x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 7

acessos 13.945

O que é um "Contabilista"?

Djalli

Djalli

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Domingo | 3 agosto 2014 | 19:27

Boa noite,

Contador é o termo que se dá ao Bacharel em Ciências Contábeis. Neste caso: Contador = Profissão ; Bacharel em Ciências Contábeis = Formação.

Mas, no caso de Contabilista, é o profissional que trabalha em Contabilidade.

Tenho algumas dúvidas com relação ao uso do termo Contabilista:

Um Estagiário Contábil é um Contabilista?

Um Auxiliar Contábil é um Contabilista?

Um Assistente Contábil é um Contabilista?

Um Técnico em Contabilidade é um Contabilista?

Grato.

Reginaldo Matias de Oliveira

Reginaldo Matias de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Segunda-Feira | 4 agosto 2014 | 15:05

Boa tarde!

Também já tive dúvidas quanto ao uso destas nomenclaturas. Contabilista é a classe composta por técnicos e bacharéis em Ciências Contábeis e o contador é o profissional da área, mas o interessante é desde o ano passado não se fala mais em contabilista ou contador e sim profissional contábil, isso se justifica devido ao profissional poder atuar como empresário, auditor, perícia, na parte pública, enfim, hoje o mercado para o profissional contábil é uma das áreas que oferece um leque maior de opções.

Atenciosamente,


Reginaldo Matias

“Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade”. 2 Coríntios 13:8
Djalli

Djalli

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 08:02

Legal....

Mas, e se estivesse procurando um emprego, com o objetio de ser Auxiliar Contábil ou Assistente Contábil, seria correto colocar no currículo o Objetivo Profissional como sendo Contabilista?

Grato.

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 08:35

Bom dia

Segundo o Dicionário Aurélio: Contabilista = 1. Especialista em Contabilidade.

Existe duas categorias de profissionais para esta área: os Técnicos em contabilidade e os Contadores ambos com registro no CRC, somente esses dois podem ser considerados como contabilistas, todos os demais são auxiliadores.

Na minha opinião o profissional que porventura esteja registrado “CLT” como Auxiliar Contábil, no entanto tenha uma das duas formações acima e devidamente registrado no conselho, também poderá ser considerado um contabilista.

Att

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 08:37

Bom dia,Djavan !

O texto abaixo eu copiei do Site da FEA-USP e acredito que tenha o embasamento para dirimir as dúvidas.Sou Técnico de Contabilidade e não concordo com a visão distorcida que se tem atualmente do Técnico em Contabilidade,quanto ao seu conhecimento técnico/teórico.Muito pelo contrário,existe Bacharel que por não ter feito em primeiro lugar um curso técnico,apresenta deficiências profissionais,porque em muitos casos migrou de alguma área absolutamente diferente da contábil.Aqui mesmo no Forum já orientei muito Bacharel em questões bastante simples,pelo simples fato de não terem tido a oportunidade que eu tive de um aprofundamento nas Teorias da Contabilidade e seus princípios fundamentais.Reitero ainda,que nem os Conselhos Regionais,O Conselho Federal e nem os Sindicatos dos Contabilistas,fazem qualquer discriminação preconceituosa,entre um Técnico e um Bacharel.Eu me sinto no dever de fazer a defesa dos Técnicos,não apenas por eu ser um deles,mas,porque eu assisti na cadeira da Escola de Comércio um nível muito alto de aprendizado para o Técnico e um nível muito baixo no Curso Superior.Ou seja,eu assisti à queda de qualidade do ensino no país.Sou Graduado em Gestão Financeira,recém-formado e posso garantir que um Técnico em Contabilidade "antigo" ,nada fica a dever a um Bacharel de Ciências Contábeis dos dias atuais.E olha que de bacharel eu também entendo,porque lá na minha casa tenho dois!

Grande abraço!


O texto da FEA-USP

Contabilistas

Contadores e Técnicos em Contabilidade, os chamados Contabilistas, são profissionais que lidam com a área financeira, econômica e patrimonial. São os responsáveis pelo planejamento, pela coordenação e pelo controle das contas e dos lançamentos de uma empresa, formando um quadro geral do patrimônio, dos fluxos de transações, de produção e de renda. Conferem, ainda, os registros contábeis e cuidam do relacionamento com o poder público, principalmente no que concerne à área tributária.

