x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 3.013

Custo Histórico na Teoria da Contabilidade.

Ewerton Borges Sartori

Ewerton Borges Sartori

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 10 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 11:17

Bom dia a todos.

Sou estudante do 3º ano do curso de Ciências Contábeis, e me deparei com uma situação na qual não concordo com a opinião de um professor meu.

A situação é a seguinte.

Em uma prova escrevi a seguinte frase:

"O valor de estoque e o valor do custo da mercadoria ou produto vendido é reconhecido na maioria das vezes pelo seu custo histórico."

Entretanto a minha frase foi considerada errada, pois não devia ter utilizado o verbo reconhecer, mas sim o verbo contabilizar. Porem fiz uma consulta no dicionário sobre a palavra contabilizar e o significado é o seguinte: " Realizar o registro das transações financeiras que acontecem numa empresa; assinalar (em livros apropriados e de maneira sistemática) o registro das entradas e saídas de dinheiro numa empresa". Então, desta forma contabilizar nada mais é do que registrar o fato ou o ato contábil em livro apropriado. Porem quando escrevi o verbo Reconhecer, me apoiei no livro Contabilidade Básica Fácil - 29ª Ed. 2013 de Osni Moura Ribeiro, na qual ele fala que para se fazer a contabilização de um fato ou ato contábil, se deve primeiramente identificar o ato ou o fato em si e examiná-lo, com o intuito de avaliar se o ato ou o fato é idôneo, obrigando assim a sua contabilização. Entretanto pesquisei no dicionário e a palavra reconhecer e ela tem o seguinte significado: "examinar a situação, a natureza e a força". Desta forma o verbo reconhecer na frase escrita acima, tem a função de descrever a idoneidade de um fato ou ato contábil já identificado e examinado, só não feito a contabilização em livros apropriados, pois há empresas que são desobrigadas de contabilização, como por exemplo as MEIs, porem para fins gerenciais, o empresário reconhece o seu estoque ou o custo da mercadoria vendida com base no custo histórico.

Já o fato de ter escrito "na maioria das vezes" me refiro a parcela minoritária de empresas que para fins gerenciais reconhecem seu valor de estoque e o custo de mercadoria ou produto vendido baseado no valor realizável liquido.

Peço que avaliem a minha resposta e respondam se eu tenho razão ou não na frase acima.

Herivelto Sarges

Herivelto Sarges

Prata DIVISÃO 2, Gerente Financeiro
há 10 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 13:55

Como vc deve saber toda a profissão tem seus jargões e os jargões contábeis são vastos:

Vou colar um texto:

Hoje, quem estuda contabilidade deve ter consigo uma verdade científica da que evolve o tema: o registro contábil é apenas a última etapa dessa ciência, mas a contabilidade é a ciência que preza por reconhecer, mensurar e registrar os fenômenos patrimoniais e econômicos que ocorrem em uma azienda (organização).

Reconhecer: reconhecer o fenômeno patrimonial quando ele ocorre. O desgaste do tempo, as alterações do mercado, as mutações dos ativos, etc.

Mensurar: mensurar o valor exato que o fenômeno sobre o patrimônio.

Registrar: registrar com fidedignidade o fato patrimonial para resguardar a exatidão da contabilidade.

Com isso teremos uma contabilidade fiel ao patrimônio a que pertence.

Magno Tarcísio de Sá

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Como vc não postou a pergunta, mas apenas resposta e usando raciocínio lógico creio que a pergunta seja algo parecido de como se registra o custo de mercadoria vendidas;

O verbo reconhecer seria o primeiro passa da contabilização (reconhecer, mensurar e registrar), ou seja, vc reconhece que há um fato, mas só reconhecer não é o suficiente. Terá que mensurar e registrar assim completando o processo de contabilização.

Ewerton Borges Sartori

Ewerton Borges Sartori

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 10 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 14:07

Obrigado Herivelto Sarges, concordo com a sua resposta.

A questão na prova era a seguinte:

Era para formular uma questão na qual atenderia a uma das quatros alternativas e entre as alternativas tinha custo histórico, e as outras três alternativas eram custos que não existem ou que ainda não tínhamos estudado, desta forma era praticamento obrigado a formular uma questão cujo a resposta teria que ser custo histórico, então formulei a seguinte pergunta.

"O valor de estoque e o valor do custo da mercadoria ou produto vendido é reconhecido na maioria das vezes pelo?"
Resposta: Custo Histórico

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.