x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 530

acessos 98.909

Exame de Suficiência 2015 - Bacharel

Nivaldo Junior da Silva

Nivaldo Junior da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 11:14

Priscila Souza, respondendo à sua questão, a resposta correta é B:


Uma sociedade empresária vendeu um equipamento por R$: 440.000,00 para recebimento em duas parcelas de R$: 220.000,00 cada vencíveis ao fim de um ano e de dois anos respectivamente.

A empresa utilizou uma taxa de juro de 10% ao ano na operação com a capitalização composta

No momento da venda, a soma de valor presente das prestações futuras é de:

A) 363.636,36
B) 381.818,18
C) 396.000,00
D) 420.000,00


Você tem dois valores distintos para trazer a VP, o 1º R$ 220.000,00 pago no 1º Ano e o segundo R$ 220.000,00 pago no 2º Ano, ficando assim:

R$ 220.000,00/(1+0,10) = R$ 200.000,00
R$ 220.000,00/(1+0,10)² = R$ 181.818,18

Total VP: 381.818,18

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 11:26

Bom dia, acertei 24 questões... Tô rezando pra que anulem mais uma.
Alguém pode me esclarecer uma dúvida.... Estão dizendo que vão anular a 46, mas a 46 eu acertei
então se for anulada, não vai pontuar nada pra mim né?

Patricia de Souza

Patricia de Souza

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 13:18

Não estou conseguindo fazer o recurso alguém pode me ajudar por favor?

* QUESTÃO PASSÍVEL DE ANULAÇÃO
Questão 46, poderá caber recursos, item II diz que o Perito
"DEVE" requerer, mas a Norma diz que ele "PODERÁ" requerer.

* QUESTÃO PASSÍVEL DE ANULAÇÃO
Questão 29, está escrito MANDATO de Segurança, quando o correto
é MANDADO de Segurança,

Priscila

Priscila

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 13:36

Carlos, referente esse gabarito que você discorda em 2 questões seria a categoria técnica ou bacharel?
Cabe recurso em alguma questão de matemática? Na categoria técnica....

Aguardo

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 13:38

Priscila Souza, essa questão 29 "* QUESTÃO PASSÍVEL DE ANULAÇÃO
Questão 29, está escrito MANDATO de Segurança, quando o correto
é MANDADO de Segurança,"

é do Bacharel ou do Técnico ??

Priscila

Priscila

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 13:40

Minha categoria é técnica, poderia me enviar a questão para verificar pois minha prova esta em casa...
Matemática não caberia recurso em nenhuma...?

Aguardo

Priscila

Priscila

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 13:45

Ju, esta certo meu nome é Priscila e não Patrícia mais tudo bem.
Então teve muitas questões do bacharel que caiu no técnico para ter certeza precisa dessa questão.


ISABEL DE LIMA MELO

Isabel de Lima Melo

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 14:12

Gente, estou no sexto semestre, pelo gabarito extraoficial marquei 30 pontos, se passar já vale para tirar meu CRC, me formo em junho de 2016, tenho até dois anos para tirar minha carteira? é isso mesmo?

Emerson Peter Alves Costa

Emerson Peter Alves Costa

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 14:54

Galera, analisem por favor.

Questão 14.
Em relação ao conteúdo da Demonstração dos Fluxos de Caixa de uma Sociedade Comercial, assinale a opção correta.
Res. B. Na liquidação de um empréstimo obtido, o pagamento dos juros pode ser classificado como atividade operacional ou de financiamento, mas o principal da dívida deve ser classificado como atividade de financiamento.

Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa

Apresentação de uma Demonstração de Fluxos de Caixa
11 -A demonstração dos fluxos de caixa deve apresentar os fluxos de caixa de período classificados por atividades
operacionais, de investimento e de financiamento.
12 -A entidade deve apresentar seus fluxos de caixa decorrentes das atividades operacionais, de investimento e de
financiamento da forma que seja mais apropriada a seus negócios. A classificação por atividade proporciona informações
que permitem aos usuários avaliar o impacto de tais atividades sobre a posição financeira da entidade e o montante de
seu caixa e equivalentes de caixa. Essas informações podem também ser usadas para avaliar a relação entre essas
atividades.
13 -Uma única transação pode incluir fluxos de caixa classificados em mais de uma atividade. Por exemplo, quando o
desembolso de caixa para pagamento de um empréstimo inclui tanto os juros como o principal, a parte dos juros pode ser
classificada como atividade operacional
, mas a parte do principal deve ser classificada como atividade de financiamento.


A letra B da questão diz que os juros pode ser classificado como atividade operacional ou de financiamento, porem o Pronunciamento diz que os juros podem ser classificados como atividade operacional.

Pergunto então, cabe recurso nesta questão??

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 14:57

Isabel, boa tarde!

Sinto informar, mas o CRC só vale a partir do último ano da faculdade.

Independente do número de acertos, se você ainda não está no último ano deverá fazer a prova no momento correto.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 17:21

Ok Isabel,

mais para aguardar dois anos é necessário uma certidão de aprovação emitida pelo CRC (comprovante de aprovação) e não estando no último período você não irá conseguir utilizar este exame.

Tive um amigo na mesma situação que você e foi isso que o CRC alegou a ele.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Angelica de Oliveira

Angelica de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 17:24

Exatamente, Geórgia,
você está correta, é assim mesmo que procede,
logo, Isabel conforme a norma você dever´fazer novamente
o exame de suficiência.

