x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 530

acessos 98.909

Exame de Suficiência 2015 - Bacharel

felipe antonio da rosa bittencourt

Felipe Antonio da Rosa Bittencourt

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 17:01

Boa tarde.
Prezado Abraao D.
Penso que você esqueceu de acrescentar o gasto para por o imobilizado em funcionamento, pois todos gastos que você possuir para por um imobilizado em funcionamento deve agregar seu valor total. Ou seja:

25.000 + 1.500 = 26.500 - 2.500 (valor residual) = 24.000,00

24.000,00 / 60 (meses, vida útil) = 400,00 (depreciação mensal).

400,00 x 12 = 4.800,00, alternativa A está correta.

Espero ter ajudado.

Felipe Antonio da Rosa Bittencourt.

Técnico em Contabilidade.
Bacharel em Ciências Contábeis.
Cristiano Borges

Cristiano Borges

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 17:09

"CPC - 27
Elementos do custo
16. O custo de um item do ativo imobilizado compreende:
(a) seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não
recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e
abatimentos;
(b) quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição
necessárias para o mesmo ser capaz de funcionar da forma pretendida pela
administração..."

Acredito que a 7 não caiba recurso, no meu ver o cálculo do Felipe Antonio da Rosa Bittencourt está correto.

25.000+1.500-2.500= 24.000/5 = 4.800 Ano.

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 17:11

Gente, na minha opinião a questão 37 está correta...

http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?codigo=2014/NBCTG46(R1)

Na questão eles são claros ao dizer, "ao que estabelece a NBC TG 46 R1"

na lei diz:

27. A mensuração do valor justo de um ativo não financeiro leva em consideração a capacidade do participante do mercado de gerar benefícios econômicos utilizando o ativo em seu melhor uso possível (highest and best use) ou vendendo-o a outro participante do mercado que utilizaria o ativo em seu melhor uso.

na questão da prova, o item II:
A mensuração a valor justo está condicionada à existência de um preço de mercado diretamente observável em um mercado ativo.

(Na minha opinião... Não cabe recurso, e está correta letra A - item II é Falso)

Douglas

Douglas

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 18:59

Priscila, ou qualquer outro, teria como me passar as questões e os recursos que foram utilizados para a prova de técnico?? A questao 30 já tenho e já mandei...
Fico no aguardo das outras!!

ABRAAO D

Abraao D

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Financeiro
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 19:12

Prezados Felipe e Cristiano, tenho absoluta certeza que vocês não leram todo o Recurso e Não leram as definições da NBC TG 27 (r2)
Resumindo: Muito embora a questão fale que houve um custo para deixar o equipamento pronto para uso, não existe informação de em que tempo esse custo foi incorrido entenderam? a Definição de Custo é muito clara:

CUSTO - é o montante de caixa ou equivalente de caixa pago ou o valor justo de qualquer outro recurso dado PARA ADQUIRI um ativo na DATA DA SUA AQUISIÇÃO ou construção, ou ainda, se for o caso, o valor atribuído ao ativo quando inicialmente reconhecido de acordo com as disposições específicas de outras normas, como, por exemplo, a NBC TG 10 – Pagamento Baseado em Ações.

É O VALOR PAGO PARA ADQUIRIR UM ATIVO NA DATA DA SUA AQUISIÇÃO.

PALAVRAS CHAVES AI SÃO PAGO ADQUIRI E DATA DA AQUISIÇÃO, A DEFINIÇÃO DE CUSTO NÃO DIZ QUE CUSTO É o montante de caixa ou equivalente de caixa pago ou valor justo de qualquer outro recurso DADO PARA ADQUIRIR E POR O ATIVO PARA FUNCIONAR (OU APTO A FUNCIONAR) NA DATA DA SUA AQUISIÇÃO.
A NORMA LIMITA O CUSTO AO MONTANTE PAGO NA DATA DE AQUISIÇÃO....

OU PRECISO DESENHAR?

É POR ISSO QUE NO RECURSO TAMBÉM SALIENTO QUE A PRÓPRIA NORMA SE CONTRADIZ POIS DA 02 DEFINIÇÕES PARA CUSTO

Para que a resposta fosse a letra A, a questão deveria especificar que o custo foi pago no mesmo dia da aquisição do equipamento.

Abraão D'avila
Luh

Luh

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 21:12

Você tem razão Elisangela a 30 da prova de Bacharel podemos entrar com recurso....
Vejam estas informações retirei do site do professor Antonio Quirino.

