x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 5.225

Custo de Escolas Particulares

Vanessa sousa da Silva

Vanessa Sousa da Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 23 abril 2008 | 17:33

Boa Tarde à Todos !!!!!

Sou estudante do 5º Semestre de Contabilidade e estou precisando fazer um trabalho sobre custo de escolas particulares, e gostaria de saber por onde posso começar, quais seriam os ítens indispensáveis para essa apresentação. Desde já agradeço a todos.

Vanessa Silva
Santarém-Pará

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 23 abril 2008 | 17:48

Boa tarde, Vanessa

O primeiro passo para se determinar os custos de uma escola particular (ou de qualquer outra empresa) é, tecnicamente falando:

a) estudar o plano de contas da entidade;
b) conhecer o fluxo das informações documentárias dentro da entidade;
c) conhecer o paradigma da execução dos serviços contábeis (classificação, lançamentos, emissão de relatórios e conciliação)

Conhecendo estes parâmetros, com certeza você poderá com segurança tecer em seu trabalho todos os conceitos e opiniões necessárias ao aprimoramento dos procedimentos internos na Escola.

Porém, antes de proceder isto, apresente a proposta ao professor(a) orientador(a), pois será ele(a) quem dará nota no trabalho, e os professores(a) sempre gostam de imprimir um pouco da própria personalidade nestas atividades.

Por extensão, observe também que a desgninação "Custo" engloba vários tópicos, como custo de recursos humanos, custos tributários, custos financeiros, custos administrativos, etc.

Somente conhecendo a estrutura interna é que você poderá escolher o campo mais farto para sua dissertação.

Espero que eu tenha em parte a esclarecido. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Até mais.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Maria Granuzzo

Maria Granuzzo

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 25 outubro 2010 | 23:21

Vanessa, boa noite!

Estou elaborando a monografia e vou fazer um estudo de caso aplicando a contabilidade de custos em uma escola filantrópica, mas gostaria de ter mais informações a respeito de como realizar este estudo. Pelo que você escreveu a 2 anos atrás acredito que deva ter idéias mais claras e mais práticas. Caso possa me dar algumas dicas... Agradecida

Maria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.