x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 107

acessos 21.578

Exame de Suficiência 2014/2 - Gab. Extraoficial de Técnico

João Esposito

João Esposito

Bronze DIVISÃO 3
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 14:42

Não, deixa pra lá. Já me toquei da besteira que eu fiz. A resposta é d. Mesmo. É que em outros gabaritos a resposta era a letra c e estou de acordo com isso, mas refiz a conta agora com calma e cheguei na letra d.

Talita Albino

Talita Albino

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 14:46

Boa tarde Gente,

Vamos la alguém sabe dizer quais as questões com possibilidades de anulação?? Precisamos montar os recursos.. preciso de
uma anulada mas ha colegas que precisam de mais!!

Silvia

Silvia

Iniciante DIVISÃO 3
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 15:01

Talita, Alex!
Gente preciso de uma só pra passar, vou entrar com recurso da 41, mas não vai adiantar no meu caso, pois tá certa minha resposta...to sem idéia de qual outra podemos entrar...?!

Talita Albino

Talita Albino

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 15:03

Pessoal,

Acredito que a questao 11 cabe recurso vejm:

A questão cujo indago o recurso possui duas respostas, vamos analisar os fatos
Inicialmente o trecho relata que as transações informadas foram registradas no mês de Dezembro de 2013 inclusive o recebimento da "venda de mercadorias, à vista, a serem compradas e entregues em janeiro de 2014".
Diante disso a venda da mercadoria foi contabilizada de acordo com a NBC TG 30, no momento que foi reconhecido recebimento da Venda e por ser entregue no período de janeiro de 2014 o entendimento é que seja uma venda para entrega futura, neste caso está venda será uma receita e será reconhecida em dezembro dessa forma o calculo da questão será:

RECEITA DE VENDA
(+)80.000,00
(+)30.000,00
(+)10.000,00

1- TOTAL DAS RECEITAS R$ 120.000,00

2- TRIBUTOS SOBRE A VENDA (R$ 12.000,00)

3- ESTOQUE DE VENDAS R$ 10.000,00

4- CUSTO DE AQUISIÇÃO (R$ 60.000,00)

(120.000,00 - 12.000,00 + 10.000,00 - 60.000,00)

LUCRO BRUTO

R$ 58.000,00

Vamos elaborar recurso e enviar!

Talita Albino

Talita Albino

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 15:13


Oi Alex na verdade não coloquei aqui mas o CMV é R$ 50.000,00

e mesmo assim fecha em 58.000,00

Aguarde um minuto vou formular e lhe passo para que veja junto comigo pode ser?

ALEX HENRIQUE

Alex Henrique

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 15:17

Veja o enunciado, Venda de mercadorias a vista a serem compradas e entregues em janeiro de 2014
ou seja os 10mil nao entra na conta
pois os custos vao incorrer no exercicio seguinte ainda e aqui pede referente ao exercicio de 2014

Receita com vendas R$ 80+30 = 110
110 x 10% = 11.000 Impostos

Receita Liquida = 99.000,00

CMV de 50 mil

= 49.000 a resposta ta correta

mais uma pegadinha o pessoa ta esquecendo que a contabilidade reconhece os fatos na data que acontece, ali tem uma pegadinha na receita de 10mil que vai ainda acontecer em 2014

Alex Henrique de Moraes
e-mail: [email protected]
WhatsApp: +55 31 99225-7638
ALEX HENRIQUE

Alex Henrique

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 15:20

Receita c/ Vendas..................... R$ 110.000,00
( - ) Impostos Incidentes s/ Vendas ............... R$ 11.000,00

(=) Receita Liquida.................. R$99.000,00

Pega o CMV de R$ 50.000,00

Resultado R$ 49.000,00

A receita de 10.000,00 ta claro no exercício que vai incorrer só em 2014 ou seja no exercício futuro, é uma pegadinha pra pegar os desatentos. e o exercício ta pedindo com relação a 2013

Alex Henrique de Moraes
e-mail: [email protected]
WhatsApp: +55 31 99225-7638
Talita Albino

