x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 24.742

Passei no exame de CRC, o que fazer agora?

Aparecida Lopes

Aparecida Lopes

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 2 junho 2014 | 13:04

Boa tarde pessoal.
Parece brincadeira, mas não sei como proceder para solicitar minha carteira CRC

Ainda tenho 17 anos e passei na prova de Tecnico do exame deste ano...
Eu tenho que esperar completar 18 anos para fazer o pedido, ou já posso entrar com a solicitação agora?
Se este for o caso, como eu devo proceder?


Obrigada a ajuda

.
Pedro Paulo S. de Assis

Pedro Paulo S. de Assis

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 2 junho 2014 | 16:37

Veja o que diz no site do CRC-SP:

FORMADOS APÓS 14.06.2010

Preencher o pré-registro;

Apresentar originais acompanhadas de cópia simples ou cópia autenticada dos seguintes documentos: diploma, documento de identidade oficial, CPF, título de eleitor (para maiores de 18 anos), certidão de nascimento ou casamento, reservista (para os homens com idade inferior a 46 anos);

Para o registro de Técnico em Contabilidade, além do diploma especificado acima, apresentar original acompanhada de cópia simples ou cópia autenticada do histórico escolar para comprovação da carga horária;

Original acompanhada de cópia simples ou cópia autenticada do comprovante de endereço residencial recente (exemplos: contas de água, luz, comgás, telefone e outros);

Estar aprovado no Exame de Suficiência, dentro do prazo de validade constante na Resolução CFC 1.373/11.

Juntar 2 (duas) fotos 3x4 recente, de frente, colorida e com o fundo branco. Veja as especificações

Dos Diplomas:
- Dos cursos de Ciências Contábeis deverão constar no verso ou anverso do diploma, o registro no órgão competente e assinatura do diretor e/ou secretário geral.

- Dos cursos de Técnicos em Contabilidade, deverão constar no verso ou anverso do diploma, o registro no órgão competente e assinatura do diretor e/ou secretário.

- DEVERÃO CONSTAR NOS DIPLOMAS A DATA, MÊS E ANO DE CONCLUSÃO DO CURSO OU DOCUMENTO QUE COMPROVE TAL INFORMAÇÃO.

Art. 38. A concessão de registro a contador ou técnico em contabilidade com formação escolar no exterior ficará condicionada à apresentação de diploma revalidado pelo órgão competente.

Parágrafo único. No caso de contador ou técnico em contabilidade de outra nacionalidade portador de visto temporário, o registro profissional terá o prazo de validade condicionada àquele do visto de permanência. (Resolução CFC nº 1389/12)

- Quando o registro definitivo originário é solicitado, na Sede do CRC SP, não é necessário apresentar a documentação do certificado de aprovação em exame de suficiência.


Observe que em relação a maioridade a única diferença é apresentar o título de eleitor.

Pedro Assis
Contador

+55 81 98889-9972 (WhatsApp)
[email protected]
Aparecida Lopes

Aparecida Lopes

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 12 junho 2014 | 11:10

Muito Obrigada Pedro Paulo.
Sua resposta esclareceu algumas duvidas
Tambem entrarei em contato com o Sindicato dos Contabilistas aqui da minha cidade

Grata,
Aparecida

.
Igor Conrado

Igor Conrado

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 julho 2014 | 11:52

bom dia! estou com o seguinte problema, eu passei no crc, na prova 1/2013 que foi realizada em 24/03/2013, só que eu terminei o meu curso técnico em 06/04/2013, e fui ontem no crc-rj para tirar meu registro, só que eles disseram que não tem como eu dar entrada por conta disso, e queria saber se tem algum meio na lei para que eu possa tirar meu registro profissional, porque se eu passei na prova, com alguns dias antes de concluir o curso, com certeza estou apto a exercer a função. será que alguém pode me ajudar a respeito?? agradeço desde já..

Pedro Paulo S. de Assis

Pedro Paulo S. de Assis

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 julho 2014 | 13:27

Igor, a solução para o seu problema é realizar o próximo exame (2015.1)

Esta situação é tratada no edital, observe: "(...)Antes de efetuar a inscrição, o examinado deverá conhecer o Edital e certificar-se de que preenche
todos os requisitos exigidos. (...) Somente poderá se inscrever para a prova de Técnico em Contabilidade o examinando que tenha
efetivamente concluído o curso de Técnico em Contabilidade. (...)"

Como, no seu caso, a prova foi realizada antes da conclusão do curso, o seu exame foi inválido.

Boa sorte!

Pedro Assis
Contador

+55 81 98889-9972 (WhatsApp)
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.