RESOLUÇÃO QUESTÃO 30 - EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1


RESOLUÇÃO:

Primeiramente dizer que Contador não é matemático, muitos pensam que Contabilidade é uma ciência exata e só faz quem gosta de matemática. Essa é uma questão mais de lógica, ou seja descobrir qual a equação ou fórmula representa o custo total da empresa.
A questão dá o Custo Fixo e Variável Unitário, supondo que teríamos que descobrir o Custo Total da empresa teríamos que somar o Custo Fixo com o Custo Variável Total, e o Custo Variável Total é o Custo Variável Unitário multiplicado pela Quantidade Produzida, a equação ficaria assim:

Custo Total: y
Custo Fixo: 15000
Custo Variável Unitário: 500
Quantidade: x

Custo Total = Custo Fixo + Custo Variável Total (Custo variável unitário x quantidade)

Vamos substituir pelos valores e variáveis:

y = 15.000 + 500x

RESPOSTA LETRA "A"

Porém a questão ao fornecer os valores do Custo Fixo e Variável, não coloca que o valor de R$ 500,00 é Custo Variável Unitário, ela suprime essa informação. Mas no enunciado é mencionado que é unitário, toda via se alguém se confundiu por isso pode tentar um recurso dizendo como isso atrapalhou.

E aí pessoal vamos entrar com recurso nesta?

Jhonni

Jhonni

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 21:18

MODELO RECURSO QUESTÃO 12:
Solicito a anulação da questão tendo em vista que o parágrafo após os dados e enunciado está formulado incorretamente

Justificativa:

A questão 12 na Prova de Bacharel em Técnico em Contabilidade em sua afirmativa há a ausência da palavra "Base" o que dificulta o entendimento da questão, . A mesma questão na Prova para Bacharel contém a palavra o que dá significado a afirmativa.

Fundamentação:

Segue abaixo a imagem das duas provas para fins de comparação e comprovação da justificativa. Na prova de Bacharel pede a apuração do lucro líquido "COM BASE NOS DADOS APRESENTADAS", a palavra "APRESENTADAS" na prova de Bacharel está no feminino e deveria ser masculino para ficar em concordância com a palavra "DADOS". Na prova para Técnico aparece assim: "COM NOS DADOS APRESENTADoS"

Jhonni

Jhonni

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 21:23

Questão 21
Prezada banca examinadora, há uma divergência de informações no enunciado da questão que causa confusão e indução ao erro, pois há duas indicações:
1º “... analise as variações patrimoniais... em relação ao Patrimônio Liquido e, em seguida, assinale a opção CORRETA”.
Esta primeira entende-se que você deve verificar as variações dos itens que modificaram o patrimônio liquido da entidade publica, ou seja, variações quantitativas.
2º “Classificam-se como Variações Patrimoniais Qualitativas aquelas descritas nos itens:”
O gabarito acatou a segunda indicação. Sendo gabaritados os itens qualitativos.
Ainda há confusão ao adotar aquisição de veiculo a prazo. O que dá entendimento que o veiculo foi financiado, para que tal ação acontecesse, sendo assim há juros, o que fará alteração no patrimônio liquido por essa despesa. Os lançamentos de IPTU e 13º também são de dupla interpretação uma vez que a contabilidade publica segue a Lei Orçamentaria Anual, aonde são orçadas as receitas, e fixados as despesas, sendo assim não há alteração do patrimônio liquido no final do exercício por essas ações já terem sido orçadas e no final compensadas, apenas mensal.
Como a questão apresenta duas solicitações de resposta e interpretações distintas, solicito anulação da presente questão.

Jhonni

Jhonni

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 21:27

Questão 44 Bacharel

Solicito a anulação da questão, pois, o enunciado pede para observarmos a NBC TA 530 e responder as alternativas e escolher a incorreta.
A alternativa A diz o seguinte:
“Ao considerar as características da população da qual a amostra será extraída, o auditor pode determinar que a estratificação ou a seleção com base em valores é apropriada”
Sendo que na NBC diz o seguinte:

” A5. Ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar os fins específicos a serem alcançados e a combinação de procedimentos de auditoria que devem alcançar esses fins. A consideração da natureza da evidência de auditoria desejada e as eventuais condições de desvio ou distorção ou outras características relacionadas com essa evidência de auditoria ajudam o auditor a definir o que constitui desvio ou distorção e qual população usar para a amostragem. Ao cumprir com as exigências do item 8 da NBC TA 500, quando definir a amostragem em auditoria, o auditor executa os procedimentos de auditoria para obter evidência de que a população da qual a amostra de auditoria foi extraída está completa.

A questão não nos diz que devemos observar também a NBC TA 500 para sabermos qual é a errada e achei essa alternativa confusa com o que saiu do texto da NBC, induz ao erro, como na alternativa que foi correta, a C.

