x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 5.379

Pronunciamentos do CPC

Raji Fellipe

Raji Fellipe

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 dezembro 2014 | 16:06

Olá!

Sou estudante de graduação em ciências contábeis, e meus professores vivem comentando sobre a importância da leitura dos pronunciamentos do CPC. No entanto, nenhum deles dá uma orientação um pouco mais detalhada. Um ou outro pediu que lêssemos o "CPC 00", mas nada além disso.

Ao entrar no site do CPC e na página de pronunciamentos, notei que não existe uma regra lógica para a ordem dos pronunciamentos, no sentido didático. Por esse motivo, gostaria de saber se alguém tem uma indicação nesse sentido: visto que alguns dos pronunciamentos requerem que o leitor já tenha conhecimentos sobre outros pronunciamentos, alguém poderia indicar uma ordem para ler cada um deles?

Muito obrigado.

Abraços,

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 18 dezembro 2014 | 16:31

Boa tarde Raji!

Olha esses CPC não são fáceis mesmo não.. parece que gostam de deixar a gente maluco (fora o governo)... mas eu te aconselho, com muita "paciência" ler todos os pronunciamentos... aqueles que você não entender ou ficar em dúvida, anote-os para uma melhor ajuda que o Fórum pode dar. .ok?


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 18 dezembro 2014 | 16:43

Boa tarde!

Conforme o amigo Eduardo já disse, os CPCs não tem uma linguagem fácil, e precisamos ler e reler para compreender o que está contido ali.

Mas, siga o conselho do amigo, é importante a leitura, leia com paciência e quando não entender, venha ao fórum que com certeza encontrará colegas que lhe ajudarão nas dúvidas.

Abraço.

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)
Donizete

Donizete

Prata DIVISÃO 4, Atendente Comercial
há 9 anos Domingo | 21 dezembro 2014 | 18:52

Boa tarde!

Complementando o que os colegas disse, lê e anote tudo que não entender e procure também seu professor e procure tirar o máximo de dúvidas. Aproveite enquanto está cursando a faculdade.

Abs

Donizete





Pedro Paulo S. de Assis

Pedro Paulo S. de Assis

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 24 dezembro 2014 | 10:07

Cada pronunciamento trata de um assunto diferente. Portanto, não tem uma sequência lógica para estudo...

Eu te indico, antes de estudar cada um, dar uma lida sobre como surgiu o Comitê, observando as diferenças entre a IFRS e a contabilidade Brasileira... Dessa forma você vai ter uma noção das mudanças que foram implantadas, dessa forma o entendimento do CPC será mais fácil!

Comece com o CPC 00 - Estrutura conceitual - aborda alguns conceitos básico, que foram mudados. Ex. conceito de ativo (antes se definia como o conjunto de bens e direitos)

Outra dica para você aproveitar o conhecimento dos seus mestres, é procurar o pronunciamento que aborde o assunto que será visto em sala de aula. Exemplo: Se o assunto abordado em sala é sobre o Balanço Patrimonial você pode questionar sobre a classificação do Ativo imobilizado, do intangível ou de estoques (cada um tem um pronunciamento). Bons estudos!!!

Pedro Assis
Contador

+55 81 98889-9972 (WhatsApp)
[email protected]
Raji Fellipe

Raji Fellipe

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 5 janeiro 2015 | 17:14

Obrigado pelas respostas e pela boa vontade em solucionar possíveis dúvidas. Estou começando pelos assuntos que já estudei nos períodos anteriores, mas assim que surgir alguma dúvida eu volto aqui.

Obrigado!

Abraços,

Raquel Lopes

Raquel Lopes

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 6 janeiro 2015 | 00:38

Também sou estudante de Contábeis, 5º semestre, tive o mesmo questionamento do Raji Felipe no início do curso. Passei bastante tempo buscando uma melhor compreensão do CPC 00. Mas pude atentar melhor para as leituras dos demais CPC's a partir de uma atividade em classe sobre Plano de Contas - E as leituras começaram, claro que com o auxílio de um dicionário de termos contábeis, pois a linguagem dos CPC's é bem complexa para nós, iniciantes, mas torna-se compreensível se buscarmos este conhecimento.

Raquel R. Lopes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.