x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 1.459

estrutura e análise de balanço

NILCICLÉA DA SILVA CASCAES

Nilcicléa da Silva Cascaes

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 22 julho 2014 | 21:47

Urgentíssimo!

Boa noite

Sou professora universitária e ministro estrutura e análise balanço para não contadores. Durante o ensino dessa matéria, percebi um grande desinteresse dos universitários. No entanto, quando mudei a minha didática de ensino a aceitação foi melhor. Antes eu apresentava o processo de lançamentos, razões, diários para apuração dos relatórios, mas, agora, abordo isso apenas de maneira superficial e focalizo mais nas contas e suas naturezas, na utilização do balancete para construção do balanço e no do demonstrativo do resultado. Achei melhor fazer dessa forma porque assim eu consegui, de uma forma mais prática, fazer com que eles entendessem a construção dos relatórios sem que eles precisassem ter o conhecimento do procedimento completo.

Gostaria de saber dos não contadores cadastrados aqui, qual é a opinião de vocês: é melhor a forma tradicional ou a forma simplificada que abordei?

FLAVIO

Flavio

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 16:53

Boa tarde, Nilcicléa da Silva Cascaes

Sou formado em Administração de Empresas e trabalho na área Fiscal, acredito que a sua abordagem focalizando mais nas contas e suas naturezas, e na utilização do balancete e demonstrativo de resultado é o mais adequado já que ministra aula a não contadores o caráter da sua matéria é sobre compreender a estrutura do balanço e demonstrativos e não uma análise mais profunda.

Att.

Marlon de Freitas
Articulista

Marlon de Freitas

Articulista , Auditor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 10:15

Bom Dia Nilcicléia,

Sou contador por formação mas peço licença para lhe ajudar também com minha visão.

Acho corretíssima sua didática adotada. Isso porque seu público, formado por "não-contadores", precisam ter o entendimento da ciência contábil para extrair informações. Então acredito que ensinando a forma de utilização do balancete, análise das contas razão, DRE, atingirá seu objetivo de que os administradores desenvolvam uma visão de contabilidade para tomada de decisão.

Realmente a parte mais técnica da contabilidade deve ser voltada para os profissionais da área, que precisam ter uma base solida sobre escrituração contábil.

Acredito que estás no caminho certo. Sugiro até que mais adiante passe o conteúdo de análise de balanço para eles e como interpretar essas informações...acho que seria interessante do ponto de vista de um administrador!

Abs

Att,

Marlon Luiz de Freitas Silva
Expert em Auditoria Interna
Auditoria sem Grilo


Acesse: https://www.auditoriasemgrilo.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.