x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 862

acessos 153.940

Exame de Suficiência 2014.1 - Bacharel - Debates das Questõe

Eduardo Jung

Eduardo Jung

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 12:47

Gostaria de saber a validade da Prova, por exemplo:
Estou no 7º Periodo, acabo o curso no meio de 2015. Se fizer a prova 2/2014, valera até o termino do meu curso?
Att

Emerson Henrique

Emerson Henrique

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 12:52

Boa tarde!
Estou muito feliz, acertei 41.
Mais na anterior 1º 2013 havia acertado apenas 24 e as duas que cancelaram eu tinha tido como acerto pelo gabarito, ou seja não influenciou meu resultado.
Mesmo tendo acertado uma boa quantidade entrarei com recurso nas questões, 28, 35 e 45.
Lembro a todos que o prazo de Recurso e até 11/04 às 18:00.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 13:11

Boa tarde pessoal,

Minha opinião é que juntem forças em recursos que realmente são contundentes.

Quando todo mundo entra com recurso em várias questões, fica manjado.... Lógico que a banca irá anular apenas o que eles verem que é justo a anulação.

Na prova passada houve discussões sobre várias questões que ´´seriam anuladas`` , eles anularam apenas uma e esta nem foi citada no fórum que era passível de anulação.

Estou apenas querendo ajudar, mas não adianta querer anular questão que pede o Lucro Presumido, com a justificativa que ganho de capital não entra no cálculo do Lucro Presumido (porque entra mesmo).

Por mais complicado que possa parecer, não se pode nessa hora se desesperar.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Caroline Ferreira

Caroline Ferreira

Iniciante DIVISÃO 4
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 13:19

Galera segue recurso da questão 1.

Questão nº 1.
Gabarito A.
Opção correta: D
Justificativa: De acordo com a NBC TG 16 (R1), item 9, no que tange à mensuração dos estoques, determina que " Os estoques objeto desta Norma devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor."
A NBC em questão define que Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.
Assim, ao prevalecer o menor dos dois entre o valor de custo e o valor realizável líquido, o saldo da conta Estoques de Mercadorias em 31.12.2013 será de R$ 1.730,00, sendo Mercadoria A: R$ 400,00; Mercadoria B: R$ 650,00; e Mercadoria C: R$ 680,00.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 13:23

Taise,

Você só poderá pedir o registro no CRC após a conclusão do curso superior.

Como você mencionou que se forma em 07/2015, somente após essa data que poderá pedir o registro.

Deve ser comprovado o término do curso, com o diploma (para registro definitivo) ou certificado de conclusão de curso (para registro provisório).

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 13:28

Taise,

Isso mesmo, após o resultado final (que deverá sair no fim de Maio) você tem 2 anos para solicitar o registro, ou seja, quem foi aprovado agora terá até Maio de 2016 para requerer o registro.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Luiz Henrique

Luiz Henrique

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Tributário
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 13:35

Entrei com um recurso na questão 29 R$48.0000,00 (prova p/ técnico ) mais acho que não fico muito bom, pois esqueci de informar a lei 6404 que é o embasamento legal.. Minha pontuação final foi 24....

HANIEL SOUZA DOS SANTOS

Haniel Souza dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 14:18

Boa Tarde

Pessoal não desanimando vocês não, mas as únicas questões que pode sofrer anulação é a 01,28 e 35, vejamos cada caso:

A questão 01 vai de encontro com a norma, ou seja, ela não se baseia pelo valor liquido realizável, De acordo com a NBC TG 16 (R1), item 9, no que tange à mensuração dos estoques, determina que " Os estoques objeto desta Norma devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor."A NBC em questão define que Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.Assim, ao prevalecer o menor dos dois entre o valor de custo e o valor realizável líquido, o saldo da conta Estoques de Mercadorias em 31.12.2013 será de R$ 1.730,00, sendo Mercadoria A: R$ 400,00; Mercadoria B: R$ 650,00; e Mercadoria C: R$ 680,00. Portanto a questão correta é a letra A.

Já a questão 28, essa de fato será anulada, pois a mesma tem seu valor de capital próprio irreal onde apresenta o valor 48.0000,00(que valor é esse, não tem norma nada que diz que isso representa 48.000,00, pois o mesmo pode ser 480.000,00 sendo assim um erro), para tanto o que mais surpreende foi de ela já não vim anulada, pois o erro de digitação é nítido e interferi no resultado da questão.

Bom pessoal como disse anteriormente ao pessoal que tiveram 24 acertos, sendo que a questão quem 28 errou, podem ficar tranquilo pois a banca examinadora já tem ciência disso e esperou o recurso para acertar esta questão no caso fazendo com que ela seja nula. E veja essa é a única questão que de fato será anulada, pois o examinado não tem que responder uma questão que apresente erro de digitação e interpreta como certa, cabe a FBC ter sido clara na questão do valor que foi digitado errado não cabe o examinado dizer que é 48.000,00, portanto ao meu ver é a única que será anulada.


Guilherme de Souza Branquinho

Guilherme de Souza Branquinho

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 14:30

Haniel, Quando voce diz que a banca ja está ciente, sobre o assunto da questão 28.
Fiquei apenas com uma duvida, na resolução do exercicio, o valor de 48.000,00 ( considerando este valor ) ele influencia algum calculo na questão ? pois caso não influencie, pode ser que eles não anulem..certo?
Ou, mesmo que o valor esteja la só pra " atrapalhar" caso ele esteja escrito errado isso é passível de anulação ?

