x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 7.214

Exame de suficiência CFC em duas fase, com inclusão de quest

Ranniel Martins Silva

Ranniel Martins Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 15:28

Existem articulações e comentários acerca do aprimoramento do exame de suficiência do CFC, podendo ser em duas fases.

Primeira fase: objetiva
Segunda fase: discursiva

Deixe sua opinião. Comente sobre sua(s) expectativa(s) e possíveis sugestões ao assunto:

Ranniel Martins

Claudio Ribeiro

Claudio Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 15:41

Boa Tarde Colegas,


Creio que, para expor uma opinião temos que obter mais detalhes deste aprimoramento, uma vez que se forem implantadas medidas que venha ocasionar aumento no índice de Reprovados não seria uma boa idéia de aprimoramento.

Vejo uma forma de Aprimorar o exame de suficiência, como:

a) Melhorar algumas questões, trazendo para uma linguagem próxima á realidade dos Jovens Profissionais.
b) Fazer um " Pente Fino " ( Qualidade Total ) antes da elaboração e realização das provas,para evitar tantas questões erradas, e consequentemente diminur a quantidade de recursos.
c) Reduzir o Valor da Taxa de R$ 100,00
d) Implantar mais um exame no Ano, totalizando 03 no Ano.
e) Criar um Histórico que possa Premiar o Aluno que Acertou 24 Pontos no Exame Anterior( uma bolsa de crétidos ) , como forma de estímulo para aquele aluno que estudou muito para o exame, e por um motivo ou outro, ele nao acertou 25 questões. Desta forma no Exame seguinte ele somaria bônus que pudesse ajudá-lo á ser Aprovado, não tendo que ser penalizado á começar todo o processo de preparação novamente. Porque nos níveis atuais da nossa classe...e levando em consideração que muitos contadores que se formaram antes de 2010 e que são desobrigados a ter a habilitação, um aluno que acerta 24 questões.....o mesmo já esta preparado para o mercado de trabalho.

Estas são minhas opiniões para Aprimorar o Exame de Suficiencia.



Abraço á Todos

Claudio Ribeiro
@Oculto

Ranniel Martins Silva

Ranniel Martins Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 12 maio 2014 | 09:01

Se estão nesta confusão (erros na prova sem anulação) somente com uma fase da prova, que é objetiva, como seria se tivesse a segunda fase, que deverá ser à base do canetão.

Dê você, sua opinião.


(VII-III-VII-IV)

CARLOS EDUARDO PEREIRA DA S. DE ANDRADE

Carlos Eduardo Pereira da S. de Andrade

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 10 anos Domingo | 18 maio 2014 | 14:22

Nossa, adorei a novidade, assim valorizaria ainda mais a profissão, prestei o exame em 2012, sem estudar e tinha certeza que ia reprovar, além disso tinha feito uma faculdade meia boca e trabalhei muito pouco na área, e pra minha surpresa, a prova foi de um nível muito baixo, acabei passando, fiquei contente....
Mas depois pensando melhor, se nós queremos valorizar a classe contábil, devemos cobrar mais nossas faculdades, junto com CRC/CFC, e o exame ser mais difícil, para entrar somente os melhores e mais preparados, portanto sou totalmente a favor de uma prova objetiva mais difícil e elaborada, juntamente com uma prova discursiva com estudo de caso, de preferência com laudos e pareceres pericial e de auditoria, de acordo com as normas contábeis.
E fica uma crítica ao CFC/CRC, parece que fizeram o Exame só para ter mais dinheiro de anuidade e não se preocuparam com a qualidade, e me desculpem os colegas que têm opiniões diferentes, eu acho que pra melhorar, não vai ser esse exame de qualidade ruim, com 50 questões e 4 alternativas que vai melhorar a contabilidade no Brasil, e sim faculdades com um nível bom e um exame ainda melhor.

Emerson da Silva Moura

Emerson da Silva Moura

Bronze DIVISÃO 2, Aprendiz
há 10 anos Quinta-Feira | 3 julho 2014 | 09:29

se forem colocar duas fases então irão ter que colocar locais de provas em mais cidades pois aqui no maranhão onde moro só tem opção de fazer prova em são luis e imperatriz (que são longe pra car....), sendo que não tenho parentes e nem aderentes em nenhuma das duas cidades, gerando assim pra mim um gasto com passagem, hotel e alimentação e eu tendo que ficar dois dias isso me gera uma despesas maior, e quem vai pagar pra mim? o CRC? acho difícil! É melhor deixar só uma fase mesmo, ta bom demais.

Vincius

Vincius

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 julho 2014 | 09:31

Bom dia Colegas,

Fiz o Exame e fui aprovado no 1º semestre de 2013 e desde la venho acompanhando todos os exames afim de sempre me atualizar.

Acho bacana se isso realmente acontecer, pois valoriza ainda mais o profissional contábil como um todo, mas antes disso, acho que deve haver uma aprimoramento no processo de elaboração da prova, pois na minha opinião, é inadmissível que em uma prova que vai decidir se você pode ou não exercer uma profissão de muita responsabilidade haja 5 questões anuladas como na ultima.

Conheci uma pessoa que havia acertado 22 questões, e devido a essas anulações foi aprovada.

Então como disse antes, antes do CFC mudar a forma de realização da prova, aprimore o processo de elaboração, apenas com isso ja aumentaria o nível da prova, depois futuramente com uma estrutura de elaboração de provas forte, pensar em mudar as formas de aplica-las.

Att,

Vinícius

Herivelto Sarges

Herivelto Sarges

Prata DIVISÃO 2, Gerente Financeiro
há 10 anos Quarta-Feira | 9 julho 2014 | 14:55

O que eu acredito que deveria ser mudado, era a didática, a forma que ensinam contabilidade distanciando demais da prática contábil.

Hoje o contabilista mesmo forma na USP (acredito eu) se não for para um escritório, provavelmente sairá da faculdade sem saber fazer uma declaração de imposto renda. Por isso, acredito que o CFC deveria se preocupar um pouco mais com isso

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.