x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 29.840

Contábeis e Direito, tem como conciliar?

MATHEUS SOARES RODRIGUES

Matheus Soares Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 1, Comércio Exterior II - Júnior
há 10 anos Sábado | 23 agosto 2014 | 04:00

Boa noite, amigos!
Tenho 18 anos, faço cursinho pré-vestibular e pretendo cursar ciências contábeis . No entanto, ao conversar com um professor do cursinho, ele me disse que a área é muito boa, porém que se eu fizesse contábeis e depois direito seria muito melhor. Não só pela questão de unir as duas profissões podendo trabalhar com contabilidade tributária, pública, licitações e afins, como também a questão dos concursos, pois abre um leque imenso com a junção de ambas. Logo pensei em fazer as duas ao mesmo tempo, direito pela manhã e contábeis a noite, ou vice-versa... Daí vem a pergunta, vocês acham que da pra conciliar os dois cursos? Tem alguém aqui que já fez isso? Quem fez conseguiu sucesso na faculdade e também profissionalmente? Sei que fácil não vai ser, mas se realmente quisermos, nada pode nos vencer.
Grato desde já! Abraço!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Sábado | 23 agosto 2014 | 10:52

Bom dia Matheus,

As duas atividades estão muito ligadas, pois conheço muitos Advogados/Contadores e Contadores/Advogados, existem muitos profissionais que possuem Escritório de Advocacia e Contabilidade, e trabalham muito bem.

Creio que o primordial é haver aptidão e vocação para estes estudos e seguir em frente.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Sábado | 23 agosto 2014 | 11:16

Matheus,

Fiz bacharelado nos dois cursos, Ciências Contábeis e Direito, e posso afirmar que o profissional com a dupla formação nessas áreas é muito bem valorizado pelo mercado, especialmente na área fiscal/tributária. Portanto, se você pensa em atuar nessa área, recomendo fortemente essa opção. Você será um profissional muito bem capacitado para manejar a legislação tributária tanto enquanto Advogado como também enquanto Contador.

Por outro lado, se entrar na área fiscal/tributária não é o seu objetivo, considere a dupla graduação em outras áreas. Por exemplo: o mercado financeiro valoriza muito o profissional com dupla formação em Economia e Ciências Contábeis. A moral da história, naturalmente, é que o mercado dá muito mais valor ao profissional com ampla formação, desde que essa formação esteja relacionada com a sua atuação.

Uma dica: aqui em São Paulo a procura pela 2ª graduação em Ciência Contábeis é grande. Por isso, muitas instituições de ensino renomadas como a FECAP e a FIPECAFI oferecem classes especiais para os interessados na 2ª graduação. Como essas classes conseguem aglutinar as matérias em relação às quais você não consegue pedir equivalência, você se forma muito mais rápido (em 2 anos a 2 anos e meio). Se você tiver a oportunidade de vir a São Paulo passar uma temporada, vale a pena se graduar primeiro em Direito e depois em Ciências Contábeis em alguma dessas instituições.

Sucesso!

MATHEUS SOARES RODRIGUES

Matheus Soares Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 1, Comércio Exterior II - Júnior
há 10 anos Sábado | 23 agosto 2014 | 12:01

Agradeço por terem respondido minhas perguntas. Quero muito trabalhar na área fiscal/tributária, por isso veio a opção de cursar as duas ao mesmo tempo. O que vocês acham de cursar direito presencialmente e contábeis a distância? O curso a distância vai ter o mesmo valor que o presencial? Estou com receio de entrar nos dois cursos presencialmente e não conseguir conciliar (visto que tem o estágio obrigatório em direito) e ter que trancar um dos dois.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 09:27

Bom dia Matheus,

O tempo é uma coisa que temos que respeitar, as vezes queremos aprender tudo em pouco tempo, e isso pode atrapalhar, procure fazer uma coisa de cada vez, para que você possa se dedicar em aprender realmente, com isso poderá assimilar melhor cada etapa destes cursos.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.