENTAO A LETRA CORRETA SERIA A LETRA B.

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.243/09


APRESENTAÇÃO DO LAUDO E DO PARECER PERICIAL CONTÁBIL

64. O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil deverão ser escritos de forma direta, devendo atender às necessidades dos julgadores e dos interessados e ao objeto da discussão, sempre com conteúdo claro e limitado ao assunto da demanda, de forma que possibilite os julgadores a proferirem justa decisão. O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil não devem conter documentos, coisas, e/ou informações que conduzam a duvidosa interpretação, para que não induza os julgadores e interessados a erro.


QUESITOS E RESPOSTAS

87. O perito deve observar as perguntas efetuadas pelas partes, no momento próprio dos esclarecimentos, pois tal ato se limita às respostas a quesitos integrantes do laudo pericial, ou do parecer pericial contábil às explicações sobre o conteúdo da lide ou sobre a conclusão.

Vonaldo Sousa

Vonaldo Sousa

Iniciante DIVISÃO 3, Bancário(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 01:47

A 1ª QUESTÃO É IGUAL A DO 02 EXAME DO CFC 2011 E SÓ MUDA OS VALORES. ENCONTREI A RESOLUÇÃO NO SITE DO PROFESSOR MARIO JORGE . SERA QUE A ALTERNATIVA CORRETA NÃO SERIA A LETRA A? VAMOS VER SE CABE RECURSO!

7. Uma sociedade empresária mantém no seu estoque de mercadorias para revenda três tipos de mercadorias: I, II e III. O valor total do custo de aquisição, preço de vendas e gastos com vendas, em 31.12.2010, estão detalhados a seguir:
TIPO CUSTO PREÇO DE VENDA GASTOS COM VENDAS
I 660 820 100
II 385 366 38
II 800 750 45


No Balanço Patrimonial em 31.12.2010, o saldo de Estoque de acordo com a NBC TG 16 é de:
a) R$1.693,00.
b) R$1.753,00.
c) R$1.845,00.
d) R$1.936,00.
Resolução

A partir do processo de convergência contábil às Normas Internacionais – IFRS, foi emitido o Pronunciamento Contábil (CPC) nr. 16, que trata dos critérios de valoração e registro dos Estoques.
No item 9 do pronunciamento, relativo a Mensuração dos estoques, está escrito:

O CPC nr 16 estabele em vários itens os critérios utilizados para a devida apuração do custo do estoque, porém no item 10, temos uma definição mais genérica, que nos ajuda a resolver esta questão, a saber:

“Custos do estoque

10. O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais.”
Sobre o Valor Realizável Líquido, o tratamento é dado nos itens 28 a 33 do referido CPC 16, porém em resumo significa o valor de mercado subtraído de todas as despesas comerciais inerentes a venda do produto em análise, como por exemplo: comissões, fretes etc.

Para a resolução da questão, temos que fazer um confronto entre o Custo e o Valor Realizável Líquido de cada item, e considerar para efeito de saldo de estoque o valor menor entre os dois.


Produto I

Preço de venda líquido = R$820,00 - R$100,00 = R$720,00

Custo = R$660,00

Valor a ser considerado para estoque = R$660,00 (o menor valor entre o custo e o valor de mercado líquido)


Produto II

Preço de venda líquido = R$366,00 - R$38,00 = R$328,00

Custo = R$366,00

Valor a ser considerado para estoque = R$328,00 (o menor valor entre o custo e o valor de mercado líquido)


Produto III

Preço de venda líquido = R$750,00 - R$45,00 = R$705,00

Custo = R$800,00

Valor a ser considerado para estoque = R$705,00 (o menor valor entre o custo e o valor de mercado líquido)
Valor total dos estoques:
Produto I = R$660,00
Produto II = R$328,00
Produto III = R$705,00
TOTAL = R$1.693,00


Resposta correta:
a) R$1.693,00.