Talita Albino

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 15:21

Bom Alex,

Para quem esta com o caderno na mão a questão 11

Conforme o enunciado em 12/2013 a empresa REALIZOU as seguintes transações:

São três vendas de mercadoria uma a prazo e duas a vista, porem uma das vendas a vista (o que confunde) diz assim:

"[b]Venda de mercadorias, a vista, a serem compradas e entregues em janeiro de 2014"

então resumindo são tres vendas sendo:

80.000,00 + 30.000,00 + 10.000,00 = 120.000,00

Considere 10% para tributos sobre as vendas:

120.000,00 - 10% = 108.000,00

agora o CMV: EI + C - F = 10.000,00 + 60.000,00 - 20.000,00 = 50.000,00

108.000,00 (vendas liquidas) - 50.000,00 (CMV) = 58.000,00

Alem do mais quando ele diz a serem compras e entregues em janeiro de 2014 não é possível identificar se seria compra por parte do cliente ou da empresa. Isso parece uma operação de venda por encomenda para entrega futura!

e ai o que acham??

:)

Talita Albino

Talita Albino

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 15:26

No caso em que comento.. trata-se de uma operação realizada observando o principio de competência (usado pela maioria das empresas)
e não o regime de caixa, desa forma se a venda foi REALIZADA EM 12/2013 conforme o enunciado indica, a venda em questão entre na situação
que estamos questionando..

Bom de qualquer forma vou tentar recurso!! Se alguém mais quiser!!

o não já tenho.. não custa tentar..

Valeu Alex!!

ALEX HENRIQUE

Alex Henrique

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 15:27

Não, a venda de R$10.000,0 nao aconteceu no exercicio 2013, no maximo que iria acontecer ali seria a empresa lançar esse valor como adiantamento de clientes contra banco, nao haveria receita, pois nao tem como hever receita se nao houve venda.

podem ate entrar com recurso mas a meu ver o exercicio ta bem claro.

Lucro Bruto apresentado em 2013 e nao 2014, aquela venda de 10mil é uma pegadinha ainda fala assim
A ser comprada a ser entregue

todos sabem que receita se reconhece no momento da entrega e nao da venda a receita se reconhece contra entrega e nao contra uma promessa de venda

Alex Henrique de Moraes
e-mail: [email protected]
WhatsApp: +55 31 99225-7638
ALEX HENRIQUE

Alex Henrique

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 15:32

Como você mesma disse principio da competência.

O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

Olha a sua contradição.

Alex Henrique de Moraes
e-mail: [email protected]
WhatsApp: +55 31 99225-7638
laryssa abud de azevedo

Laryssa Abud de Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 15:49

R-E-C-U-R-S-O DA QUESTÃO 31

"A Lei ordinária pode, como regra, alterar a alíquota e a base de cálculo dos tributos. O art. 150, I da Constituição refere-se a Lei (Ordinária). Sempre que o texto indica Lei é ordinária, quando foi lei Complementar será mencionado expressamente. As hipóteses de Lei Complementar estão indicadas na própria Constituição, como no caso dos art. 146 e 148 "

"A lei mencionada pela CF é, por excelência, a Lei Ordinária. É ela que, em regra, institui, aumenta, extingue ou reduz tributos.

Todavia, em algumas hipóteses, a CF/88 estabelece uma reserva à Lei Complementar. Tais são os casos relativos aos seguintes tributos:

- Empréstimo compulsório para atender a despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência (art. 148, I, CF) ou no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional (art. 148, II, CF).

- Imposto sobre grandes fortunas (art. 153, VII, CF).

- Impostos residuais não previstos na competência tributária da União (art. 153), desde que sejam não cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na CF (art. 154, I, CF).

- Contribuições residuais, destinadas a garantir a manutenção ou expansão da Seguridade Social (art. 195, § 4º, CF).

Talita Albino

Talita Albino

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 15:58

Oi Laryssa,

Estou pesquisando aqui em alguns foruns e verifiquei que tais questoes esto apassiveis de anulação:

11
34
40
31

se tiver recurdo pronto ja de alguma delas pode passar pra que eu altere algumas coisas e envie o mesmo

..
*

Talita Albino

Talita Albino

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 18:14

Oi João... Tem um recurso da 31 pré montado para me passar?
Tamebm errei essa e preciso que só uma para passar se tiver me
Envie que envio recurso dessa tbm!!

