x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 5.290

Bruno

Bruno

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 23:17

boa noite


amigos, meu professor de ciências contábeis, disse para ser um bom controller, o profissional primeiramente tem que ser formado em ciências contábeis e administração de empresas e mais a pós graduação em controladoria, é interessante fazer Administração de Empresas? ou não contribui com o perfil ?

att

Bruno

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2014 | 09:12

Bruno

Não contribui, atualmente administração é vista como uma faculdade limitada e com pouco potencial.

Foque em ciências contábeis ou economia e depois controladoria.

Tem um ditado que irrita administradores é que um contador ou economista pode ser um administrador, mas um administrador não pode ser nenhum dos dois. Fora o fato de que qualquer pessoa com ensino médio pode atuar na área administrava ou até gerenciar suas empresas sem necessidade deste curso.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
JOELMA GONÇALVES MUNIZ

Joelma Gonçalves Muniz

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 11:20

Bruno, bom dia.

Acho que ainda há tempo de lhe ajudar... Provavelmente, a orientação de seu professor de ciências contábeis é baseada no fato de, a controladoria ser a correlação entre a contabilidade e a administração para o alcançe das metas e objetivos propostos, e da necessidade que o controller tem de interagir amplamente com os vários departamentos da organização, utilizando práticas contábeis aliada às formas de gerenciamento administrativas. Em uma boa faculdade de administração você vai ter mais contato com matérias referente a finanças, planejamento estratégico, processo decisório de negociação, etc.

Lembro-me de, no fim da graduação em ADM, cogitar iniciar a segunda graduação em contábeis (já que tenho afinidade e uma história com a área), porém, um professor me fez cair na real e perceber que, se o meu objetivo profissional principal não é de trabalhar executando funções inerentes ao contador e sim de Administrador, que o ideal seria a busca por especializações de acordo com a minha estratégia profissional, o que iniciei através da especialização em Gestão Tributária (por trabalhar muito tempo na área, reconheço a importância de uma gestão de tributos eficiente e conheço "N" exemplos de empresários mal preparados e mal orientados por profissionais contábeis que deixam a desejar, iniciando um ciclo sucessivo de insucessos até que a organização vire um pesadelo), que me garante um certo conhecimento, imprescindível na definição de um planejamento tributário junto com o contador, contratado para executar as funções que lhe cabem.

A sua trajetória dependerá somente de suas escolhas e sua capacidade de ir se moldando às oportunidades que surgem ou de fazê-las surgir. Faça um planejamento de carreira, converse com pessoas que atuam em cargos que lhe interessam e confie em seu feeling (com moderação). Nenhum curso é limitado, alguns profissionais é que se limitam quando mantém a mente fechada para não abrir mão do que "lhe convém" em detrimento da evolução da soiedade.

Bons ventos em seu caminhar!


A tempo... ao contrário do que afirma Phillipe Gambôa, como Administradora, não me irrito com a falácia de que "um contador ou economista pode ser um administrador, mas um administrador não pode ser nenhum dos dois", pois, o contador e o economista podem ser Administradores e principalmente, se beneficiar do conhecimento inerente à profissão, desde que tenham o bacharelado e o registro no CRA - Conselho Regional de Administração e vice-versa. Quanto à afirmação que "qualquer pessoa com ensino médio pode atuar na área administrava ou até gerenciar suas empresas sem necessidade deste curso", se não me engano, o exercício da Administração de forma predominante empírica (pressupondo que, quem só tem o ensino médio não teve acesso ao conhecimento cientifíco disponível na faculdade) é a principal causa da alta taxa de mortalidade das empresas brasileiras, pois um dia o mercado cobra pela falta de competência.

Pós-graduanda em Gestão Tributária pela Fundação Visconde de Cairu e Administradora de Empresas pela Universidade Católica do Salvador.
Fábio

Fábio

Prata DIVISÃO 3
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 10:56

"Não contribui, atualmente administração é vista como uma faculdade limitada e com pouco potencial"


Não quero entrar em debate com você e mostrar argumentos, mas você precisa rever seus conceitos e aprofundar mais sobre o papel da administração.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 13:13

"Não contribui, atualmente administração é vista como uma faculdade limitada e com pouco potencial"


Não quero entrar em debate com você e mostrar argumentos, mas você precisa rever seus conceitos e aprofundar mais sobre o papel da administração.


Concordo com você meu caro Fábio.

No meu MBA de Gestão Financeira e Controladoria já concluído, percebi que muitas cadeiras necessárias para uma boa formação de um Controller são oriundas da Administração e não da contábeis.

Nosso colega Phillipe Gambôa deu uma declaração infeliz, talvez não saiba de fato qual é o papel do Controller.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.