x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 1.459

estrutura e análise de balanço

NILCICLÉA DA SILVA CASCAES

Nilcicléa da Silva Cascaes

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 22 julho 2014 | 21:47

Urgentíssimo!

Boa noite

Sou professora universitária e ministro estrutura e análise balanço para não contadores. Durante o ensino dessa matéria, percebi um grande desinteresse dos universitários. No entanto, quando mudei a minha didática de ensino a aceitação foi melhor. Antes eu apresentava o processo de lançamentos, razões, diários para apuração dos relatórios, mas, agora, abordo isso apenas de maneira superficial e focalizo mais nas contas e suas naturezas, na utilização do balancete para construção do balanço e no do demonstrativo do resultado. Achei melhor fazer dessa forma porque assim eu consegui, de uma forma mais prática, fazer com que eles entendessem a construção dos relatórios sem que eles precisassem ter o conhecimento do procedimento completo.

Gostaria de saber dos não contadores cadastrados aqui, qual é a opinião de vocês: é melhor a forma tradicional ou a forma simplificada que abordei?

FLAVIO

Flavio

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 16:53

Boa tarde, Nilcicléa da Silva Cascaes

Sou formado em Administração de Empresas e trabalho na área Fiscal, acredito que a sua abordagem focalizando mais nas contas e suas naturezas, e na utilização do balancete e demonstrativo de resultado é o mais adequado já que ministra aula a não contadores o caráter da sua matéria é sobre compreender a estrutura do balanço e demonstrativos e não uma análise mais profunda.

Att.

Marlon de Freitas
Articulista

Marlon de Freitas

Articulista , Auditor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 10:15

Bom Dia Nilcicléia,

Sou contador por formação mas peço licença para lhe ajudar também com minha visão.