Além disso sei que a 40 também cabe recurso e tenho um pré
Montado se quiser posso passar pra seu email
Amanhã cedo por que agora não tenho está no email
Da empresa!

Estevão Cavalcante

Estevão Cavalcante

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 19:58

Recurso contra a questão 45

45. De Acordo com o que estabelece a NBC TG 16 (R1) Estoques, a respeito do custo dos estoques, é correto afirmar que:



conforme o site contador a qualquer custo

Abaixo informações sobre as alternativas, da pra montar um recurso, alguém me ajuda fazer o recurso

NBC TG 16 – ESTOQUES

ALTERNATIVA "A"
11. O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis perante o fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição.

ALTERNATIVA "B"
25. O custo dos estoques, que não sejam os tratados nos itens 23 e 24, deve ser atribuído pelo uso do critério primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS) ou pelo critério do custo médio ponderado. A entidade deve usar o mesmo critério de custeio para todos os estoques que tenham natureza e uso semelhantes para a entidade. Para os estoques que tenham outra natureza ou uso, podem justificar-se diferentes critérios de valoração.

ALTERNATIVA "C"
21. Outras formas para mensuração do custo de estoque, tais como o custo-padrão ou o método de varejo, podem ser usadas por conveniência se os resultados se aproximarem do custo.
(A ALTERNATIVA "C" ESTÁ DE ACORDO COM A NORMA, APENAS EXISTE O TERMO CUSTO REAL NO FIM QUE AO MEU VER NÃO CARACTERIZA ERRO)

ALTERNATIVA "D"
13. A alocação de custos fixos indiretos de fabricação às unidades produzidas deve ser baseada na capacidade normal de produção. A capacidade normal é a produção média que se espera atingir ao longo de vários períodos em circunstâncias normais; com isso, leva-se em consideração, para a determinação dessa capacidade normal, a parcela da capacidade total não-utilizada por causa de manutenção preventiva, de férias coletivas e de outros eventos semelhantes considerados normais para a entidade. O nível real de produção pode ser usado se aproximar-se da capacidade normal. Como consequência, o valor do custo fixo alocado a cada unidade produzida não pode ser aumentado por causa de um baixo volume de produção ou ociosidade. Os custos fixos não-alocados aos produtos devem ser reconhecidos diretamente como despesa no período em que são incorridos.

RESPOSTA LETRA "C"

Talita Albino

Talita Albino

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2014 | 00:18

Olá Estevão... Desculpe eu gostaria de ajudar
Quanto a questão 45 mas pra mim não ficou bem
Claro o por que estaria errada se puder ser mais claro
Podemos montar sim um recurso!

Valdeci do Rosario Tuler

Valdeci do Rosario Tuler

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2014 | 02:01

Galera, não desanimem, pois no exame 01/2014 houveram erros por parte da banca que acabou por ajudar muitos.

Nos chamaram de chorões, disseram que apelamos....Mas Passamos. É direito lutar por uma coisa certa, ainda mais quando se paga R$ 100,00 para se fazer tal exame.

Se aparecer algum idiota tentando os desmerecer de alguma forma nem deem idéia.

Segue um conselho: Revisem as questões e vejam se há erros de grafia, valores, etc.

No último exame comecei um briga com o cfc, junto com mais 3 pessoas que fizeram o mesmo exame comigo. Eu consegui que vários sites e jornalistas publicassem os erros, o Abílio conseguiu até um jornal lá de Goiânia que se interessou em publicar a notícia no jornal impresso.

Ainda não tive acesso ao PDF das provas (técnico e bacharel), caso alguém os tenha me envie para que eu possa dar uma olhada também.

Talita Albino

Talita Albino

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2014 | 08:26

Olá Valdeci,

Obrigada pelo apoio.. Você pode olhar também as provas direto no site dos CRCs ou CFC.. e também no suficiencia contábil..
esta disponível as provas e os gabaritos!!!

Página 3 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.