Diogo Vieira Dias

Diogo Vieira Dias

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 01:51

Continuo discordando quanto a questão 1.
O enunciado da questão informa:
Uma sociedade empresária mantém no seu estoque de produtos para venda as mercadorias A, B e C. Os valores totais de custo de aquisição, preço de vendas e previsão de gastos com vendas, para fins de cálculo do Valor Realizável Líquido, na posição de 31.12.2013, estão detalhados a seguir:

Mercadoria Custo de Aquisição Preço de Venda Gastos com Vendas
A R$ 420,00 R$ 500,00 R$ 100,00
B R$ 650,00 R$ 900,00 R$ 130,00
C R$ 900,00 R$ 850,00 R$ 170,00


Considerando o que determina a NBC TG 16 (R1) - Estoques, o saldo da conta Estoques de Mercadorias em 31.12.2013 será de:
Antes de realizar o cálculo vamos a determinação do CPC 16:
O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil para os estoques. A questão fundamental na contabilização dos estoques é quanto ao valor do custo a ser reconhecido como ativo e mantido nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas. Este Pronunciamento proporciona orientação sobre a determinação do valor de custo dos estoques e sobre o seu subsequente reconhecimento como despesa em resultado, incluindo qualquer redução ao valor realizável líquido. Também proporciona orientação sobre o método e os critérios usados para atribuir custos aos estoques.
E apesar de não ser citado a mensuração podemos supor pelo objetivo dessa norma que devemos calcular o valor realizável líquido e verificar qual será utilizado para ser mantido no estoque.
Calculando o preço realizável verificamos:
Preço de Venda - Gastos com Vendas = Valor realizável líquido
R$ 500,00 R$ 100,00 R$ 400,00
R$ 900,00 R$ 130,00 R$ 770,00
R$ 850,00 R$ 170,00 R$ 680,00

Comparando com o custo de aquisição e utilizando as definições/objetivos do CPC citado chegamos a seguinte conclusão dos valores a serem utilizados:
Mercadoria Custo de Aquisição Valor realizável líquido (dos dois, o menor)
A R$ 420,00 R$ 400,00
B R$ 650,00 R$ 770,00
C R$ 900,00 R$ 680,00
Total a ser lançado/corrigido no estoque = R$400,00 + R$650,00 + R$680,00 = R$1730,00 (alternativa A)
Lembrando que em nenhum momento se diz quando foi adquirido tais produtos e no meu entendimento não faria diferença nenhuma, visto que seguindo as definições da norma, tem que ser lançado o menor dos resultados de cada item do estoque.

Diogo Vieira Dias

Diogo Vieira Dias

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 02:01

Tem razão Vonaldo Sousa, na minha faculdade um dos professores esta realizado uma revisão nesse semestre, utilizando as provas anteriores como base, e tive a oportunidade de ver a resolução dessa questão da prova de 2011 e também questionei o mesmo professor hoje, sobre a nova questão e ele concorda que ocorreu erro pelo CFC.

Abs,

daiane marins da silva abe

Daiane Marins da Silva Abe

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 07:40

RECURSOS PARA QUESTÃO 35/ 40

Na questão 35:
Na prova de Bacharel ela está digitada errada, mas a mesma questão na prova de técnico está formulada corretamente.

Na prova de Bacharel, o erro é após o quadro diz assim:
Esta(ão) apenas o(s) tem(ns): (estão os itens o que?)

Na prova de técnico está correto assim:
Esta(ão) CERTOS apenas o(s) item(ns):

Na questão 40 BACHAREL

Nessa questão tem o seguinte porém, o texto está escrito diferente da Norma, uma palavra que mudou o sentido da frase inteira sendo passível de anulação ao meu ver, pois mudar apenas uma letra de um artigo com a intenção de fazer o participante errar, isso não é casca de banana é covardia e falta do que fazer, segue a explicação:
TEXTO ORIGINAL
I. A entidade tenha transferido para o comprador os riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens.