Cordialmente,
Angélica

jennifer dos santos silva

Jennifer dos Santos Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 21:14

Pessoal as questões passíveis de anulação são a questão 46 item II não condiz com a Norma, pois na prova o verbo esta "deve requerer..." e na lei esta "poderá" e a questão 29 a palavra "mandato" esta errada de acordo com a CTN a palavra certa é "mandado" ambas com significados diferentes!!!! vamos nos juntar para fazer esses recursos por favor mesmo que já passou, eu estou entre as pessoas com 24 acertos e quero muito passar!!! Obrigada a todos!

Jhonni

Jhonni

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 21:44

Acho que as questões 46, 14, 22 e 41 podem ser anuladas.

Questão 46 - NO QUE REFERE-SE O ITEM II:

II. O PERITO-CONTADOR DEVE REQUERER A LIBERAÇÃO PARCIAL DOS HONORÁRIOS, QUANDO JULGAR NECESSÁRIO, JUDICIALMENTE, PARA O CUSTEIO DE DESPESAS DURANTE A REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS.

MARQUEI A OPÇÃO "C", POIS, ACABEI ELIMINANDO TODAS AS OPÇÕES QUE TINHA O ITEM II, RESTANDO ENTÃO, A OPÇÃO "C"....

POIS, DE ACORDO COM NBC PP 01 E PP 2.. O PERITO-CONTADOR PODE REQUERER A LIBERAÇÃO PARCIAL DOS HONORÁRIOS, QUANDO JULGAR NECESSÁRIO, JUDICIALMENTE, PARA O CUSTEIO DE DESPESAS DURANTE A REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS.

ENTENDE-SE QUE O VERBO DEVER CARACTERIZA O SENTIDO DE OBRIGAÇÃO E O VERBO PODER CARACTERIZA NO SENTIDO DE FACULDADE (PODE).

Questão 14 - Na resposta da 14-B diz que "o juros pode ser classificado como atividade operacional ou de financiamento" mas no CPC 03 diz:

Pronunciamento Técnico CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa
13 -Uma única transação pode incluir fluxos de caixa classificados em mais de uma atividade. Por exemplo, quando o desembolso de caixa para pagamento de um empréstimo inclui tanto os juros como o principal, a parte dos juros pode ser classificada como atividade operacional, mas a parte do principal deve ser classificada como atividade de financiamento.

Questões 22 e 41 - levando em conta que o enunciado diz "De acordo com a Norma" e nelas eu encontrei divergências relevantes e significativas que iludem o candidato ao erro.

Amigos, vamos a luta!!!! Esses pontos podem nos ajudar....

Abraços

jennifer dos santos silva

Jennifer dos Santos Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 21:49

Jhonni você sabe fazer os recursos? nas questões 22 e 41 quais são as divergências?

[url=http://www.contadoraqualquercusto.com.br/2014/04/recurso-questao-40-exame-de-suficiencia.html][/url]
podemos usar esse recursos que o Professor Antonio Quirino fez para a prova 2014.1 que por sinal foi uma questão das anuladas para fazer o recurso das questões 29 e 46!!!!

Jhonni

Jhonni

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 22:08

Jennifer, da uma olhada nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=yz7QRFdYDnM

Nele há explicação de como fazer o recurso.

Em relação as questões 22 e 41, não estão exatamente iguais ao que diz a Norma. Nelas estão escrito " De acordo com a Norma...." mas se analisarmos essas Bases Legais/Normas iremos identificar palavras que podem confundir o candidato, distorcendo o que foi pedido.

mi.miriam

Mi.miriam

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 22:14

BOA NOITE,
FIZ O EXAME DE SUFICIÊNCIA 2015.1, OBTIVE 24 ACERTOS.
QUERO ENTRAR COM RECURSO NA QUESTÃO 46....

NO QUE REFERE-SE O ITEM II:

II. O PERITO-CONTADOR DEVE REQUERER A LIBERAÇÃO PARCIAL DOS HONORÁRIOS, QUANDO JULGAR NECESSÁRIO, JUDICIALMENTE, PARA O CUSTEIO DE DESPESAS DURANTE A REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS.

MARQUEI A OPÇÃO "C", POIS, ACABEI ELIMINANDO TODAS AS OPÇÕES QUE TINHA O ITEM II, RESTANDO ENTÃO, A OPÇÃO "C"....

POIS, DE ACORDO COM NBC PP 01 E PP 2.. O PERITO-CONTADOR PODE REQUERER A LIBERAÇÃO PARCIAL DOS HONORÁRIOS, QUANDO JULGAR NECESSÁRIO, JUDICIALMENTE, PARA O CUSTEIO DE DESPESAS DURANTE A REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS.

ENTENDE-SE QUE O VERBO DEVER CARACTERIZA O SENTIDO DE OBRIGAÇÃO E O VERBO PODER CARACTERIZA NO SENTIDO DE FACULDADE (PODE).

ALGUÉM MAIS CONCORDA?

ALGUÉM TAMBÉM VAI ENTRAR? E EM QUAIS OUTRAS QUESTÕES SÃO PASSÍVEIS PARA RECURSO.

NO AGUARDO,
MIRIAN

Página 3 de 19

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.