x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 243

acessos 58.324

Exame de Suficiência 2014/2 - Gab. Extraoficial de Bacharel

José Irineu F. Neto

José Irineu F. Neto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 09:43

Bom dia Elinaldo Martins,

Aconteceu a mesma coisa comigo, pois depois que preenchi o gabarito e conferi uma a uma que tinha marcado ai veio a surpresa uma repeti anterior e agora estaria com as 25, porem tenho as 24.

Vamos ter fé em Deus vai dar tudo certo!

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
SABRINA BRILHANTE

Sabrina Brilhante

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 10:33

Também errei as questões 23 e 39. Talvez tenhamos seguido a mesmo linha de raciocínio...
Jeanne a Medeiros Ferreira, por favor me mande os recursos.
Meu e-mail é: @Oculto

Obrigada!

Jeanne A Medeiros Ferreira

Jeanne a Medeiros Ferreira

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 10:38

Pessoal, vamos fazer mais. Preciso de 3 anulações. A questão 23 eu acertei então pra mim não terá alteração nessa. Podem mudar com suas palavras, eu consegui esses recursos num blog de professor.

QUESTÃO 23
Senhor Revisor,
A questão de número 23 informa o plano operacional e o custo real de um determinado
produto e solicita que seja assinalada no cartão resposta a opção que indica a informação
INCORRETA.
Utilizando metodologia de cálculo uniforme para todos os itens e conforme a melhor
doutrina, comprovarei a seguir que existem duas opções passíveis de assinalação pelo candidato,
quais sejam: itens “C” e “D:
Opção A: “Houve variação de preço favorável em R$4,00 por unidade”.
Cálculo:
(Preço Padrão – Preço Real) x Horas Padrão =
(60 – 58) x 2 = R$ 4,00
R$ 4,00 - Sinal positivo indicando que a variação de preço foi favorável. Esta informação está correta
e, portanto a letra B não deveria ser marcada no cartão-resposta.
Opção B: “Houve variação de Volume desfavorável em R$ 6,00 por unidade”
Cálculo:
(Quantidade Padrão – Quantidade Real) x Preço Padrão=
(2,0 – 2,1) x 60 = - R$ 6,00
- R$ 6,00 - Sinal negativo indicando que a variação de volume foi desfavorável. Esta informação está
correta e, portanto, a letra B não deveria ser marcada no cartão-resposta.
Opção C: “Houve variação mista favorável em R$0,20 por unidade”
(Quantidade Padrão – Quantidade Real) x (Preço Padrão – Preço Real) =
(2,0 – 2,1) x (60 - 58) = - 0,20
- R$0,20 - Sinal negativo representa que a variação mista foi DESFAVORÁVEL. Como a assertiva
indica que o valor é “favorável”, a informação da opção é incorreta e portanto, este item deveria ser
marcado como resposta.
Opção D: “Houve variação total favorável de R$1,80 por unidade”
(Preço Total Padrão – Preço Total Real)=
120 – 121,80 = - R$1,80
= - R$1,80 - Sinal negativo representa que a variação mista foi DESFAVORÁVEL. Como a assertiva
indica que é “favorável”, a informação da opção é incorreta e, portanto, este item deveria ser
marcado como resposta.
Desta forma, devido à possibilidade de duas opções serem igualmente corretas e marcadas
no cartão-resposta, solicito a anulação da questão de número 23.

QUESTÃO 39
Senhor Revisor,
A questão solicita a opção correta acerca das variações do custo histórico previstas na
Resolução CFC 750/93, considerando o princípio da continuidade.
Vejamos o que diz o texto da resolução CFC 750/93 acerca do princípio da continuidade:
Resolução CFC 750/93
Art. 5º O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará
em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos
componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
Além do art. 5º, não há mais qualquer citação ou menção ao princípio da Continuidade na
resolução CFC 750/93. As alternativas, no entanto, ao entrelaçar o princípio da continuidade com o
princípio do registro pelo valor original, ficaram confusas e sem opção coerente de resposta.
Perceba que a opção “A” , assinalada como correta pelo gabarito preliminar, é uma junção
malfadada da alínea “b” do inciso II do art. 7º da Resolução 750/93 à alegação de que “o seu valor
justo é superior ao custo de aquisição”. Ora, por mais que se esforce, não se vislumbra o
correlacionamento lógico destes conceitos com o princípio da continuidade a ponto de tal assertiva
ser considerada correta.
Os demais itens seguem a mesma incoerência de conceitos, não correspondendo de forma
alguma ao solicitado na questão, que é a opção correta conforme a resolução CFC 750/93.
Portanto, pelo fato de não se ter uma alternativa coerente com o solicitado no enunciado,
nem a opção “A” nem mesmo outra qualquer, solicito a anulação da questão de número 39.

José Irineu F. Neto

José Irineu F. Neto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 10:53

Bom dia Elinaldo Martins,

Fiz 24 questoes. Marquei no gabarito errado questão 40-C e na prova tinha marcado a correta letra A.

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
ELINALDO MARTINS

Elinaldo Martins

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 10:59

Ola José Irineu F. Neto

Fiz isso com a 44, como a 43 é a C na hora de passa no gabarito marquei a C a 44 e tinha marcado na prova a D que é a correta #meferrei

José Irineu F. Neto

José Irineu F. Neto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 11:06

Bom dia Ricardo Danillo,

Com todo respeito pelo meu ponto de vista , não concordo com você em relação a questão 49.


Na questão 50, pede-se para marcar a alternativa INCORRETA.

O que DIZ a Letra B dá 50: Em "Verdade, verdade, cruel verdade," (l, 8-9), as vírgulas isolam termos coordenados, cuja repetição enfatiza a percepção IRÔNICA quanto à existência de dinheiro no nosso país.

logo é unânime que esta alternativa (50 B) está correta.

se ela fala que o trecho "Verdade, verdade, cruel verdade" é uma ironia, logo não é marcado pelo "humorismo"(humor e ironia são diferentes).

portanto, na minha humilde opinião, após o exposto, a alternativa correta da questão 49 é a letra (A).

Então seriam as questões passiveis de recurso 01, 39 e 49.

A questão 06 estamos estudando ainda ser é passível de anulação.

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
Felipe Batistela

Felipe Batistela

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 11:24

Somei 24 acertos pelo preliminar, sendo que acertei a 23 e a 39! Preciso de 1 questão que não seja essas duas, alguém vai entrar com recurso em alguma outra questão?

Felipe Batistela

Felipe Batistela

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 11:31

A questão numero 47 vocês acham que pode ser anulada? Pelo erro de digitação e revisão? Pela primeira coluna estar em algarismos romanos e as alternativas em números?

Página 5 de 9

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.