Jhonni

Jhonni

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 21:28

Questão 41

Prezada banca examinadora, a presente questão esteve presente no exame 2014.2, sendo de número 36. A utilização da questão neste exame colocou em desigualdade aqueles que anteriormente já havia feito a prova. Pois já conheciam a questão e tiveram mais tempo para poder fazer as demais questões. Atos dessa natureza afrontam os princípios constitucionais da moralidade, da eficiência e até da impessoalidade, e isso sem falar na suspeita que lançam sobre todo o processo, já que tornam razoável a cogitação de que possa ter havido gestão fraudulenta da coisa pública, uma vez que a receita gerada com o pagamento das inscrições destina-se, dentre outras finalidades, a fazer face ao pagamento de profissionais competentes para elaborarem as questões das provas a serem aplicadas.
A prática desta ação coloca a respeitável Fundação Brasileira de Contabilidade em descrédito, sendo assim solicito anulação da questão

MARIA CRISTINA S. LIMA

Maria Cristina S. Lima

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 22:10

Boa noite Galera,

Bora lá entrar com recurso na questão 09, pois:
A questão pede para que fosse relacionada a primeira coluna à segunda, porém ao relacionar os itens, o item 2 ? Imobilizado, conforme gabarito ficou sem relação, não havendo relação dele na segunda coluna conforme o solicitado na questão.
A questão ainda trás no primeiro item da segunda coluna Obra de Arte, e segundo gabarito foi entendido como investimento, todavia para que uma obra de arte seja classificada como investimento, a empresa não deve ter a intenção de vendê-la, o que não é expresso na questão, podendo assim ser classificado de outra forma, como nos traz a norma NBC TSP 17 ? Ativo Imobilizado, aonde diz no item 10: ?Alguns ativos são descritos como bens do patrimônio cultural devido a sua significância histórica, cultural ou ambiental. Exemplos incluem monumentos e prédios históricos, sítios arqueológicos, áreas de conservação e reservas naturais e obras de arte?.
Por ter que relacionar a primeira coluna à segunda, a questão induz que obras de artes são ativo imobilizado conforme entendimento da NBC TSP 17, não havendo assim uma assertiva correta para a presente questão, solicito a anulação

Maria Cristina
Assistente Contábil
Luh

Luh

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 22:28

Jhonni para os que ainda não entraram com recurso na 41 de Bacharel ou a 44 de Técnico...
Por favor acrescentar que além de ser a mesma questão do exame anterior possui erro de digitação o que irá reforçar em possível CANCELAMENTO.
Segue a informação:

Nesta mesma questão existe um erro de digitação.

“Obrigação de cumprir as leis e os regulamentos pertinentes e evitar qualquer ação que o profissional da contabilidade sabe ou deveria saber possa desacreditar a profissão.”

“sabe ou deveria saber QUE possa desacreditar a profissão”.

NBC PG 100 – Aplicação geral aos Profissionais da Contabilidade:

(e) Comportamento profissional - cumprir as leis e os regulamentos pertinentes e evitar qualquer ação que desacredite a profissão.

Cristiano Borges

Cristiano Borges

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 23:05

Abraao D.
No meu ponto de vista a data a qual os R$1.500,00 reais foram gostas para colocar o Ativo em funcionamento não interfere em nada.
A questão diz que: foram gastos 1.500 reais para deixar o equipamento em condições de uso PONTO. A partir desta data 02/01/xx começa a depreciar,
antes disso o bem não deprecia. Então do que importa se os 1.500 foram gastos no dia da aquisição do bem ou 1 mês depois da aquisição do bem?
No meu ver a unica data necessária para realizar o calculo foi mencionada!

"16. O custo de um item do ativo imobilizado compreende:

(a) seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos;

(b) quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessárias para o mesmo ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração;

(c) a estimativa inicial dos custos de desmontagem e remoção do item e de restauração do local (sítio) no qual este está localizado.

Tais custos representam a obrigação em que a entidade incorre quando o item é adquirido ou como consequência de usá-lo durante determinado período para finalidades diferentes da produção de estoque durante esse período.

17. Exemplos de custos diretamente atribuíveis são:

(a) custos de benefícios aos empregados (tal como definidos na NBC TS sobre Benefícios a Empregados) decorrentes diretamente da construção ou aquisição de item do ativo imobilizado;

(b) custos de preparação do local;

(c) custos de frete e de manuseio (para recebimento e instalação);

(d) custos de instalação e montagem;

(e) custos com testes para verificar se o ativo está funcionando corretamente, após dedução das receitas líquidas provenientes da venda de qualquer item produzido enquanto se coloca o ativo nesse local e condição (tais como amostras produzidas quando se testa o equipamento); e

(f) honorários profissionais."



