x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 12

acessos 9.543

Trabalhar na área Contábil

Santos Cali

Santos Cali

Bronze DIVISÃO 1
há 9 anos Sábado | 10 janeiro 2015 | 09:40

Olá Bom Dia!

Estou cursando o 4 Período de Ciências Contábeis em uma faculdade particular de Vitória-ES, e estou com dificuldades para conseguir um estágio na área, já fui ao CIEE, CIPE e outros, mas o que me aparece nas entrevistas e a seguinte pergunta, você já vivenciou na prática a contabilidade? A resposta e claro que não. Hoje eu tenho 29 anos, e parece que a idade não é favorável para conseguir estágios, as empresas parece ficar com receio de contratar, eles tem uma politica de RH, contrata estagiários com idade até 24 anos. O meu histórico profissional e o seguinte trabalhei desde os 19 anos como caixa de venda de passagens, e um ano como vendedor agora na última experiência. Nunca trabalhei na área contábil, parece ser um setor fechado para os iniciantes, o que tenho visto que as empresas preferem as pessoas que já estão vivenciando a pratica nos escritórios, e não tem "paciência" para ensinar, tenho visto nos classificados de empresas até colocam como requisito o conhecimento de certo software, e outros. Preciso de uma orientação se é possível prosseguir no curso ou trocar e passar para outro aproveitando algumas matérias.

Desculpe pelo texto longo.

At.Felício

Raul Giraldini

Raul Giraldini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 10 janeiro 2015 | 10:04

Caro Felício Calixto dos Santos,

Acho que isso quem precisaria decidir seria vc mesmo.

Pq vc escolheu essa área, pq gosta ou pq acha que ganha muito dinheiro??????

Acho que hj em dia estamos muito iludidos com a situação de que aquele curso dá mais dinheiro que outro e assim vai..............O mercado de trabalho está escasso é de trabalhadores com vontade de trabalhar no que gosta e com alegria.

Precisamos parar de pensar na escolha do curso certo da especialização e estudar o que gosta mesmo. E nada é impossível de se alcançar.........não coloque impecilhos.

Portanto se vc gosta da área contábil vá em frente, estude, lute pelo seu prazer de trabalho e vc será vencedor..........

Por vc estar no 4º ano de bacharel, vc já deve ter verificado em qtas áreas vc pode trabalhar né, na minha opinião eu acho que Ciências Contábeis é uma dos cursos mais abrangentes que se tem na atualidade, até mais que administração e engenharia.

Abços



Raul Giraldini
[email protected]
\"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.\" (Dave Weinbaum)
Eriqui Baldin

Eriqui Baldin

Prata DIVISÃO 1, Diretor(a) Adm. Financeiro
há 9 anos Sexta-Feira | 23 janeiro 2015 | 13:36

Felício, boa tarde!

Felício, acredito que devas procurar uma vaga efetiva ao invés de estágios a partir da quarta fase fica um pouco mais fácil para estudantes de contábeis encontrarem vagas em áreas do curso ou áreas próximas.

No meu ponto de vista, deverias continuar cursando contabilidade, pois é um curso que irá lhe abrir um "leque" de opções no meio profissional.

Muitos escritórios e empresas procuram profissionais com experiência, mas também tem aqueles que procuram alguém para moldar sem experiências e quando lhe perguntarem se tem experiência, diga que (não, porém que tem vontade de aprender e quer obter experiência porém conta com o voto de confiança do profissional)

Em breve encontrarás algo na área, fique tranquilo, enquanto isso, atue em outras áreas no qual tem experiência e vai procurando vagas na área e vai fazendo entrevistas.

Paciência é uma virtude essencial para o atuantes e contadores.

Espero ter conseguido lhe orientar.

Forte abraço!

_______________________________________________________________________________________________________________________

"Corte primeiro e pergunte depois… Se você reduzir demais, sempre terá chances de corrigir o erro. Gaste muito e aquele dinheiro terá sido perdido para sempre"

Cordialmente:
Eriqui Goularte Baldin - @Oculto | @Oculto
Consultoria e Assessoria Empresarial - Marketing Baldin
Ass. Contábil - A. Angeloni Cia Ltda.
Técnico Administrativo
Graduando em Bacharel de Ciências Contábeis

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 23 janeiro 2015 | 13:48

Felício Calixto dos Santos ,boa tarde!

Só tenho a lhe dizer uma coisa:Não desista jamais!

Meu filho,já formado Bacharel em Ciências Contábeis, tem a mesma idade que você e passou pelas mesmas dificuldades que você está enfrentando.