TEXTO DA QUESTÃO
I. A entidade tenha transferido para o comprador DOS riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens.

Elis Camatta Cecato

Elis Camatta Cecato

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 07:50

O prazo para os recursos começam hoje, dia 10/04 a partir das 10:00hs e encerra amanhã, dia 11/04 às 18:00hs.
Após esse prazo, vocês sabem me dizer quanto tempo em média demora para eles avaliarem os recursos e divulgar os aprovados no Diário Oficial ?

Ennelise Raquel da Silva

Ennelise Raquel da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 08:26

Pessoal que acertou 24 questões, fiquem tranquilos, até porque é fato que serão anuladas algumas questões. E podem contar comigo com a entrada de recurso. Vamos se unir :)
No edital fala:

7.4.1. Se houver anulação de qualquer questão, essas alterações pontuarão todos os examinados,
independentemente de eventual interposição de recurso.

Eu acertei 28 questões...

Abraços.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 08:30

Bom dia Pessoal,

O melhor é verificar as questões que realmente cabem recurso e unir forças apenas nessas.

Há casos que as pessoas entram com recurso em quase todas as questões, e é claro, eles no máximo anulam só duas. Vejam que na prova passada anularam só uma, e esta que foi anulada não existia debates aqui no fórum para anulação dela.

A banca FBC é muito criteriosa, infelizmente não dá pra ter esperanças demais não.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Marcelo Martins da Fonseca

Marcelo Martins da Fonseca

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Rede
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 08:41

Recursos

Com a divulgação dos gabaritos neste dia 09/04, o prazo para interposição de recursos começa às 10h do dia 10/04 (quinta-feira) e se encerra às 18h do dia 11/04 (sexta-feira).
Somente será admitida interposição de recurso via sistema de acompanhamento de inscrição, por meio do formulário padrão, disponível no sistema, nos sites da FBC e do CFC.

Após o prazo mencionado acima, o sistema ficará automaticamente indisponível para a interposição de recursos.
Não serão aceitos, em hipótese alguma, recursos protocolados em Delegacias Regionais, Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC’s), Conselho Federal de Contabilidade e Fundação Brasileira de Contabilidade.

Bruno Silveira Teixeira

Bruno Silveira Teixeira

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 09:06

Bom dia pessoal! não vi ninguém comentar sobre a questão 49 de português. A alternativa C conforme o gabarito certamente está errada. Mas observem a alternativa B, no meu ponto de vista ela também está errada. Observem o que ela diz: b) A competição entre candidatos a sediar os grandes eventos esportivos acaba por condená-los a perder dinheiro.
Quem é condenado a perder dinheiro? No meu entender é o País, mas por essa frase da a entender que seja os candidatos. Alguém mais observou isso? Obrigado

Caroline Ferreira

Caroline Ferreira

Iniciante DIVISÃO 4
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 09:20

Bom dia galera, sou de técnico. Preciso de 2 questões, sei que a do lucro presumido certamente será anulada.. botei fé na nº 1 pois pra mim o gabarito é LETRA D - 1730,00. Levando em consideração a prova de 2011, sim a questão é identica, mas acho que o que pode pegar nessa questão é que lá atrás, a 3 anos ... eles pediam o saldo de estoque de acordo com a NBC TG 16, e a 4 dias atrás rs, eles pediram de acordo com a NBC TG 16 (R1) o que acredito eu que seja alguma alteração na norma.. bem, se ela for anulada ficarei muito feliz, pois preciso do meu registro para poder ingressar na marinha, concurso o qual fui a 6º colocada do Brasil. Confio em Deus que dará tudo certo. Gostaria de compartilhar também que acho uma covardia a prova de bacharel ser muito parecida com a de técnico, e no nosso edital ser cobrado o que nem é dado no curso técnico. Fico por aqui esperando ansiosamente as 10 horas e boa sorte a todos, assim como eu que precisam de anulações!

Página 4 de 30

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.