x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 4.839

Organizar o Ativo Imobilizado antigo de uma empresa

Marco Aurélio

Marco Aurélio

Bronze DIVISÃO 4, Aprendiz
há 9 anos Terça-Feira | 25 novembro 2014 | 14:07

Vou fazer um trabalho de identificação do ativo imobiliza de no mínimo cinco anos, não realizado. E, irão me fornecer relatórios pertinentes para isso. Podem me ajudar com idéias para realizar esse trabalho ?

Att,
Marco Aurélio
FRANCISCO COSTA CARNEIRO

Francisco Costa Carneiro

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 25 novembro 2014 | 15:06

Caro amigo Marco Aurélio, boa tarde!

O que seria esse Ativo imobilizado não realizado?

No mais, desejo sorte e sucesso sempre!

Francisco Costa Carneiro
Auditoria/Contabilidade/Controladoria e Finanças
Linked In: Francisco Costa Carneiro
Marco Aurélio

Marco Aurélio

Bronze DIVISÃO 4, Aprendiz
há 9 anos Terça-Feira | 25 novembro 2014 | 15:51

Vou fazer um trabalho de identificação do ativo imobiliza de no mínimo cinco anos. E, irão me fornecer relatórios pertinentes para isso. Podem me ajudar com idéias para realizar esse trabalho ?
Desculpe , amigo, quero dizer que a empresa tem um imobilizado de mais de cinco anos, sem ser feito, sem controle e quer que eu faça esse controle que não foi feito ainda, através de relatórios que o setor financeiro vai me fornecer. Vou ter classificar cada imobilizado, alimentar o sistema.
Att, Marco Aurélio

Att,
Marco Aurélio
FRANCISCO COSTA CARNEIRO

Francisco Costa Carneiro

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 25 novembro 2014 | 16:35

Caro Marco,

essa situação é bastante delicada e diferente, mas ou tentar ajudá-lo no que for possível. Nenhum procedimento é mais eficiente do que o inventário físico. O inventário físico é a atividade de contagem que pode ser com a cobertura de acordo com o nível necessário de conservadorismo necessário. Para o caso, você terá que realizar um inventário físico de 100% dos itens do imobilizado. Caminhe sobre todo o espaço da empresa e todos os itens de imobilizado devem ser registrados em algum controle que você possa registrar a sua existência. Após o levantamento de 100% os itens, você deverá pedir a documentação de aquisição de todos esses itens. Cabe ressaltar que somente os itens cuja existência e aquisição tenham o suporte de notas fiscais deverão ser registrados na contabilidade. Faça um teste "tag to floor" e floor to tag. Após todos esses passos, é necessário que a área de patrimônio gere placas de patrimônio para a sinalização de cada item e a constituição de um relatório operacional do imobilizado com a sua localização espacial, dentre outros relatórios como adições e baixas.

Outro ponto importante é o reconhecimento da depreciação. Com base nas notas fiscais você deve reconhecer o período incorrido de tempo e taxa de depreciação e deduzir esse valor do custo histórico do valor do bem, de forma que a sua exaustão seja reconhecida. Lembremos que, de acordo com as novas práticas contábeis, as taxas de depreciação devem ser levantadas com base num laudo técnico feito por um engenheiro que esclareça o prazo de vida útil econômica que cada bem gera para a empresa. Pegue o total de 100% e divida por esse tempo encontrado. Essa será a sua taxa de depreciação.

Um ponto que me preocupa é o impacto que a depreciação pode acarretar nas demonstrações financeiras. Mas infelizmente isso é uma decisão da administração.

Caso a empresa não tenha os documentos, você pode recomendar a contratação de uma empresa que forneça um laudo do custo atribuído a cada item do imobilizado. Porém, deve avaliar se vale a pena fazer isso.

Trata-se de um trabalho bastante complexo, Marco!

No mais, desejo sorte e sucesso sempre!

Francisco Costa Carneiro
Auditoria/Contabilidade/Controladoria e Finanças
Linked In: Francisco Costa Carneiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.