Ivone

Ivone

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 14:30

Ivone
Eu entrei com recurso na questão 40.
Entra lá e dá a sua opinião tb e envia o recurso...



Obrigada Andressa, também irei entrar com recurso nessa.
Tenho esperanças, afinal é a última que morre certo?

Abraços

"Não importa o que as pessoas pensam. Se você acredita que vale a pena, lute por isso."
HANIEL SOUZA DOS SANTOS

Haniel Souza dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 14:47

Guilherme de Souza Branquinho

Veja, a questão 28 é dessa forma abaixo:

Receita Bruta de vendas de mercadorias R$ 540.000,00 * 8% = 43.200,00
Receita bruta de serviços R$ 144.000,00 * 32% = 46.080,00

Logo o calculo para o lucro presumido seria: 43.200,00 + 46.080,00 + 48.0000,00 + 24.000,00 = 161.280,00.

Mas veja os 48.0000,00 não é 48.000,00, por tanto interferi no calculo e não tem resposta pois o ganho de capital entra para o calculo do lucro presumido, porem 48.0000,00, pode ser 480.000,00 entendeu, por isso que ela vai ser anulada pois infringi o resultado.

Guilherme de Souza Branquinho

Guilherme de Souza Branquinho

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 14:57

A sim , entendi agora haniel...
Eu havia ficado com duvida pois eu nem sabia como que tinha de ser feito, já que eu errei essa questão...
Então..se o pessoal da Banca, ja " sabia " porque eles não anularam logo de cara ?
Bom..de qualquer jeito..fico mais tranquilo..pq ai vou pra 25..kkk

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 15:05

Boa tarde Pessoal,

Foram anexados ao tópico recursos para as questões 1, 1-1 e 28, enviados pelo nosso colega Ranniel Martins .
Para baixar cliclar em: Ver Anexos.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
EMANUELA PAIM LEITE

Emanuela Paim Leite

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 15:06

BACHAREL
CONTESTEI A QUESTÃO 27, SEGUE CONTESTAÇÃO
QUESTÃO 27

SALÁRIO "in natura"
o ART. 458 Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto Lei 5452/43 de 01 de Maio de 1943
" Alem do pagamento em dinehiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou OUTRAS PRESTAÇÕES "IN NATURA" QUE A EMPRESA, POR FÔRÇA DO CONTRATO OU DO COSTUME, FORNECE HABITUALMENTE AO EMPREGADO..."

- Se outras prrestações "IN NATURA" que a empresa por força do contrato ou de costume fornece habitualmente ao empregado, forem acordadas, tais como: horas extras e adicionais por tempo de serviço, e estas não são mencionadas nem desconsideradas pelo Art 458 paragrafo segundo respectivamente, pode-se considerar, alem dos mencionados: alimentação e habitação, os também acordados: HORAS EXTRAS E ADICIONAIS POR TEMPO DE SERVIÇOS, SÃO TAMBEM SALÁRIO IN NATURA.
Portanto quem assinalou letra B ou letra D estão corretos.

QUESTÃO 40
NÃO CONTESTEI POIS NÃO ASSINALEI NEM C NEM D, MAS CABE RECORRER

Quem assinalou a opção C tambem podem recorrer, pois na NBC TG 30 DIZ:
Venda de bens
14. A receita proveniente da venda de bens deve ser reconhecida quando forem satisfeitas todas as seguintes condições:
(a) a entidade tenha transferido para o comprador OS riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens;


NA PROVA:
I. A entidade tenha transferido para o comprador DOS riscos e benefícios mais significativos inerentes à propriedade dos bens.

portanto quem pensou que o fato de mudar a palavra OS para DOS mudou o sentido, e assinalou a letra C (II VI) está correto, tanto quanto quem nao percebeu o erro de digitação ou a má fé dos elaboradores, e marcou a resposta considerada correta pelo gabarito letra D( I II VI)

BRUNA

Bruna

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 15:13

Pessoal, acabei de enviar o meu recurso para a questão 45 - PROVA DE BACHAREL.
A resposta dessa questão só poderia ser a letra B, já que no item III, o juiz pergunta ao perito sobre ICMS A PAGAR e o perito respondeu a respeito do ISSQN. Ou seja, resposta está incoerente e a atitude do perito contradiz o que está disposto na Resolução 1243/2009 - NBC TP 01 - PERÍCIA CONTÁBIL.
Mas no gabarito saiu como certa a letra D... Vai entender!
No meu caso, pelo gabarito preliminar já posso me considerar aprovada com 29 pontos, mas não custa nada ajudar quem está precisando! :)

HANIEL SOUZA DOS SANTOS

Haniel Souza dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 15:15

Guilherme de Souza Branquinho

Envia conforme Ranniel Martins enviou em anexo para vocês pois a fundamentação dele está perfeita, todas as questões possíveis de anulação.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 15:19

Pessoal,

Quem quiser compartilhar recursos com os demais usuários me enviem que anexo ao tópico.

@Oculto

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Página 6 de 30

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.