x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 1.501

Análise de investimento - dúvida no montante a ser avaliado

caio rodrigues cavalcanti

Caio Rodrigues Cavalcanti

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 24 novembro 2014 | 16:36

Boa tarde!
para calcular os indicadores, se usa no investimento total, o capital fixo + capital de giro.
Bom, no meu caso, o investimento inicial deu : R$ 150.000,00 de capital fixo, sendo 10% (R$ 15.000,00) investido do meu bolso e o restante financiado pelo banco em 5 anos c/ juros, e o R$ 25.000,00 de capital de giro (próprio).

ESTRUTURA DE CAPITAL( R$ 175.000,00):
Próprio: R$ 40.000,00 (10% + capital de giro)
Alheio (banco): R$ 135.000,00 (5 anos)

Ao calcular o VPL e a TIR, uso como investimento o montante de R$ 175.000,00 sem os juros do banco?
e se for assim, posso calcular o vpl e a tir apenas do capital próprio?

Abraço

FRANCISCO COSTA CARNEIRO

Francisco Costa Carneiro

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 25 novembro 2014 | 15:11

Caio, boa tarde!

No meu humilde e simples entendimento, o cálculo tanto do VPL quanto da TIR, nesse caso, tem a finalidade de avaliar se um projeto é ou não rentável para o seu seguimento. Pois bem! Caso eu esteja certo na minha colocação, não seria mais efetivo que você incluísse os juros para ter uma correta avaliação dos retornos?

Perdõe-me caso eu não tenha entendido a sua dúvida.

No mais, desejo sorte e sucesso sempre!

Francisco Costa Carneiro
Auditoria/Contabilidade/Controladoria e Finanças
Linked In: Francisco Costa Carneiro
Walter José de Oliveira

Walter José de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 08:59

Prezado Caio,

para fins desse tipo de análise e se calcular o VPL, você necessita ainda de estimar os fluxos de caixa futuros da entidade, assim como também determinar o Custo Médio Ponderado da sua entidade. Qualquer capital investido em uma empresa, seja próprio ou de terceiros, possui algum custo para a empresa.

A priori, o custo do capital de terceiros é a taxa de juros a se pagar ao banco, lembrando que se sua empresa for tributada pelo Lucro Real, as despesas financeiras são dedutíveis do IR, o que reduz seu Custo com o financiamento, ou seja, da taxa de juros paga ao banco, desconta-se o percentual relativo à redução no IR devido.

Quanto ao Capital Próprio, quando um sócio investe na empresa ele espera ter algum retorno, a empresa remunerará esse sócio, em forma de distribuição de lucros. Logo, de modo mais simplório, esse retorno esperado pelo sócio, será o custo que esse capital terá.

Assim você precisa fazer uma ponderação entre o Custo de Terceiros e o Custo Próprio. Esse custo será o valor que a empresa pagará por esses investimentos.

A avaliação pelo VPL faz-se quando o Valor Presente retornado é superior ao investido, descontando o custo dele (que será esse Custo Médio Ponderado de Capital).

Quanto à TIR, ela é calculada apenas pelo valor monetário dos fluxos de Caixa gerados, não necessitando de qualquer percentual. Porém ela só tem utilidade de avaliação, quando se comparada ao Custo da empresa (que volta a ser o Custo Médio citado acima). Ou seja, você calcula a TIR e verificará que o Projeto apresenta um retorno de XX %, mas você precisa saber se o Custo do Projeto é maior ou menor que esse retorno.

Espero ter contribuído e quaisquer dúvidas, disponha.

Walter Oliveira.
FRANCISCO COSTA CARNEIRO

Francisco Costa Carneiro

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 09:23

Bom dia! Acrescentando as riquíssimas informações do nosso colega Walter, para a avaliação de qualquer VPL é necessário a consideração de qualquer custo de oportunidade do sócio, onde, além da distribuição de lucros, os sócios também podem incluir na remuneração os Juros Sobre o Capital Próprio com o intuito de benefício tributário.

No mais, desejo sorte e sucesso sempre!

Francisco Costa Carneiro
Auditoria/Contabilidade/Controladoria e Finanças
Linked In: Francisco Costa Carneiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.