Jamais tinha trabalhado na área,comeu o "pão que o diabo amassou" num estágio e hoje está começando a deslanchar na carreira.

O que muitas vezes ocorre,é que muitas pessoas que possuem escritórios não entendem "bulhufas" de Contabilidade. Aprendem somente a preencher guias.

Quem não tem conhecimento técnico na ciência da Contabilidade ,não tem condições de explicar como fazer os trabalhos.Ou seja,como orientar se eles não sabem

nem mesmo para eles?

Como escrevi aqui no início,não desista jamais! Vá em frente que você vai ultrapassar as barreiras,como meu filho fez.

Grande abraço

Eduardo Lessa

Eduardo Lessa

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Tributário
há 9 anos Domingo | 25 janeiro 2015 | 15:45

Tenho 27 anos e passei pela mesma coisa, sai da área que trabalhava (logística) para ingressar na área contábil, passei 8 meses buscando e nada.
Teve situações (entrevistas) que gabaritei os testes e mesmo assim "perdi" a vaga por não ter experiência, enfim, persisti e ingressei na área fiscal/tributária (que era minha opção caso não conseguisse ingressar na área contábil em si), mesmo sem experiência em ambas as áreas consegui, mas foi questão de paciência e insistência.

E não é que não tenham paciência para ensinar, as vezes falta-se tempo mesmo.

Estagio é complicado, ainda mais na nossa idade e no período do curso (também estou no quarto ano), mas acredito que se focar em um CLT e persistir uma hora irá conseguir, assim como eu.

Boa sorte e não desista jamais.

Eduardo Lessa - L&B Consultoria
Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 25 janeiro 2015 | 19:20

Boa sorte amigo.

Continue forçando vc vai acabar encontrando. Aqui em Natal Rn só o que tem é vaga pra contador, mas quase nimguem se interessa porque pagame muito mal.

O salario aqui é fraco.






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador
LEVY GUEDES

Levy Guedes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 26 janeiro 2015 | 00:26

Boa noite Felício,

Meu caro, vou ser bem honesto com você. Vou compartilhar um pouco de minha trajetória profissional. Não quero fazer propaganda, mas eu como não sabia de nada no começo, comecei estagiando DE GRAÇA. Quer dizer, nem tão de graça, pois ganhava apenas um auxilio transporte e alimentação. Com esse trabalho gratuito, se assim posso dizer, comecei a adquirir conhecimentos, conheci pessoas da área, e assim que consegui iniciar minha carreira profissional ainda no primeiro semestre. Sai desse escritório e fui para uma ONG e de lá saí e estou atualmente em um escritório que me encontro até hoje. Cresci na empresa, adquirindo mais conhecimentos e respeito entre os colaboradores. Hoje ganho um salário muito bom para minha realidade atual, e olhe que nem formado sou ainda ! Quer dizer, eu acho que quem quer realmente trabalhar pra adquirir experiências vai atrás, não se iluda com bons salários no início porque essa utopia é quase impossível em nossa área. Hoje posso dizer que tudo que fiz no passado valeu a pena e todo meu esforço também. Não me arrependo absolutamente de nada quanto a minha carreira profissional e graças as decisões que tomei no passado, estão me guiando atualmente pelo meu caminho. Hoje sou feliz no meu trabalho. Enfim, desejo-lhe sorte e acima de tudo, seja persistente e esforçado, pois essas são características fundamentais para um profissional, além de outras é claro.

Levy Guedes

Contador
Instagram: contadorlevyguedes
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Segunda-Feira | 26 janeiro 2015 | 10:14

Bom dia Felicio!
Então, essas coisas são meio complicadas mesmo, muitas empresas só querendo com experiência, outros querem pessoas mais novas e assim vai....
Não sei como é no ES mas imagino uma infinidade de escritórios de contabilidade, onde você pode iniciar com um cargo até diferente, mas que você vai aprendendo, isso se você realmente quiser aprender.....
mesmo sedo numa empresa, podendo até a fazer outra função.. mas com certeza com sua vontade.. alguém vai perceber que pode te aproveitar na sua área... tente também além da faculdade, fazer cursos ligados na área (contábil, fiscal e trabalhista), assim você vai aumentando o leque de conhecimentos específicos.. é assim que a gente inicia..


