x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 7

acessos 33.429

Idéias para tema de Monografia em tributário

JERUSA DE JESUS

Jerusa de Jesus

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 15:02

Boa tarde colegas

Nesse segundo semestre de 2014, tenho que dar início a minha monografia, mas estou com dificuldade em escolher sobre que tema vou falar, a unica coisa certa é de que quero desenvolver a pesquisa na área tributária, mas especificadamente não sei que assunto escolher, se alguém tem uma ideia bacana para me dar, serei muito grata.

Obrigada!

Tiago Rodrigues Araujo

Tiago Rodrigues Araujo

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 15:55

Jusara, boa tarde.

Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo excelente artigo que você postou no dia 31/07/2014 sobre Micros e Pequenas Empresas.

Na minha graduação em Administração de Empresas, usei como tema "Uma síntese do ICMS no estado de São Paulo", onde dissertei sobre aspectos do imposto como diferimento, suspensão, crédito do imposto, entre outras matérias relacionadas ao assunto. Achei na época muito interessante e agregou muito ao meu conhecimento.

Ainda não defini qual vai ser o tema da minha monografia na Pós Graduação em Direito Tributário, por isso achei esse tópico interessante.

Boa sorte

Tiago Rodrigues Araujo
Dep. Fiscal /Tributário - Mococa/SP
[email protected]
Fabiano L. Carvalho

Fabiano L. Carvalho

Bronze DIVISÃO 2, Vendedor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2014 | 14:39

Boa tarde, Jerusa.

Muito bom que se interesse por Direito Tributário, pois é uma área do direito com muita carência de mão de obra.
Estou no ultimo período de Direito e minha monografa é sobre a Substituição Tributária no ICMS com um foco final para as MEs e as EPPs,
que neste caso perdem o tratamento diferenciado que é garantido pela CF/88, sofrendo a tributação cheia do ICMS.
Achei um ótimo tema, porém não é muito fácil de desenvolver devido a pouca literatura sobre o assunto.
Porém pode ser um bom desafio, pois pra mim está sendo.

Espero ter ajudado.

JORGE MARCOS DE SOUZA

Jorge Marcos de Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2014 | 01:47

Olá Jerusa,

Monografias se tornam interessantes quando provocam algum tipo de discussão polêmica ou tragam uma luz a quem necessite de informações seguras. Então, como sugestão, acho que você deveria fazer uma monografia em que ajudasse algum empreendedor a tomar decisões corretas.
No Brasil, a escolha do regime tributário irá definir a incidência e a base de cálculo dos impostos federais. Os três os tipos mais utilizados são o Simples, Lucro Presumido e o Lucro Real.
Sugiro que escolha um ramo comercial ou de serviços que seja muito utilizado na sua cidade e faça uma pesquisa para saber qual melhor regime se enquadraria nesse ramos escolhido. Com isso você pode ajudar algum empreendedor que desconhece essa área tributária. Lembrando que cada regime tributário tem uma legislação própria, onde mostra como fazer, a fim de definir o enquadramento mais adequado.

Abs.

Jorge

Na era do conhecimento o comodismo é destruidor de ideias. Desistir jamais.
FLAVIO

Flavio

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 15 agosto 2014 | 08:56

Bom dia, Prezados

Concordo com o colega acima, Jorge Marcos de Souza e acredito que um bom ponto de partida no assunto deve ser sobre algo muito recente e com poucas informações ainda a "Universalização do Simples Nacional", pesquisar a viabilidade da transição para simples nacional pode ou não ser a melhor decisão tributária para alguns empresários devido as alíquotas não serem unificadas.

Atenciosamente!

Thalita Sassemburg

Thalita Sassemburg

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 15 agosto 2014 | 09:20

Bom dia a todos!

Ano que vem eu também irei fazer minha monografia e sem dúvida o tema será ligado a área tributária. Já estou fazendo pesquisas para escolher o tema e dentre os que mais me interessam são: Planejamento Tributário, Simples Nacional ou algo relacionado a alta carga tributária que o brasileiro paga sobre os impostos.

Ariane Carvalho

Ariane Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 9 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2014 | 17:03

Boa Tarde.

Eu fiz na área tributária minha monografia. " Planejamento tributário para as micro e pequenas empresas".
Fiz a comparação pelos regimes tributários e mostrei qual é mais viável para as microempresas.

Ariane

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.