Em momento algum eu vejo no CPC 27 que todos esses custos tem que ocorrer no mesmo dia da aquisição para poder ser atribuíveis ao preço do bem. Não precisa desenhar não, eu tenho ensino fundamental completo, sei ler!

ABRAAO D

Abraao D

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Financeiro
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 23:36

Prezado, com todas as vênias me perdoe, mas não parece. vou transcrever só mais uma vez o que diz a NBC TG 27 (r2)
VOCE SABE O QUE É DEFINIÇÃO? NÃO SOU EU QUE TO INVENTANDO AMIGÃO, ESTA LÁ NA NORMA, AGORA SE VC INTERPRETA A DEFINIÇÃO DE CUSTO DE OUTRA MANEIRA, MEUS PÊSAMIS...

CUSTO - é o montante de caixa ou equivalente de caixa pago ou o valor justo de qualquer outro recurso dado PARA ADQUIRIR um ativo na DATA DA SUA AQUISIÇÃO ou construção, ou ainda, se for o caso, o valor atribuído ao ativo quando inicialmente reconhecido de acordo com as disposições específicas de outras normas, como, por exemplo, a NBC TG 10 – Pagamento Baseado em Ações.

Abraão D'avila
Luh

Luh

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 27 março 2015 | 00:11

Para os que ainda não entraram com recurso na 41 de Bacharel ou 44 de Técnico segue o modelo que o Heliesio já havia feito porém com um detalhe encontramos erro de digitação, o que pode aumentar as nossas chances no cancelamento.

QUESTÃO 41
Prezada banca examinadora, a presente questão esteve presente no exame 2014.2, sendo de número 36. A utilização da questão neste exame colocou em desigualdade aqueles que anteriormente já havia feito a prova. Pois já conheciam a questão e tiveram mais tempo para poder fazer as demais questões. Atos dessa natureza afrontam os princípios constitucionais da moralidade, da eficiência e até da impessoalidade, e isso sem falar na suspeita que lançam sobre todo o processo, já que tornam razoável a cogitação de que possa ter havido gestão fraudulenta da coisa pública, uma vez que a receita gerada com o pagamento das inscrições destina-se, dentre outras finalidades, a fazer face ao pagamento de profissionais competentes para elaborarem as questões das provas a serem aplicadas.
A prática desta ação coloca a respeitável Fundação Brasileira de Contabilidade em descrédito, sendo assim solicito anulação da questão.

VALE DESTACAR QUE ALÉM DO CITADO, ESTA QUESTÃO POSSUI ERRO DE DIGITAÇÃO:

“Obrigação de cumprir as leis e os regulamentos pertinentes e evitar qualquer ação que o profissional da contabilidade sabe ou deveria saber possa desacreditar a profissão.”
“sabe ou deveria saber QUE possa desacreditar a profissão”.
NBC PG 100 – Aplicação geral aos Profissionais da Contabilidade:
(e) Comportamento profissional – cumprir as leis e os regulamentos pertinentes e evitar qualquer ação que desacredite a profissão.

Cristiano Borges

Cristiano Borges

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 27 março 2015 | 08:09

"CUSTO - é o montante de caixa ou equivalente de caixa pago ou o valor justo de qualquer outro recurso dado PARA ADQUIRIR um ativo na DATA DA SUA AQUISIÇÃO ou construção, ou ainda, se for o caso, o valor atribuído ao ativo quando inicialmente reconhecido de acordo com as disposições específicas de outras normas, como, por exemplo, a NBC TG 10 – Pagamento Baseado em Ações."

Se a norma tivesse parado aqui "CUSTO - é o montante de caixa ou equivalente de caixa pago ou o valor justo de qualquer outro recurso dado PARA ADQUIRIR um ativo na DATA DA SUA AQUISIÇÃO (ponto final)"

Eu estaria de acordo, porém ela da um leque e possibilidades.

felipe antonio da rosa bittencourt

Felipe Antonio da Rosa Bittencourt

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 27 março 2015 | 08:22

Bom dia a todos.
Caro Abraao D.
Transcrevendo um trecho da questão:

A questão afirma que uma empresa adquiriu um equipamento por R$ 25.000
E para deixar em condições de uso foi gasto mais R$ 1.500
Que o equipamento só ficou pronto para uso dia 02/01

Acredito que esteja bem claro na questão, pois se foram gastos 1.500 para deixar em condições de uso e o equipamento está pronto para uso a partir do dia 02/01, esse custo deve ser agregado ao valor do Imobilizado.

Um bom dia a todos.

Felipe Antonio da Rosa Bittencourt.

Técnico em Contabilidade.
Bacharel em Ciências Contábeis.
Página 15 de 19

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.