Sds e boa sorte

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 26 janeiro 2015 | 10:22

A persistência, a busca de qualificação valem muito em nossa área. Comecei há muitos anos, na época do famoso "guarda livros" como boy, buscando e entregando documentos, fiz curso técnico em contabilidade, fiz faculdade, tive muito apoio e muito interesse em aprender. Hoje trabalho por conta própria, mas confesso a você Felicio, se não é meu irmão, em estender a mão, talvez eu nem estaria nessa profissão. Depende de você encontrar uma colocação. Pra se ter uma ideia, não dispomos mais de tempo, em virtude das obrigações as quais somos obrigados a cumprir, mas semana passada estendi a mão a um garoto que me pediu uma oportunidade. Então é arregaçar as mangas e correr atrás. Desejo boa sorte e seja bem vindo ao mundo contábil.

Skype termy.ferreira
Felipe M

Felipe M

Ouro DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 26 janeiro 2015 | 10:36

Felício Calixto dos Santos,
Como graduado em Ciências Contábeis, você poderá atuar em diversas funções, em alguma empresa como funcionário, exercendo funções como por exemplo de Contador Geral, Contador de Custos, Auditor Interno, Analista Financeiro.
No seu próprio escritório, atuando como Profissional Liberal, exercendo atividades como as de Auditor independente, Perito Contábil, Investigador de Fraudes.
No ensino, exercendo atividades como as de Professor, Pesquisador, Escritor ou Conferencista.
Ou ainda em Órgãos Públicos, exercendo funções de Contador Público, Agente Fiscal de Rendas do Município, Estado e União, como Auditor do Tribunal de Contas.
Tudo depende de você, de seu esforço e vontade de conquistar.

Felipe Moura

“O trabalho da contabilidade é manter o capitalismo honesto.”(Hans Hoogervorst )
Carlos Tellechea

Carlos Tellechea

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 9 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 03:46

Pessoal eu estou iniciando o curso de ciências contábeis em 2015. Já sou graduado em TI, tenho 30 anos e não trabalho na área pois sou Analista Judiciário. Aprendi a gostar de contabilidade quando trabalhei no departamento financeiro como Assistente em um Órgão Público e isso despertou a vontade em cursar a graduação na área. A minha ideia em fazer contábeis também é aprender bem os conteúdos do curso para que eu possa futuramente me dedicar aos concursos das Secretarias de Fazenda dos Estados e Municípios. Vejo com bons olhos a carreira de auditor fiscal. Na iniciativa privada eu percebi que nessa área a prática é importantíssima para se conseguir oportunidades o que me traria dificuldades caso eu resolvesse sair da minha situação atual para começar do zero na área contábil.

Analista Judiciário
Contador
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 2 fevereiro 2015 | 11:16

Felício Calixto dos Santos,

Meu caro também sou do ES, sei como é difícil conseguir vagas, mas como nossos colegas mesmo citaram, é melhor você procurar área efetiva mesmo sem experiência, em vez de estágio, pois assim você terá oportunidade de aprender e focar na área contábil, lembrando que contabilidade não se resume apenas no setor contábil débito x crédito, como nossos Ilmos colegas citaram é abrangente, pode-se atuar em diversas áreas custos, pública, administrativa, tributária, fiscal, pessoal recursos humanos e por ai vai... Aqui no ES vejo que saem muitas vagas para nossa área e o salário é de acordo com sua experiência[vejo eu que é justo], eu já aconselhei alguns amigos meus que cursaram CCO e não tinham experiências a pagar cursinhos ou professores particulares para oferecerem aulas práticas, assim você terá além de conhecimento teórico uma visão de como funciona um escritório, e só ficará pendente a questão dos Softwares já que nem todo lugar é o mesmo procedimento.

Então não desista, corra atrás, afinal nossa área está crescendo e vejo eu que será muito valorizada com o tempo, e se você gosta é o principal motivo para não deixar de tentar.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
André Menezes

André Menezes

Prata DIVISÃO 3
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 13:12

Caro Felício,

Como os outros colegas citaram desistir não é o melhor caminho, se tiver emprenho e amor no que faz alcançará o êxito profissional.
Como você já tem um histórico de empregos em outras áreas, priorize um trabalho efetivo ao invés de estagio, e se tiver um diferencial tipo conhecimento de outro idioma, ou domínio de outras ferramentas de informática agregará bastante ao currículo.

Tive uma trajetória um pouco diferente, pois comecei a trabalhar na área antes mesmo de iniciar o curso, mas o melhor de tudo é se manter preparado para quando surgirem as melhores oportunidades você conseguir aproveita-las.

Boa Sorte nessa jornada !!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.