x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 2.872

Como contabilizar duplicatas recebidas antecipadamente com d

FABIO BRUKS BENEVIDES

Fabio Bruks Benevides

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 08:05

Bom dia!


Tenho um exercício no qual no quesito 10 temos a seguinte situação:

Anteriormente, no quesito 9, havíamos vendido mercadorias no valor de 180.000,00, em 3 parcelas mediante duplicatas de igual valor.
No décimo, recebemos a segunda duplicata, que venceria em 60 dias, antecipadamente 45 dias antes do vencimento. Com isso, concedemos um desconto de 225,00. Como contabilizar isso nas contas T? quais os lançamentos e contrapartidas. Por favor me ajudem pois já quebrei a cabeça e não consigo entender.

FABIO BRUKS BENEVIDES

Fabio Bruks Benevides

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Financeiro
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 11:43

Fábio, eu fiz esses lançamentos, apesar de que usei a conta duplicatas a receber no lugar de clientes. Mas tenho dúvida em relação a conta duplicatas descontadas. Não teríamos que abrir essa conta pra ir dando baixa nas duplicatas que forem sendo pagas?

FABIO FLEMMING

Fabio Flemming

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 22:38

xará,
a conta Duplicatas Descontadas é uma conta redutora da conta Clientes usada quando são feitas antecipações desses recebíveis em bancos, como por exemplo, desconto de duplicatas ou cheques.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.