x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 0

acessos 851

Ajuda nessa questão

Christiane Coelho

Christiane Coelho

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 18 abril 2014 | 20:15

A Cia X é uma editora de livros de Contabilidade. Ela tem um grande portfolio, trabalhando com centenas de autores. A empresa busca a diversificação de receita por meio de venda de livros em lojas e por internet, venda de capítulos e customização para faculdades. Nesse processo, há o envolvimento de outras empresas.

Em relação à mensuração da receita, a empresa reconhece em seu DRE a totalidade da receita. No entanto, 50% do valor são pagos aos autores, o que é deduzido como custo. A apuração da receita é feita trimestralmente, uma vez que a empresa só consegue reunir a informação dos diferentes parceiros com essa periodicidade.

A prestação de contas com os autores também é feita trimestralmente. A informação é apresentada no primeiro mês do trimestre subsequente (por exemplo, a prestação de contas do primeiro trimestre do ano é feita em abril). Portanto, como a empresa não tem condições de obter informações do valor antes disso, reconhece a receita e o custo no mês que obtém o valor da sua parcela.

A empresa alega que precisa esperar chegar a informação para poder apresentar uma informação confiável. Afirma, também, que não utiliza o Regime de Caixa, uma vez que não contabiliza conforme o recebimento e sim conforme a prestação de contas.

A empresa já considerou reconhecer a receita mensal através de estimativas. No entanto, considerou a estimativa de difícil execução. Isso traria a necessidade de fazer muitas conciliações, sem benefícios extras.

Você é contratado como consultor da empresa X. Qual é o seu posicionamento em relação ao reconhecimento da receita. Defenda seu ponto de vista com base nas características das demonstrações contábeis e nos critérios de reconhecimento da receita.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.