Esses profissionais podem atuar em vários ramos:

- Auditoria: avaliação da saúde financeira de uma empresa por meio do exame dos livros e balanços apresentados.
- Contabilidade agropecuária: administração, registro e controle do patrimônio de empresas agrícolas e pecuárias, cuidando de sua rentabilidade e custos de produção.
- Contabilidade bancária: planejamento e controle das atividades operacionais e contábeis de bancos.
- Contabilidade de cooperativas: gerenciamento da entrada, saída e distribuição dos recursos financeiros e materiais entre os cooperados.
- Contabilidade de custos: levantamento de gastos, lucros e perdas de empresas.
- Contabilidade pública: gerenciamento dos patrimônios de empresas públicas.
- Consultoria: prestação de serviços de contabilidade fiscal, financeira, bancária ou pública.

História

O surgimento da Contabilidade está ligado às primeiras manifestações sociais do homem de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que dispôs para alcançar os fins propostos. Sua origem remete à necessidade de registros do comércio; há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios.

No período medieval, diversas inovações na Contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá e é esse o primeiro país a fazer restrições à prática da Contabilidade por um indivíduo qualquer. O governo passou a somente reconhecer como Contadores, pessoas devidamente qualificadas para o exercício da profissão. A importância da matéria aumentou com a intensificação do comércio internacional e com guerras ocorridas nos séculos XVIII e XIX, que consagraram numerosas falências e a necessidade de se proceder à determinação das perdas e lucros entre credores e devedores.

A ciência da Contabilidade se confundia com a ciência da Administração, e o patrimônio se definia como um direito, segundo postulados jurídicos. A situação mudou em torno de 1840, ano em que surgiu a obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche" (A Contabilidade Aplicada às Administrações Privadas e Públicas), da autoria de Francesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Essa obra abriu o denominado Período Científico da Contabilidade.

No Brasil, a profissão só passou a ter razoável evolução em torno de 1945, data da publicação do Decreto-Lei nº 9.295, que criou o Conselho Federal de Contabilidade e definiu, entre outras coisas, o perfil dos contabilistas. Contadores são graduados em cursos universitários de Ciências Contábeis e Técnicos em Contabilidade são aqueles provenientes das escolas técnicas comerciais e que apresentam, portanto, nível médio. Na época havia os guarda-livros, pessoas que, apesar de não apresentarem escolaridade formal em Contabilidade, exerciam atividades de escrituração contábil.

Fonte: 10emtudo.com, Portal de Contabilidade e texto Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis.

Djalli

Djalli

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sábado | 9 agosto 2014 | 15:02

Boa tarde,

Legal.

Mas, neste caso Contabilista séria a formação em Bacharel em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, e não o cargo / profissão de Contabilista. Acredito que há uma diferença entre Contabilista Formação e Contabilista Profissão. Talvez esteja enganado, mas acho que há.

Enfim, seria errado um Técnico em Contabilidade, com registro no CRC (ou mesmo ainda que cursando o Técnico em Contabilidade), em busca de conseguir um emprego, quer seja como Auxiliar Contábil, quer seja como Assistente Contábil, colocar no seu curróculo como Objetivo Profissional - "Contabilista".

Grato.

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2014 | 09:32

Bom dia, Djavan !


No caso de um estudante de Contabilidade, cursando técnico ou bacharelado,deve-se colocar como objetivo profissional em seu currículo,Ele só será contabilista após a diplomação de Técnico ou de Bacharel.

a expressão " Área Contábil,Área Fiscal,Área Administrativa,Área Financeira,etc... É como você mesmo se referiu,uma coisa é a formação acadêmica outra é o
conhecimento prático da área,vamos assim chamar,o conhecimento profissional.Contabilista como você mesmo definiu é o profissional detentor de diploma
de Técnico ou Bacharel.Os Conselhos e os Sindicatos da classe contábil só aceitam em seus quadros profissionais diplomados.
Grande abraço

Djalli

Djalli

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sábado | 16 agosto 2014 | 22:30

Boa noite,

Legal.

Obrigado.

Sendo assim, Contabilista pode ser tanto o Técnico em Contabilidade, quanto o Bacharel em Ciências Contábeis que detenha o "diploma". Mesmo exercendo a função de Estagiário Contábil, ou Auxiliar Contábil, ou mesmo Assistente Contábil, esse pode ser referir a si mesmo como um Contabilista, por se detentor do"diploma". A formação define o Contabilista, e não a função que esse exerce.

Grato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.